Sociedade, tecnologia e inovação - 5ª Semana
O futuro da saúde
Esta aula oferece uma introdução ao ecossistema da informação do bem-estar e como novas ferramentas de informação, redes e fluxos podem conectar a prática médica, saúde pública e comportamentos particulares de nossas vidas diárias.
Profº Drº. Reinhold Steinbeck
Sustentabilidade
A parte principal desta aula é uma apresentação do Instituto Akatu e o programa Edukatu, uma rede de aprendizagem que usa tecnologia para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil. A aula também vai explorar, brevemente, como inovação e tecnologia podem contribuir para sociedades mais sustentáveis, e que são as várias partes que a compõem desde um ponto de vista sistêmico, já que todas estão interconectadas.
Profº Drº. Reinhold Steinbeck
https://www.youtube.com/watch?v=HCD3WzFugd4
Atividade 1
Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma das seguintes previsões de inovações e rupturas discutidas na aula.
Revelações robóticas
A Medtech terminou o mês de Dezembro em alta, com a notícia de que uma mulher tetraplégica conseguira controlar um braço robótico com o seu pensamento, graças a dois micro eléctrodos implantados no cérebro que transformaram os pensamentos em ações através de uma interface cérebro-máquina. Em 2013, as atenções vão voltar-se para uma equipa da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, que planeia implantar uma prótese controlada pelo pensamento no esqueleto de um amputado, num método conhecido por “osseointegração”. Os impulsos do cérebro e o feedback da prótese ficam interligados graças a um implante de titânio e a eléctrodos colocados no coto do membro amputado. Conforme explica Max Ortiz Catalan, estudante de doutoramento neste projeto, “desenvolvemos uma nova interface bidireccional com o corpo humano, juntamente com um sistema de controlo natural e intuitivo. Se as operações iniciais deste Inverno forem bem sucedidas, seremos o primeiro grupo de investigação mundial a tornar as próteses controladas pelo pensamento uma realidade que os pacientes poderão utilizar nas suas atividades diárias”.
http://www.medtroniceureka.com/pt/inspiration-articles/Inspiration/medtech_avan%C3%A7os
Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que você pode desenvolver com seus alunos para criar um consumo mais consciente.
O Edukatu é uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.
Meu projeto é divulgar a economia de água, não só nesse momento de escassez, mas tentar conscientizar as pessoas do quanto é importante saber utilizar esse líquido tão precioso. Acredito que devemos mudar nossos hábitos, e fico muito incomodada com o desperdício de água na lavagem de automóveis.
Dados da sabesp para lavagem de carro gastando 30 minutos: Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Com um balde, o consumo cai para 40 litros
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db=&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40
Atividade 1
Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma das seguintes previsões de inovações e rupturas discutidas na aula.
Revelações robóticas
A Medtech terminou o mês de Dezembro em alta, com a notícia de que uma mulher tetraplégica conseguira controlar um braço robótico com o seu pensamento, graças a dois micro eléctrodos implantados no cérebro que transformaram os pensamentos em ações através de uma interface cérebro-máquina. Em 2013, as atenções vão voltar-se para uma equipa da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, que planeia implantar uma prótese controlada pelo pensamento no esqueleto de um amputado, num método conhecido por “osseointegração”. Os impulsos do cérebro e o feedback da prótese ficam interligados graças a um implante de titânio e a eléctrodos colocados no coto do membro amputado. Conforme explica Max Ortiz Catalan, estudante de doutoramento neste projeto, “desenvolvemos uma nova interface bidireccional com o corpo humano, juntamente com um sistema de controlo natural e intuitivo. Se as operações iniciais deste Inverno forem bem sucedidas, seremos o primeiro grupo de investigação mundial a tornar as próteses controladas pelo pensamento uma realidade que os pacientes poderão utilizar nas suas atividades diárias”.
http://www.medtroniceureka.com/pt/inspiration-articles/Inspiration/medtech_avan%C3%A7os
Atividade 2
Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que você pode desenvolver com seus alunos para criar um consumo mais consciente.
O Edukatu é uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.
Meu projeto é divulgar a economia de água, não só nesse momento de escassez, mas tentar conscientizar as pessoas do quanto é importante saber utilizar esse líquido tão precioso. Acredito que devemos mudar nossos hábitos, e fico muito incomodada com o desperdício de água na lavagem de automóveis.
Dados da sabesp para lavagem de carro gastando 30 minutos: Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Com um balde, o consumo cai para 40 litros
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db=&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40
A lavagem a seco surgiu como uma alternativa para a lavagem tradicional,
na qual a água é usada como meio de enxague e parte
do processo. Os principais motivos que acarretaram o surgimento da lavagem a
seco foram a constante necessidade de limpeza aliada ao rápido crescimento
populacional e a estagnação dos recursos hídricos.
De maneira
geral a lavagem a seco é uma aliada à preservação e bom uso dos recursos
hídricos mundiais, considerando que apenas 3% da totalidade hídrica mundial é doce, e apenas 1% é acessível e potável. Os principais segmentos que utilizam lavagem a seco são
os de limpeza de roupas e de veículos automotores.
A lavagem a
seco de veículos preserva milhões de litros de água todos os meses. Apenas na
principal rede de lava-rápidos do país, são economizados cerca de 20 milhões de
litros mensais, que equivalem ao consumo diário de 180.000 pessoas. Além da economia de água, as principais lojas
prestadoras de serviços de lavagem a seco se preocupam com outros aspectos
sustentáveis, como os panos utilizados na lavagem, que são reciclados para
fabricação de tapeçaria automotiva, além de capacitação dos funcionários, entre
outros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lavagem_a_secoa
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