sábado, 15 de novembro de 2014

História da Educação - 4ª Semana

História da Educação - 4ª Semana

Ruralismo Pedagógico: uma proposta para as escolas do campo

Profª. Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª. Drª. Paula Perin Vincentin

Sud Mennucci foi presidente do CPP(centro Professorado Paulista), fundado em 1930. Por mais de uma vez ocupou o cargo de chefia da educação(equivalente a secretário da educação). Tinha muitas críticas as escolas novistas. Ele não gostava da ideia de cópia. Se envolveu em uma polêmica com o educador Renato Jardim, ligado ao movimento escola nova, criticando, falava que a vocação do Brasil era a agricultura, as escolas tinham que ser organizadas para a agricultura e eliminar o estigma de que o trabalho no campo era função de escravo. Valorizar a formação de quem trabalhava no campo.

Ele tinha uma proposta de criar escola normal rural ou "ruralismo pedagógico", com noções de agronomia e educação sanitária e que não estimulasse a evasão do campo. 

Sud Mennucci não conseguiu fazer tudo que pretendia, tanto que quando saiu do cargo escreveu um livro "O que fiz e o que pretendia fazer" uma de suas pretensões era criar uma escola rural em Piracicaba.

Algum tempo depois uma professora ligada a ele, professora Noemia Saraiva Matos Cruz, ela começa a desenvolver princípios do ruralismo no Butantã.

Nos anos 40, Sud Mennucci, volta ao cargo de chefia e cria um curso para professores já formados, de especialização de práticas agrícolas.


Expansão do ensino secundário e aluta em defesa e a luta em defesa da escola pública nos anos 50

Vídeo


O estado de São Paulo dos anos 1890 - 1929 construiu 297 grupos escolares e ficou praticamente sem construir nenhum até 1936 e a procura dos alunos foi aumentando, duplicou.

Em 1940, havia em São Paulo, 41 escolas públicas de ensino secundário, e na capital e 38 no interior. A partir de 45 que há uma multiplicação do ensino secundário público e gratuito. Em 22 anos foram construídos 520 ginásios públicos.

Na década de 50 começam as grandes migrações dos nordestinos para São Paulo. Para construir mais escolas e resolver a falta de vagas para os filhos dos nordestinos a prefeitura de São Paulo criou um convênio escolar em parceria com o estado. Hélio Duarte, junto com um grupo de profissionais, todos muito jovens, começaram um projeto para construções  das escolas , com grandes vãos para os recreios cobertos, janelas maiores, trazendo a arquitetura carioca. Foram quase 70 edifícios construídos em 5 anos para suprir a falta de vagas.

Ensino Superior: organização e expansão

Profª. Drª.Rita de Cássia Gallego
Profª. Drª. Paula Perin Vincentin

Na década de 30, com a ascensão de Getúlio Vargas, tem início uma política de centralização incluindo o campo educacional. Em 1931,tem a reforma Francisco Campos que se ocupa do ensino secundário e superior. Com a reforma, estabelece a universidade como instituição modelar e toda uma regulamentação, criação dos estatutos das universidades brasileiras, ele previa a reunião de algumas faculdades e pensava na organização das universidades em cátedras.

A primeira universidade criada não foi uma instituição Federal, foia a Universidade de São Paulo (USP),em 1934, criada pelo estado de São Paulo com a expectativa de que ela pudesse fazer com que o estado de São paulo, recuperasse o poder que perdia com a centralização promovida por Vargas. Depois de 1937, a criação da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro tem o papel de servir de modelo para as universidades do país.

Na década de 40 a 60, teve mais um processo de expansão no ensino superior, contou com um movimento chamado Federalização, por que muitas instituições particulares ou mesmo estaduais se tornaram federais, então tem uma oferta muito grande por parte das faculdades, na década de 60 tem quase 600 faculdades.

No regime militar em 1968, tem mais uma reforma universitária, que constitui na modernização do ensino brasileiro.


A transformação da criança em aluno

Profª Drª. Paula Perin Vincentim
Profº Drº. Marcos Cézar de Freitas


O que caracteriza a sociedade salarial é que o trabalho adulto passa a ser obrigatoriamente pago. As crianças dentro da escola como direito se consolida no final do século XIX e se universaliza no século XX.

No século XIX, a educação ganha forma escolar, associamos crianças, alunos, infância, dividindo o trabalho em séries, as séries organizadas de maneira progressiva, os saberes apresentados do mais  simples ao mais  complexos e com uma organização que parece ser natural, de turmas por idade.

Hoje em dia, as palavras infância e escola se confundem. O problema é que todas as atividade das crianças parecem que se escolarizam; por exemplo, a brincadeira fica sem sentindo fora da escola.




Atividade

Socialização das entrevistas com professores mais velhos.

Percebi entre os relatos, que os professores se dedicavam com muito amor e empenho aos seus alunos. Tentavam, em horas vagas dar aulas de reforço, ou mesmo em tempo livre esclarecer dúvidas, se esforçavam muito para o aprendizado das crianças. É que atualmente, os professores não conseguem por falta de tempo. Tabalham muito em várias escolas e mal conseguem preparar aulas e muitas vezes não enxergam as dificuldades dos alunos.

A maioria trabalhavam por meio de perguntas e respostas que deviam ser decoradas. Hoje em dia, eles dizem que os professores estão melhores preparados, com avanço tecnológico, mais recursos, matérias didáticos, e voltam a frisar que por falta de tempo os professores não conseguem preparam aulas mais dinâmicas.

Falam muito da convivência com os alunos e com os vínculos criados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário