sábado, 15 de novembro de 2014

Sociedade, tecnologia e inovação - 2ª Semana

Sociedade, tecnologia e inovação - 2ª Semana

Design thinking

Profº. Me. Edgard Charles Stuber

Inovação e criatividade
ideia + ação = criatividade
inovação = ideia + ação + resultado = invenção (patentes)
Conceito de inovação - é a criação de valor para todos os públicos de interesse.
Implementação da solução:
Partindo das necessidades humanas, usando a tecnologia(exequível), temos um negócio (viável)


























"Os problemas tem que ser encarados como grande oportunidades de inovação''.
A estratégia é do mercado para o centro da empresa. A educação é um serviço e é preciso sempre agregar valores para esses serviços.











Princípios para criar uma cultura de inovadores: Confiança, comunicação, pensamento integrativo.
O espaço define o comportamento das pessoas.
Processo:

  1. fase: coleta de dados com empatia(Sentir o que o outro sente; Ver o que o outro vê: Ter a experiência do outro)
  2. Reenquadramento: Ponto de vista: usuário + necessidade + insight (Qual que é meu problema).
  3. Criação: Geração de muitas ideias (quantidade e não quallidade)
  4. Implementação: Tangibilizar ideias, prototipagem + testes.

Insights e inovação

Profº. Me. Edgard Charles Stuber

Diferenças entre pesquisas:
  • Quantitativas (pesquisas de mercado)
  • Qualitativas (insights)


























Observações etnográficas (com técnicas de antropologia + conhecimento tácito(minha bagagem) + inferências)











Dificuldade de percepção
Modelos mentais: hábitos, rotina, status quo,costumes











Temos que noa manter neutro, cuidar para que nossas memórias  não atrapalhem a nossa percepção do problema.














Nenhum comentário:

Postar um comentário