sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sociologia da Educação

Sociologia da Educação


Clássicos da sociologia - Marx

A aula abordará os seguintes pontos: “Sociologia da Educação: do que se trata?”; “Contribuições de Marx para a Sociologia”; e “Marx e a educação”
Profª Drª Ana Maria Klein


Maria Sposito(2003,p.210)Trara-se de examinar, sob o ponto de vista sociólogo, os fenômenos educativos.Parte-se de uma interrogação que sempre incidiu sobre o modo como a sociedade se perpetua e é a partir dessa questão de sociologia geral que eles se interessam pelos efeitos sociais da escola.

No século XX o esforço de compreensão do fenômeno da reprodução social a partir dos sistemas escolares. "Sociedade escolarizada" expressão utilizada para demonstrar a centralidade da instituição.

"Os mecanismos por meio dos quais uma sociedade transmite a seus saberes, o saber-fazer e o saber-ser que ela estima como necessários à sua reprodução são de uma infinitiva variedade". (Sposito 1992,p.1)

Para além dos muros escolares

Século XXI - novas formas de sociologia e comunicação entre as pessoas.

Cabe à sociologia da educação a reflexão e o estudo sobre outra situações educativas e de práticas socializadoras: na família, nos grupos de pares, nas trocas informais das esfera públicas, no mundo das associações, nos movimentos sociais e nas relações com a mídia.

Três autores fundamentais para compreender a Sociologia
  1. Karl Marx (1818 - 1883) -  Uma sociedade se identifica pelas relações de produção, como os seres humanos transformam o mundo pelo trabalho e sobretudo pela relação com os meios de produção. O filme tempos Modernos de Chaplin ilustra bem estas relações.
  2. Marx Weber (1864 - 1920)
  3. Emile Durkheim (1858 - 1917)
A educação não foi tema central de Marx nem de Engels, mas apareceu nas suas preocupações sobre a construção do homem plenamente desenvolvido em suas potencialidades físicas e espirituais, não sub julgado ao domínio do capital( Ferreira Jr Bittar, 2008, s/p).

Marx na educação: humanização. Foi na esteira da combinação entre escolaridade e trabalho que Marx formulou o cerne da sua concepção educacional, ou seja, o entendimento de que era possível, por meio da educação, aliada a práxis social, formar o "homem novo", consciente das sua potencialidades históricas. (Ferreira Jr, Bittar 2008, s/p)



Clássicos da sociologia - Durkheim

A aula abordará os seguintes pontos: “O campo de estudos de Durkheim”; “Durkheim e a sociedade”; “Função socializadora da escola”.
Profª Drª Ana Maria Klein



Emilie Durkheim (1858 - 1917)
Fatos sociais: Conjunto de regras e normas, padrões de conduta e valores externos e anteriores aos indivíduos. Coação para os indivíduos viverem sob normas as quais eles não tem poder para modificar. Escolhas delimitantes pelas fronteiras do social, quem as ultrapassa sofre as consequências/punições.

A importância de obedecer às regras sociais

Sociedade - um todo harmônico e organizado. Ênfase no coletivo.

A organização leva ao bem estar na medida em que todos obedecem às exigências sociais, as regras,as leias que organizam a vida social.

Durkheim e a escola

Escola - natureza socializadora, instituição privilegiadora para a inserção do indivíduo no espaço público. 

A importância da ação socializadora a ser empreendida pelas gerações adultas sobre os imaturos (Durkheim, 1975napud Sposito, 2003)

  • Moral e disciplina é o conjunto de regras definidas e especias que determinam a imperatividade a  conduta. Supõe um indivíduo com disposições internas para viver de uma maneira regular. o adulto "normal" gosta de regularidade. A moral é essencialmente uma disciplina. (Fernandes, 1994).
  • Moral e escola: A moral deveria ser explicada e ensinada. Uma ação deliberada das gerações adultas sobre as novas gerações, substituindo o lugar até então ser assumido pelos sistemas religiosos na formação das representações e da consciência coletiva. O ensino da moral seria a ação privilegiada da escola (Sposito, 2003).
  • Moral: escola e família.
 Família - rudimentos da moral poderiam ser ensinados em grupos familiares, mas eram limitados pela intensidade das relações afetivas.

Escola - caráter impessoal e público do aprendizado da disciplina e da autoridade da regra, a descoberta da alteridade e o uso da razão seriam assegurados pela ação do professor, na condição de mediador, entre a criança e o mundo social (Sposito, 2003).





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