sábado, 15 de novembro de 2014

Sociedade, tecnologia e inovação - 3ª Semana

Sociedade, tecnologia e inovação - 3ª Semana

Tecnologia e inovação

Profº. Me. Edgar Charles Stubel

Tecnologia e sociedade


 A tecnologia trouxe grandes problemas como: mudanças climáticas; desemprego nas indústrias, agricultura e comércio e etc.


Epistemologia (do grego: teoria do conhecimento). Trata dos problemas relacionados com as crenças e o conhecimento, de sua natureza e suas limitações.

Evolução da ce. iência ao longo da história:
  • Ptolomeu: observações astronômicas e conclusão que a Terra era o centro do universo (Geocentrismo, que durou 14 séculos);
  • Copérnico: Sol era o centro do universo (Heliocentrismo);
  • Kepler: provou que as órbitas dos planetas eram elípticas aperfeiçoando as lentes dos telescópios;
  • Newton: fundamentou a mecânica clássica com 3 leis;
  • Darwin: teoria da seleção natural, considerado o maior pensador;
  • Einstein: teoria da relatividade;
  • Estrutura do DNA: estrutura da dupla hélice descoberta 1953 por James Watson e Francis Crick;
  • Eletricidade: a partir do século XIX a eletricidade pode ser armazenada e distribuída , permitindo o uso industrial e residencial.
  • Telescópio Hubble: Ajuda a resolver antigos problemas da astronomia.


O futuro aprendizagem

Profº. Me. Reinhod Steinbeck


Habilidades de aprendizagem do século XXI

1. Habilidade de aprendizagem e inovação
  • criatividade e inovação
  • pensamento crítico e resolução do problema
  • comunicação e colaboração
2. Habilidades de informação, mídia e tecnologia
  • competência em usar informações
  • competência em utilizar mídias
  • competência em utilizar tics
3. Habilidades profissionais e da vida

  • flexibilidade e adaptações
  • iniciativa
  • habilidades sociais e inter-culturais
  • liderança




Atividade

Vídeo de 
http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity#t-3385



Criatividade é segundo o Ken Robinson ter ideias originais e para isso é necessário não ter medo de errar. As crianças, quando pequenas fazem e dizem coisas fascinantes, elas não tem medo de serem originais, não tem medo de falar algo que não é o esperado, não tem medo de ousar.

Quando vão a escola, começam a ser podadas, começa o medo de responder errado, e partem para fazer igual e não mais inovar. Com isso, passam a perder a capacidade de criação. Além disso,ele diz que a escola em qualquer parte do mundo é padronizada, é obcecadas por matérias como matemática, por exemplo, deixando de lado a arte. Ele cita a dança que é praticamente ignorada no sistema educacional e que todos dançam.

Com isso, eu entendo que ele quer dizer que todos tem talentos nato, mas que quando vão a escola são incentivados a procurar uma carreira rentável mesmo que no futuro, seja um adulto frustrado.

Sabemos três coisas sobre inteligência:

1. é variada: Pensamos da forma que vivenciamos, com imagens, sons, movimento.

2. é dinâmica: o cérebro não se divide em compartimentos, há um feixe de filamentos nervosos que conecta os dois lados do cérebro, chamado corpo caloso, é mais espesso nas mulheres.

3. é distinta: a capacidade das pessoas conseguirem descobrir seus talentos. Temos com exemplo a coreógrafa Gillian Lynne, quando pequena a mãe levou ao médico e teria sido diagnosticada com TDAH, mas o médico, muito observador chamou a mãe para conversarem fora do consultorio e ela ficou dançando. Disse a mãe que ela não tinha doença que era bailarina. Fez um teste para a Royal Ballet School, se tornou uma solista e teve uma carreira fantástica na Royal Ballet e hoje traz alegria a milhões de pessoas.

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