domingo, 24 de maio de 2015

Psicologia do Desenvolvimento - 4ª Semana

Psicologia do Desenvolvimento - 4ª Semana





Infância e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural

Aqui é feita a apresentação das aulas da semana, introduzindo temas como: significado da psicologia do desenvolvimento na formação do/a professor/a; a psicologia do desenvolvimento como teoria que orienta o pensar e o agir docentes; conceito histórico-cultural de desenvolvimento; relação entre aprendizagem e desenvolvimento.
Profª. Drª. Suely Mello



https://www.youtube.com/watch?v=hlqWjGnQ-gE


Antes de começar a profª Suelly faz duas observações:

  1. O tema é sobre a infância mas os princípios discutidos são válidos para a educação dos alnos de 0 à 90 anos.
  2. Sugeri um registro ou auto reflexão ao final de cada aula ou leitura, respondendo a 3 perguntas:
A. Que ideias foram discutidas nesse encontro ou texto?
B. Como essas ideias mexem com as minha ideias?
C. Como essas ideias mexem com minhas práticas ou minhas concepções sobre essas práticas.

Infância e desenvolvimento na perspectiva histórica-cultural

  • A psicologia do desenvolvimento e seu lugar na atuação do professor(a) - conceito que explica o processo de desenvolvimento psicológico do ser humano. Quem é o ser humano? Como as crianças aprendem? A inteligência e a personalidade humana nascem com as pessoas ou são aprendidas ao longo da vida?
  • A psicologia de desenvolvimento como teoria que orienta o pensar e o agir dos docentes;
  • tem sempre uma teoria orientando o pensar e o agir dos docentes - muitos professores(as) não gostam de teorias, preferem ir as práticas. "Quando não conhecemos a teoria que nos orienta, adotamos conscientemente alguma teoria ou alguma teoria nos adota". Em geral,essa teoria que nos adota é o senso comum, que é um misto de mito, preconceitos, verdades e meias verdades que se articulam em forma de teoria;
  • Porque a perspectiva histórico-cultural?
  • papel da educação na escola no desenvolvimento humano - A inteligência e a personalidade da criança é aprendida nas relações sociais. Isso implica para escola um papel fundamental, de busca e desenvolver a inteligência e a personalidade nas máximas possibilidades ao mesmo tempo que trabalhamos os conteúdos do conhecimento humano.

Conceito de desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural

  • Funções psicológicas superiores (fala, pensamento, memória, atenção, imaginação, auto-controle da vontade, função simbólica da consciência) - inteligência e personalidade;
  • Desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural como neoformação;
  • conceito de ser humano(que ele se torne humano ao longo da vida, aprende a ser humano);
  • Porque histórico-cultural (o nosso corpo biológico se acrescenta da nossa experiência histórica e cultural);
  • Relação entre aprendizagem e desenvolvimento.

Aprendizagem, desenvolvimento e educação:

Relação entre aprendizagem e desenvolvimento como divisor de águas entre a "velha psicologia" e a perspectiva histórico-cultural.

Desenvolvimento é a condição da aprendizagem (valor psicológico).

Aprendizagem  que é condicional  ao movimento humano (histórico-cultural).

A educação é responsável como processo de humanização;

Primeiras implicações pedagógicas

  • Se o desenvolvimento humano acontece movido pela educação, pelas condições materiais de vida e educação, os atores sociais no papel de educadores exercem uma atividade fundamental nesse processo, ou seja:
  • Atividade docente intencional;
  • Educação desenvolvente;
  • Os professores(as) passam a ser vistos com intelectuais que devem organizar intencionalmente as condições concretas(o ambiente, as relações, a gestão do tempo, as atividades) para formar cada criança/aluno alcançar o máximo desenvolvimento histórico em que vivem;
  • Papel da escola: ensinar os conteúdos que promovam a formação e o desenvolvimento das melhores qualidades humanas em cada criança/aluno. Formar cada criança/aluno para ser dirigente (gramsci).



Conceitos fundamentais à compreensão

Os temas desenvolvidos nesta aula são: zonas de desenvolvimento real e próxima; lei genética geral do desenvolvimento; conceito de atividade e de atividade principal; necessidades e motivos.
Profª. Drª. Suely Mello


https://www.youtube.com/watch?v=7aDuOhdNWEA


Zonas de desenvolvimentos: real e próxima

  • Nem todo ensino promove desenvolvimento;
  • O bom ensino incide na zona de desenvolvimento próximo (ou iminente/imediato) das crianças/alunos (Vygotsky).

