Meio Ambiente e Sustentabilidade - 3ª Semana
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
Nessa aula, serão abordadas as etapas para elaboração de um projeto de intervenção educativa na área socioambiental. Adicionalmente, serão apresentado alguns exemplos de ações antieducativas na área ambiental.
6. Direito Ambiental e Cidadania
Nesta aula, serão discutidos a evolução histórica da preocupação ambiental, o conceito de desenvolvimento sustentável, a constituição federal e o meio ambiente, os deveres dos cidadãos e os desafios para o futuro.
Atividade de portfólio
Conforme estudado em aula, o dever de zelar pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado não é apenas do Estado, mas também do povo. Como cidadão e educa-
dor, discorra sobre as mudanças de hábito decorrentes da obediência à chamada “Lei das Sacolinhas”, constante do material-base da semana. Quais são os objetivos de proteção ambiental dessa lei e o que podemos aprender com essa nova prática?
Conforme estudado em aula, é nosso dever de cidadão, junto com o Estado zelar pelo meio ambiente equilibrado.
A lei da sacolinha causou e ainda causa muita polêmica com a população e os comerciantes.
“O que nós procuramos fazer é conciliar interesses contraditórios. É um modelo que atende a todos os envolvidos: a indústria produtora das sacolas que corria o risco de demitir trabalhadores, o consumidor que quer comodidade para carregar suas compras e o meio ambiente que não pode continuar a ser degradado”, afirmou Haddad.
As sacolinhas plásticas derivadas de petróleo, distribuídas principalmente nos supermercados, estão proibidas em São Paulo. Elas demoram cerca de 100 anos para se decompor.
A nova sacolinha verde será usada pelo consumidor para carregar as compras e depois deverá ser reutilizada para descartar o lixo reciclável, que será enviado a uma das centrais de triagem mecanizadas ou manuais, nas cooperativas. A sacola verde não poderá ser usada para o descarte do lixo orgânico, que deverá ser depositado em sacos de lixo adquiridos para este fim.
O ideal e conscientizar a população e estimular o uso das ecobags.
Moro em Guarulhos e aqui ainda é usado a sacolas descartáveis,mas vejo em mercados, muitas pessoas levando sua própria sacola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário