Sociedade, tecnologia e inovação - 3ª Semana
Tecnologia e inovação
Profº. Me. Edgar Charles Stubel
Tecnologia e sociedade
A tecnologia trouxe grandes problemas como: mudanças climáticas; desemprego nas indústrias, agricultura e comércio e etc.
Epistemologia (do grego: teoria do conhecimento). Trata dos problemas relacionados com as crenças e o conhecimento, de sua natureza e suas limitações.
Evolução da ce. iência ao longo da história:
- Ptolomeu: observações astronômicas e conclusão que a Terra era o centro do universo (Geocentrismo, que durou 14 séculos);
- Copérnico: Sol era o centro do universo (Heliocentrismo);
- Kepler: provou que as órbitas dos planetas eram elípticas aperfeiçoando as lentes dos telescópios;
- Newton: fundamentou a mecânica clássica com 3 leis;
- Darwin: teoria da seleção natural, considerado o maior pensador;
- Einstein: teoria da relatividade;
- Estrutura do DNA: estrutura da dupla hélice descoberta 1953 por James Watson e Francis Crick;
- Eletricidade: a partir do século XIX a eletricidade pode ser armazenada e distribuída , permitindo o uso industrial e residencial.
- Telescópio Hubble: Ajuda a resolver antigos problemas da astronomia.
O futuro aprendizagem
Profº. Me. Reinhod Steinbeck
Habilidades de aprendizagem do século XXI
1. Habilidade de aprendizagem e inovação
- criatividade e inovação
- pensamento crítico e resolução do problema
- comunicação e colaboração
- competência em usar informações
- competência em utilizar mídias
- competência em utilizar tics
3. Habilidades profissionais e da vida
Atividade
Vídeo de
http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity#t-3385
Criatividade é segundo o Ken Robinson ter ideias originais e para isso é necessário não ter medo de errar. As crianças, quando pequenas fazem e dizem coisas fascinantes, elas não tem medo de serem originais, não tem medo de falar algo que não é o esperado, não tem medo de ousar.
Quando vão a escola, começam a ser podadas, começa o medo de responder errado, e partem para fazer igual e não mais inovar. Com isso, passam a perder a capacidade de criação. Além disso,ele diz que a escola em qualquer parte do mundo é padronizada, é obcecadas por matérias como matemática, por exemplo, deixando de lado a arte. Ele cita a dança que é praticamente ignorada no sistema educacional e que todos dançam.
Com isso, eu entendo que ele quer dizer que todos tem talentos nato, mas que quando vão a escola são incentivados a procurar uma carreira rentável mesmo que no futuro, seja um adulto frustrado.
Sabemos três coisas sobre inteligência:
1. é variada: Pensamos da forma que vivenciamos, com imagens, sons, movimento.
2. é dinâmica: o cérebro não se divide em compartimentos, há um feixe de filamentos nervosos que conecta os dois lados do cérebro, chamado corpo caloso, é mais espesso nas mulheres.
3. é distinta: a capacidade das pessoas conseguirem descobrir seus talentos. Temos com exemplo a coreógrafa Gillian Lynne, quando pequena a mãe levou ao médico e teria sido diagnosticada com TDAH, mas o médico, muito observador chamou a mãe para conversarem fora do consultorio e ela ficou dançando. Disse a mãe que ela não tinha doença que era bailarina. Fez um teste para a Royal Ballet School, se tornou uma solista e teve uma carreira fantástica na Royal Ballet e hoje traz alegria a milhões de pessoas.
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