Sociedade, tecnologia e inovação - 2ª Semana
Design thinking
Profº. Me. Edgard Charles Stuber
Inovação e criatividade
ideia + ação = criatividade
inovação = ideia + ação + resultado = invenção (patentes)
Conceito de inovação - é a criação de valor para todos os públicos de interesse.
Implementação da solução:
Partindo das necessidades humanas, usando a tecnologia(exequível), temos um negócio (viável)
"Os problemas tem que ser encarados como grande oportunidades de inovação''.
A estratégia é do mercado para o centro da empresa. A educação é um serviço e é preciso sempre agregar valores para esses serviços.
Princípios para criar uma cultura de inovadores: Confiança, comunicação, pensamento integrativo.
O espaço define o comportamento das pessoas.
Processo:
- fase: coleta de dados com empatia(Sentir o que o outro sente; Ver o que o outro vê: Ter a experiência do outro)
- Reenquadramento: Ponto de vista: usuário + necessidade + insight (Qual que é meu problema).
- Criação: Geração de muitas ideias (quantidade e não quallidade)
- Implementação: Tangibilizar ideias, prototipagem + testes.
Insights e inovação
Profº. Me. Edgard Charles Stuber
Diferenças entre pesquisas:
Observações etnográficas (com técnicas de antropologia + conhecimento tácito(minha bagagem) + inferências)
Dificuldade de percepção
Modelos mentais: hábitos, rotina, status quo,costumes
Temos que noa manter neutro, cuidar para que nossas memórias não atrapalhem a nossa percepção do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário