Matemática - 5ª Semana
Expoentes e logaritmos(I)
Profº Drº Nílson José Machado
Logaritmos - um ovo de Colombo
Potência de 10
N=$10^n$
10=$10^1$
100=$10^2$
1000=$10^3$
10000=$10^4$
Números que não são potências de 10
20=1,30130
300= 2,47712
6000=3,77815
90000=4,95424
125483=5,09858
$10^n\longleftrightarrow N=\log n$
Onde o expoente é a questão,
O logaritmo é a solução....
Expoentes e logaritmos
Bell é homenagem a Alexander Graham Bell
A base 10 é circunstancial, pode ser qualquer base.Quando não estiver determinada usa-se base 10.
A vogal "e " é a representação do número 2,71828.... ou $\left(1+\frac{1}{n}\right)^n$
Periodicidade na natureza: Trigonometria (I)
Profº. Drº. Walter Spenelli
Periodicidade na natureza: Trigonometria (I)
Profº. Drº. Walter Spenelli
https://www.youtube.com/watch?v=F0N0wIsc_9s
Atividades
Para avaliação das aulas 17 e 18 da Semana 5 da disciplina, escreva um resumo pessoal, de 10 a 20 linhas, sobre o significado do tema tratado, registrando em que as aulas contribuíram para revelar o papel da Matemática na compreensão da realidade. Publique sua resposta no Portfólio da disciplina.
O Profº Nílson José Machado refere-se aos logarítmos como um verdadeiro ovo de colombo.
A representação de um número muito grande ou muito pequeno torna-se bem complicado, agora expressando como potência de 10 torna-se muito prático e com grande facilidade para trabalhar, como por exemplo:
- Escala Richter;
- Escala de decibéis;
- Para mediar o PH estomacal;
- Para medir radioatividade;
- Na astronomia, etc.
Encontramos inúmeras utilizações para os logarítmos nos dias de hoje e não só a simplificação para um cálculo extenso.
1. Sendo dados os valores aproximados log 2 = 0,30 e log 3 = 0,47, preencha a tabela abaixo:
$n$
|
$n=10^n$
|
$n\left(\log
N\right)$
|
1
|
1=$10^0$
|
0
|
2
|
2=$10^0,30$
|
0,30
|
3
|
3=$10^0,47$
|
0,47
|
4
|
4=$10^0,60$
|
0,60
|
5
|
5=$10^0,69$
|
0,69
|
6
|
6=$10^0,77$
|
0,77
|
7
|
7=$10^0,84$
|
0,84
|
8
|
8=$10^0,90$
|
0,90
|
9
|
9=$10^0,95$
|
0,95
|
10
|
10=$10^1$
|
1
|
12
|
12=$10^1,07$
|
1,07
|
15
|
15=$10^1,17$
|
1,17
|
18
|
18=$10^1,25$
|
1,25
|
20
|
20=$10^1,30$
|
1,30
|
27
|
27=$10^1,43$
|
1,43
|
30
|
30=$10^1,47$
|
1,47
|
32
|
32=$10^1,50$
|
1,50
|
36
|
36=$10^1,55$
|
1,55
|
40
|
40=$10^1,60$
|
1,60
|
60
|
60=^$10^1,77$
|
1,77
|
100
|
100=$10^2$
|
2
|
300
|
300=$10^2,47$
|
2,47
|
400
|
400=$10^2,60$
|
2,60
|
1000
|
1000=$10^3$
|
3
|
3000
|
3000=$10^3,47$
|
3,47
|
9000
|
9000=$10^3,95$
|
3,95
|
10000
|
10000=$10^4$
|
4
|
50000
|
50000=$10^4,9$
|
4,69
|
100000
|
100000=$10^5$
|
5
|
Aula 19
Observe a representação da circunferência trigonométrica com a extremidade final do arco de medida x assinalado.
a) cos x
b) sen x
$$\cos \left(x\right)=\frac{3}{5}$$
$$sen\left(x\right)=?$$
relação fundamental
$$sen^2\left(x\right)+\cos ^2\left(x\right)=1$$
$$sen^2\left(x\right)+\left(\frac{3}{5}\right)^2=1$$
$$sen^2x+\frac{9}{25}=1$$
$$sen^2\left(x\right)=1-\frac{9}{25}$$
$$sen^2\left(x\right)=\frac{16}{25}$$
$$sen\left(x\right)=\frac{4}{5}$$
Aula 20
1- Qual é o período e a imagem da função $f\left(x\right)=3+4\:sen\left(\frac{x}{3}\right)$ ? Faça um esboço do gráfico da função.
$P=2\frac{\pi }{r}\:sendo\:o\:coeficientede\:x=\frac{1}{3}$
$P=6\pi $
.
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