domingo, 27 de setembro de 2015

Psicologia da Aprendizagem -6ª Semana

Psicologia da Aprendizagem -6ª Semana


21. Design Thinking e educação em valores

Nesta aula, vamos mostrar como a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos aliada à metodologia do Design Thinking, que leva alunos a prototiparem soluções para problemas da escola e da comunidade, pode contribuir para a construção de ferramentas que promovam a cidadania.
Profº. Drº Ulisses Araújo


  • Desing Thinking é uma metodologia que integra colaboração multidisciplinar e iterativa à criação de produtos, sistemas e serviços inovadores, com foco no usuário final.
  • Desingn thinking centrado no ser humano porque o processo de concepção de serviços inovadores, por exemplo, começa por examinar as necessidades, sonhos e comportamentos das pessoas a serem afetadas pelas soluções projetadas, ouvindo e compreendendo-as.
  • Processos do Design Thinking:

  1. Ouvir;
  2. Criar (prototipar soluções);
  3. Implementar.

22. Prototipação e projetos de cidadania

Nesta aula, vamos apresentar vários exemplos de projetos que mostram como o Design Thinking e a prototipação de soluções para problemas sociais contribuem para a construção da cidadania.
Profº. Drº. Ulisses Araújo




Prototipação I - compostagem

No processo de Desing Thinking (parte 1)ouvir, selecionaram várias fotos. e identificaram a falta de saneamento.    



Protótipo 1 - Surgiu a ideia de fossas. Levando a comunidade não foi viável por falta de orçamento da população e desinteresse de outros populares.
Protótipo 2 - Composteira - envolve áreas multidisciplinar ( ciências, matemática)

Protótipo II - Filtro para cozinhar

Água apropriada para consumo para cozinhar. Tinha que ser água potável, com torneira que escoasse a água de forma rápida e com suporte para caber uma panela de pressão.Custo total R$ 80,50.


Protótipo III - Orientação vocacional
 Escutaram alunos para saber como foi ou está sendo  a escolha profissional. Criaram um portal com dicas. 

Boiando .com

23. Assembleias escolares e construção de valores

As assembleias escolares são espaços de diálogo e de construção de valores. Nessa aula, discute-se como implementá-las e seu papel para modificar as relações interpessoais na escola e para transformar a comunidade em seu entorno.
Profº. Drº. Ulisses Araújo




Aula baseada no livro"Autogestão na sala de aula" 



A resolução de conflitos e a formação ética

Concebendo os conflitos interpessoais como um conteúdo essencial para a formação psicológica e social dos seres humanos, acreditamos que o trabalho sistematizado com os conflitos no cotidiano escolar seja um caminho profícuo para a construção de sociedades e culturas mais democráticas.


A resolução de conflitos

A resolução de conflitos pressupõe incorporar, no cotidiano de nossas escolas, a perspectiva do trabalho sistematizado com os sentimentos e os afetos.

A finalidade desse tipo de trabalho não é só aprender a solucionar conflitos, mas também desenvolver a inteligência social e emocional.


Assembleias escolares


As assembleias escolares são o momento institucional da palavra e do diálogo.

Com as assembleias atinge-se a finalidade de promover a participação  das pessoas nos espaços de decisão e de democratizar a convivência coletiva e as relações interpessoais.


Tipos de Assembleia Escolar:

  • Assembleia de Classe;
  • Assembleia Docente;
  • Assembleia de Escola;
  • Fóruns Escolares.

Procedimentos para a realização das assembleias:

  • Mobilização do grupo;
  • Sistematização da periodicidade;
  • Sobre o que se fala nas assembleias;
  • Preparação e composição da pauta;
  • Registro por meio de ata;
  • Coordenação e representação.

Fórum Escolar


O fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se dispunham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar.




24. Vídeo "Assembleias escolares" MEC

O vídeo apresenta a possibilidade de se encaminhar a efetiva implementação da democracia na realidade de escolas de ensino fundamental por meio das assembleias escolares, em suas várias formas de organização.



Vídeo mostra alunos falando sobre assembleia escolar, que são espaços de diálogo que trabalha valores democráticos, dentro da escola, como resoluções de conflitos cotidiano



Fazem cartazes de críticas e felicidades, e depois debatem, sempre são relatados fatos e não pessoas, para não expor o aluno. São elaborados assembleias de classes,de turma e docente




Nenhum comentário:

Postar um comentário