sábado, 15 de novembro de 2014

História da Educação - 2ª Semana

História da Educação - 2ª Semana


A ação do Estado na institucionalização da escola primária no Brasil

Profª. Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª. Drª. Vivian Batista da Silva

"O povo que possui as melhores escolas é o primeiro entre todos os povos. Se o não é hoje sê-lo-a amanhã" Essa frase esta escrita em um quadro  negro numa foto francesa do início do século XX.










No século XX a crença da escola é ser fundamental, ser muito importante, mobiliza o Estado até hoje.

A tutela do estado em relação a escola tem a obrigação da homogenização, para ser destinada a todos tem que ser obrigatória e gratuita.



Modelo de escola graduada como referência

Profª. Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª. Drª. Vivian Batista da Silva


O século XIX é o século mais importante para o modelo de ensino, o único melhor sistema de ensino.

Uma das características marcantes foi a de construção de prédio próprios para o ensino.
Escola graduada, graduar, classificar o ano escolar. passa a ser importante fazer um programa (currículo) de ensino para cada ano.

Nesse modelo passa a ter horário fixo de entrada e saída, nível de conhecimento, salas homogêneas.

Outro marco importante foi os grupos escolares. Antes eram casas que tinham aulas de diversas matérias em um raio de 10 km e todas foram agrupadas, por isso grupo escolar.


Os grupos escolares como modelo de organização pedagógica

Profª. Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª. Drª. Renata Marcílio Cândido


Os grupos escolares foram implementados em datas muito próximas São Paulo e Rio de Janeiro, 1893; Minas Gerais 1906; Paraíba, 1916; Bahia, 1908. Com a República os grupos escolares ganharam força. Passaram a disseminar os ideais republicanos.














As escolas deveriam ser enfeitas com as bandeiras nacionais. Com o hasteamento antes de iniciarem as atividades escolares, entoavam hinos, as escolas eram enfeitadas com o busto de personalidades. Eram também chamadas de "Templos de luz".

Tinham manuais de ensino como o de Camilo Passalacqua, 1887, que já indicava como a saala deveria ser construída,a entrada de luz, a mobília, os espaços externos, páteo, existiam todo um desempenho, não só político como arquitetônico, de um lugar ideal para a prática de ensino.

Em São Paulo, entre 1894 a 1917 foram construídas 167 grupos escolares. em 1890 80% da população era analfabeta, e em 1920 caiu para 62%




As expressões "entusiasmo pela educação" e "otimismo pedagógico" foram criadas pelo educador Jorge Nagle, no livro Educação e sociedade na primeira república.

Esse modelo de escola foi baseado em duas ideias: A  racionalidade pedagógica, passa a existir o diretor escolar, para realizar matrículas, transferências, organizar o trabalho do professor, o ponto a entrada, representar a escola.Tem o fortalecimento do método simultâneo (um professor ensinando várias crianças), a mudança do método tradicional (memorização e repetição) para o método intuitivo. Os  métodos eram estabelecidos por lei.


Família versus escola em disputa pelo tempo infantis

Profª. Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª. Drª. Renata Marcílio Cândido


As crianças das famílias abastadas, no final do século XIX e início do XX, eram ensinadas em casa, as famílias contratavam professoras que eram denominadas preceptores, para ensinar não só conteúdos escolares como forma de se comportar na sociedade. Logo após os ensinamentos no âmbito doméstico eram enviadas para estudar em colégios ou universidades fora do Brasil.

As crianças das classe populares, era muito importante para as famílias como mão de obra, tanto doméstico como no campo.

As festas cumpriram  um papel importante que foi dar visibilidade à escola.














Em 1920-1930 percebe uma diminuição dessas festas e passam a ser constatadas como causa perturbadoras.











"Primeiro estranha-se e depois entranha-se". 
Fernando Pessoa


Atividade 

Levantamento de grupos escolares



Foi criada o Grupo Escolar Vila Galvão, em Guarulhos,São Paulo, em 1915 e depois oficialmente pelo decreto , em 28 de novembro de 1936.

A princípio foi alugado um casarão na rua Eugênio Machado da Silva e a diretora era Julieta Nogueira Binaldi.

Em 1937, o grupo foi transferido para o casarão de Francisco Augusto, na antiga avenida Cabuçu e anos mais tarde para avenida Pedro de Souza Lopes.

Em 1961, mudou-se para o atual Centro Cultural , no Lago dos Patos, o prédio tinha 13 salas de aula.
(Imagem retirada da internet)


Em 1991, o Prédio foi demolido e então criado o Centro Cultural.

Em 1974, passou a chamar-se Escola de Primeiro Grau José Alves de Cerqueira Cesár.

Em 1976, foi inaugurado pelo governador Paulo Egydio Martins no atual prédio na avenida São Luiz, 451.

(Imagens retiradas do Google maps)

Em 1996, passou a se chamar E.E. José Alves de Cerqueira César.

 José Alves de Cerqueira César foi presidente interino de São Paulo.

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