sábado, 9 de maio de 2015

Sociologia da Educação - 2ª Semana

Sociologia da Educação - 2ª Semana


Clássicos da sociologia - Weber

A aula abordará a importância de Weber para a Sociologia, as ideias de Weber e a educação para Weber.
Profª. Drª. Ana Maria Klein





A importância de Weber para a Sociologia


Max Weber (1864 - 1920) - Alemanha

Em uma pesquisa solicitada a 100 personalidades que indicassem os 100 melhores livros do século, 95 indicaram os livros de Weber.Gabriel Cohn situa a importânca de Weber para a Sociologia.


Sociedade para Weber

Sistema de poder, que perpassa em todos os níveis da sociedades, desde as relações de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. A sociedade se constitui na relações. Ênfase na ação individual.


Profº. Pierucci fala sobre as ações e relações sociais.

A sociologia é feita de ações sociais praticadas por indivíduos, não é uma ciência dos grupos. E quando o individuo agem em relação ao outro você tem uma relação social.


As ideias de Weber


Organização do Estado - Burocracia


Burocracia moderna - própria do capitalismo moderno. Forma de organização do Estado. Caracteriza-se pela hierarquia, pelos documentos escritos como base da administração de um cargo, pela exigência de treinamento especializado e completo, a plena capacidade de trabalho do funcionário, pela existência de regras gerais assimilados através de aprendizado técnico especial.


Explica que a burocracia ensina a racionalizar nossa vida, como um livro caixa. Forma de organização do Estado.


A educação para Weber


Relaciona os tipos de educação com os tipos de dominação legítima que existem na sociedade.


Três tipos de educação:

  1. Tipo carismático - “despertar o carisma”, ou seja, “qualidades heroicas ou dons mágicos”. Este tipo de educação corresponde ao tipo de dominação carismática (e, sendo assim, está ligado à ação socioafetiva, predominante em sociedades pré-capitalistas). Desperta-se um “dom de graça exclusivamente pessoal”(Viana 2004, s/p);
  2. Tipo tradicional - educar “um tipo de homem culto”, cuja natureza é dependente do ideal de cultura do respectivo estamento ao qual se pertence. Prepara-se o aluno para uma conduta de vida”que pode ser religiosa ou mundana, mas sendo uma “conduta de estamento;
  3. Tipo burocrático -  “treinamento e a transmissão do conhecimento especializado e corresponde ao tipo de dominação burocrático. Busca-se treinar os alunos pra finalidades práticas, úteis à administração pública e privada, além de outras instituições sociais.


A importância da concepção weberiana de educação.


Para transformar o individuo dono do seu nariz e estar politicamente ligado a sua nação.


Um grande autor clássico que nos permite ver o mundo num olhar diferente e amplo.





Contribuição da sociologia da educação para a compreensão da educação escolar

A aula faz parte do acervo digital da UNIVESP e discutirá um texto de Marília Tozoni-Reis. A contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar.





O processo educativo é um processo em que todos os seres humanos, que nascem inacabados do ponto de vista de suas características humanas, são produzidos, construídos, como humanos. É um processo histórico-cultural de tornar humanos os seres humanos.

Apesar de nascermos humanos é somente depois de um longo processo de educação que viramos seres humanos, e depois da idade média é a escola que tem esta função, e depois do capitalismo as revoluções industrial sentiu a carência de um lugar técnico para isso.

A escola é uma instituição moderna, pois com ela que se forma as atualidades. A escola, como parte desse projeto, também está enraizada e comprometida historicamente com a construção da democracia.


Funções da escola moderna:

  • Função Redentora:

Quando a instituição escolar funciona para corrigir distorções da sociedade moderna.

O problema é que considera apenas como distorção o que na verdade é estrutural na sociedade moderna.


  • Função Reprodutora:

Reproduzem e legitimam as desigualdades sociais.

A desigualdade é um problema da sociedade capitalista e por isso pode ser corrigida, quando na verdade a desigualdade é um problema estrutural do capitalismo não pode ser corrigida apenas pelo trabalho da escola.

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