Relação entre zona de desenvolvimento real (ZDR) e zona de desenvolvimento próxima (ZDP)


  • ZDR - é o que a criança/aluno é capaz de realizar sem ajuda.
  • ZDP - é o que a criança/aluno não é capaz de fazer ainda de forma independente, mas já faz com algum nível de ajuda (e assim se prepara para fazer sem ajuda).

Implicações pedagógicas para o ensino

O bom ensino:
  • não repete o que a criança/aluno sabe;
  • avança em relação o que a criança/aluno sabe (classes heterogêneas são fundamentais);
  • é colaborativo;
  • o professor(a) oferecem ajuda durante a atividade da criança/aluno (faz com as crianças e não pelas crianças).

Conceitos de atividade:

Não qualquer fazer da criança/aluno que se caracteriza como atividade que promove, aprendizagem e impulssionam a formação e o desenvolvimento da inteligência e da personalidade.
Duas características da atividade:
  • O motivo da criança/aluno a agir coincide com o objeto/motivo.
  • Uma experiência emocional forte toma a criança/aluno sujeito da atividade.
  • Unidade afetivo-cognitivo.

Implicações pedagógicas

  • Papel essencial do professor(a):criar na criança/aluno novas necessidades humanizadores(necessidades de conhecimentos, solidário, prazer de ouvir histórias, etc).
  • Como criar novas necessidades nas crianças/alunos?
  • Como transformar uma ação em uma nova atividade?

A transformação da ação em atividade

O que os professores(as) podem fazer para que o resultado da ação se torne também o motivo que leva a criança/aluno a agir, transformando, assim, a ação em uma nova atividade?
Sentido: questão fundamental do fazer humano.
Que sentido tem para criança/aluno a atividade proposta?
  • Participação;
  • Instrumentos culturais autênticos.

Lei genética geral do desenvolvimento

  • Uma função (fala, pensamento, imaginação)antes de ser interna, pessoal, intrapsíquica, é coletiva, social, interpsíquica.
  • [...] as funções psicológicas superiores da criança, as propriedades superiores superiores específicas aos homens, surgem a princípio como formas de comportamento coletivo da criança, como forma de cooperação com outras pessoas, e apenas posteriormente elas se tornam funções interiores individuais da própria criança (Vygotsky, 2010).

O processo de conhecimento e seus protagonistas

Nesta videoaula, trataremos dos seguintes assuntos: como as crianças/os alunos aprendem; a cultura como fonte das qualidades humanas; o/a professor/a como mediador; o sujeito ativo que aprende.
Profª. Drª. Suely Mello

https://www.youtube.com/watch?v=Av4I18c2OFk


Alguns pressupostos:

  • As crianças aprendem as qualidades humanas (aptidões, as capacidades,as habilidades, a atenção, a memória voluntária, a fala, o pensamento...) não são naturais e nem hereditárias...elas são aprendidas.
  • As crianças internaliza as qualidades humanas que são primeiro vividas socialmente.
  • O desenvolvimento psicológico é movido pelas experiências concretas da vida e educação.
  • Aprendem de uma forma diferente em cada idade.
  • Linguagem que possibilita uma relação da criança com o mundo ao redor.
  • Atividade principal ou atividade guia:linguagem, forma de relação da criança por meio da qual a criança em determinada idade melhor se relaciona com o mundo ao redor (pessoas, objetos) e aprende/internaliza/ se apropria das qualidades humanas.
As crianças aprendem desde que nascem e porque aprendem se desenvolvem.
  • no primeiro ano de vida: comunicação emocional;
  • na primeira infância:(1 a 3 anos) atividades com objetos,(formação da percepção, memória, da fala, pensamento).
  • na idade pré-escola: o brincar de faz de conta com papeis sociais;
  • na idade escolar:atividade de estudo.
Triplo protagonismo no processo de aprendizagem:cultura, adulto e criança.

A educação é um processo de comunicação.

Comum - ação entre criança/cultura/professor


A cultura como fonte das qualidades humanas

O que era movimento, energia, capacidade, habilidade(forças humanas essenciais- Marx) utilizada no processo do trabalho em repouso incorporado ao objeto, presente nas formas estáticas.

