sábado, 15 de novembro de 2014

História da Educação - 3ª Semana

História da Educação - 3ª Semana

Dos modos de ensinar e aprender: método individual, mútuo e simultâneo

Profª. Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª. Drª. Renata Marcílio Cândido


Escola individual
                             (Imagem retirada da internet)


A referência de idade escolar começa em 1870, até em tão não havia um calendário escolar.

Com o método simultâneo temos a ideia de classe, com a consolidação do grupo escolar. Com a organização de um programa, número de anos a serem seguidos, assiduidade, entrada na escola no mesmo horário, pontualidade.
Método mútuo de ensino, munitorial ou lancasteriano.



São três adultos, bancadas com cerca de 10 alunos sentados. Na Inglaterra era frequente fazerem isso em galpões de fábricas, com até 1.000 alunos nesse espaço. Uma primeira tentativa de otimização do tempo.



A seleção dos alunos no sistema escolar: a avaliação em pauta

Profª Drª. Rita de Cássia Gallego


Profª Drª. Paula Perin Vicentini


Os exames tiveram um carácter central. Uma banca julgadora, que no fim do ano letivo fazia o exame final e não era o professor que aplicava as provas.

O final do século XIX foi muito importante. Era feito provas com conceitos e que aprovavam ou reprovavam, eram 4 bimestre com 4 provas. Com isso já havia a classificação das turmas e seleção dos alunos com mecanismo de exclusão.

LDB de 1996 tem a progressão continuada e com ciclos. era uma maneira de deixar de reprovar os alunos e desestrutura avaliação de aprendizagem.

Avaliação formativa é uma avaliação que está preocupada com a aprendizagem, sendo necessária a recuperação paralela e aulas de reforços.




A constituição da escola Normal e a difusão de conhecimentos pedagógicos

Profª Drª. Paula Perin Vicentini
Profª. Drª. Vivian Batista da Silva

Normalista - Nelson Golçalves



Essa música nos permite pensar, como ao longo da história sofreu a formação dos professores.

Lei de 1827, tratou sobre o recrutamento de mestres e mestras e o mais importante eram as questões morais e não os conhecimentos a serem ensinados e nem os pedagógicos.
As escolas normais, eram responsabilidades da província. A primeira escola normal no Brasil foi fundada no Rio de Janeiro em 1835. A escola normal era desprestigiada pelos conteúdos que se ensinavam.  Quem fazia a escola normal aprendia o que estudava na escola primária.

Com a república, por volta de 1870, as escolas normais ficaram mais consolidadas. Apenas em 1930 há uma importante revisão dos conteúdos ensinados, embora em 1835 criada após quase um século que há a verdadeira consolidação da escola normal. Nesse momento que passa a preocupação ao conteúdo pedagógico.

Temos com a Reforma Caetano de Campos, 1890, a ampliação do currículo e as escolas modelos, que são escolas primárias, onde estudavam crianças e as normalistas também  entravam em contato com a prática.

A partir de 1930, há uma procura cada vez maior e por mulheres, que trazem além das características ditas como instinto maternos e por poderem cuidar de suas casas.
Lei 5692 de 1971, ela cria habilitações específicas para o magistério, esse curso era feito após os 8 anos de 1º grau. Ele forma professores para crianças pequenas, fragmentando.
Na década de 80 surgem os CEFANS, eles aperfeiçoam os professores.

LDB 9394, 1996, assinalava que a formação de professores devem ser feitas em universidades, cursos superiores.


O movimento escolanovista no Brasil


Profª. Drª. Paula Perin Vicentini
Profª. Drª. Vivian Batista da Silva



Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932, é assinado por 23 homens e 3 mulheres, educadores e intelectuais de renome, liderado por Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira,conhecido como os 3 cardeais da educação nova.
"...é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção, sem o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e a iniciativa que são os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza de uma sociedade."

O manifesto define o papel do Estado em relação à educação no país.

  • A educação é um papel essencialmente pública (para que seja para todos devem ser pública) para ser aberta a todos deve ser gratuita, deve ser obrigatória e deve ser neutra (não deve constranger ninguém em relação a religião);
  • A profissionalização do professor (graduação), e status social do trabalho e no sentido salarial.
O plano dos pioneiros era dividir o instrução em quatro grande etapa:
  1. Escola infantil; 
  2. Escola primária;
  3. Escola secundária(para todos os grupos sociais, em 3 anos,ensinava cultura geral );
  4. Ensino superior.

Atividade



Memórias de professores



Entrevistar um(a) professor(a) mais velho(a), já aposentado(a) ou que está próximo de se aposentar. Num primeiro momento, procure saber: Onde ele se formou? Como era essa escola? O que ele estudou para se tornar professor(a)? Lembra-se de algum livro, de alguma lição? Guarda consigo algum material desse curso?Num segundo momento, procure saber: Que método de ensino ele aprendeu a usar para ensinar seus alunos? Como ele usava isso nas escolas onde lecionou? Como ele avaliava seus alunos? Como eram as provas que ele aplicava? Num terceiro momento, procure saber: Quais práticas mais marcaram em sua vida profissional? O que elas trazem de tão especial ou renovador, no entender do entrevistado?Preparar um registro das suas constatações, transcrevendo-se as falas mais marcantes da entrevista. Esse registro deve ter entre 1 e 2 páginas e deverá fazer parte do seu portfólio. Procure reunir cópias de fotos e imagens de materiais que o professor possa disponibilizar para inserir em seu registro.

A entrevistada é Neuza da Silva Dias de Oliveira, 57 anos, está para se aposentar e por motivo de saúde não está lecionando, continua trabalhando na escola mas na biblioteca.Formou-se na cidade de Monte  escola era bem estrutura com salas amplas e arborizadas.Lembra de um livro que lhe marcou muito, História da América Latina e um caderno assinado pelos professores como recordação.

Ela aprendeu a ensinar os alunos pelo método tradicional e construtivo. As provas que ela aplicava era dissertativa e de alternativa.Uma atividade que marcou a lembrança da vida profissional da entrevistada foi um dia em que levou os alunos ao memorial da América Latina e ou outro ao teatro, foi muito produtivo.


Ela trás de especial o carinho de alguns alunos, que mesmo sem lecionar mais ela ainda é chamada de pro Neuza.






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