Quando criança/aluno aprende a usar um objeto


  • O uso adequado reaviva a energia disposta - as forças humanas essenciais ou as funções psíquicas superiores.
  • O objeto da cultura - criado e aperfeiçoado ao longo da história humana como a fala, a escrita, as diferentes linguagens de expressão, as coisas materiais e não materiais, os hábitos e costumes, a ciência e as técnicas, a lógica - guardam em si as qualidades humanas necessárias ao seu uso.
  • No desenvolvimento da criança, a forma ideal, a forma final, esta e deverá aparecer ao final do desenvolvimento, não somente existe no meio e concerne à criança  logo desde o início, mas ela realmente interage, realmente exerce influência sobre a forma primária, sobre os primeiros passos do desenvolvimento infantil (Vygotsky, 2010).
  • A formação e o desenvolvimento da linguagem oral da criança, como exemplo.
'[...] se não há no meio uma forma ideal correspondente, então, na criança, não se desenvolverá a ação, a propriedade correspondente, a qualidade correspondente. (Vygotsky, 2010)".

O papel do professor(a): apresentar a cultura(o conhecimento humano, as criações humanas) às crianças/alunos inclusive nas suas formas mais elaboradas.

Desafio:superar a concepção de criança/aluno como incapaz. 

A criança/aluno aprende como sujeito da atividade - conceito de vivência (Perejivanie) -   é uma unidade na qual, por um lado de modo indivisível, o meio, aquilo que se vivência está representando.
A vivência sempre se liga aquilo que está localizado fora da pessoa e, por outro lado está  representando como eu vivencio isso (...)na vivência, nos sempre lidamos com a união indivisível das particularidades da situação representada na vivência.

Implicações pedagógicas

  • Importância de perceber a criança/aluno como alguém que, se não sabe, é capaz de aprender; 
  • Apresentar a cultura humana(mais que conteúdos do livro didático) em suas formas mais elaboradas;
  • A criança/aluno como sujeito ativo das experiências;
  • O professor(a) como sujeito que intencionalmente organizam as experiências vividas por crianças/alunos (o encontro com a cultura) e selecionam o conteúdo da cultura que deve ser apresentado para formar por meio das quais as crianças/alunos melhor aprenderem.

Implicações para o trabalho na sala de aula

As seguintes temáticas são abordadas nesta videoaula: implicações para o trabalho na sala de aula; o aluno competente; o aluno como sujeito dos processos; novas formas de organizar o tempo, o ambiente, a atividade e as relações.
Profª. Drª. Suely Mello


https://www.youtube.com/watch?v=sI1_YuyUaGI

Nova compreensão de desenvolvimento psíquico

Pode-se julgar o tipo de ensino por um único critério - a criança é um sujeito no processo de ensino? Se ela é um sujeito, então temos uma Educação desenvolvente, se ela é um objeto no processo de ser ensinada, então não temos uma Educação desenvolvente (Repkin, 2010)

Uma teoria para orientar as práticas "[...] a educação e o ensino são as formas universais do desenvolvimento psíquico do homem" (Davidov, 1988)

A aprendizagem, os conhecimentos que se adquirem, educam, e isto não se deve subestimar. Mas, para que os conhecimentos eduquem, é preciso educar uma atitude frente aos conhecimentos (Leontiev, 1978).

Como educar uma atitude frente aos conhecimentos - uma nova cultura escolar:
  • Relações de comunicação e colaboração entre professores(as) e crianças/alunos;
  • Superação de relações autoritárias - divisão entre o trabalho pensar e fazer;
  • Ensinar a criança/aluno a gerir seu conhecimento;
  • Planejar;
  • Argumentar;
  • Fazer escolhas;
  • Avaliar;
  • Resolver problemas;
  • tomar iniciativa;
  • propor;
  • pensar.
Nova cultura escolar: formas de gestão do tempo:
  • Atividades dirigidas pelo professor(a) - gestão do tempo exercida pelo professor(a);
  • Atividades diversificadas - gestão compartilhada do tempo entre os Professores(as) (que propõe diversas atividade) e as crianças/alunos que escolhem, planejam no seu pequeno grupo a realização da atividade.
  • Atividade livres - gestão do tempo exercida pelas crianças/alunos.
Enfim, a Educação Desenvolvente promove :
  • Participação intensa das crianças/alunos em contato intenso com a cultura em situações;
  • cooperações;
  • comunicação;
  • ensino colaborativo e desafiador da atividade da criança/aluno;
  • avanço do conhecimento e desenvolvimento da inteligencia e da personalidade;
  • compreensão pelas crianças/alunos do processo de aprendizagem.

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