quinta-feira, 27 de novembro de 2014

História da Educação - 5ªSemana

História da Educação - 5ª Semana


A coeducação dos sexos

Profª Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª.Drª. Rosário Genta Lugli

No Brasil, no meados do século XX até 1930, as meninas que iam para escola aprendiam a ler, escrever as 4 operações, religião, trabalhos manuais e a ser uma boa dona de casa.

A escola para meninas era uma e para os meninos era outra. Quando eram juntas eles separavam o pátio por um muro. Principalmente por causa da religião católica que acreditava que a pureza das meninas podia ser abalada e acreditavam também que as meninas tinham menos capacidade intelectual que os meninos.

Com a  coeducação vem a argumentação que as crianças  estudando juntos eles aprendiam a tratar de maneira mais respeitosas as meninas, ideias menos preconceituosas e de fundo financeiro, sala separada duplicam o número de professores.

Coeducação - é uma proposta de ensinar junto, respeitando as diferenças.
Classes mistas - é misturar por que sai mais barato.

No manifesto dos Pioneiros de 33, eles defendiam a coeducação.

A separação dos meninos e das meninas está nitidamente vinculada a moralidade católica, religiosa e conservador.



Paulo Freire e sua proposta de ensino para jovens adultos


Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire, 1968, fala sobre a pedagogia libertária para alfabetização de adultos.

Paulo Freire teve uma infância muito pobre,ficou  orfão  aos 13 anos, escrevia muito errado, aos 16 anos volta a estudar e trabalhar na escola. A ideia da política está nas obras de Freire, realizar um projeto pedagógico dentro de uma escola é o mesmo que um projeto político

"Mudar é difícil mas é possível" escreve Freire no livro Pedagogia da Indignação, 2000.


Os negros na expansão da escola


Profª. Drª. Paula Perin Vicentini
Profª. Me. Melissa Andrade

A abolição trouxe a libertação dos negros escravos, mas não trouxe nem um projeto para integrar o negro à sociedade, incluindo mercado de trabalho, saúde e educação.
O negro não foi impedido de frequentar a escola mas foi dificultado acesso a ele, pelo artifício de um responsável para a matrícula , vestimentas adequadas. E as classes elitizadas não queriam que seus filhos brancos estudassem junto com os negros.

A lei 10.639 de 2003, não foi sancionada da noite para o dia, o movimento negro reivindicavam com a carta das intenções a valorização da cultura negra.

As diretrizes da lei fala da obrigatoriedade da cultura Afro-brasileira e africana e de reeducar as relações etnico-raciais.


Os índios na expansão da escola


Profª. Drª. Rita de Cássia Gallego
Profª. Me. Adriana Queiroz Testa

A constituição Federal de 1988 é uma marco na elaboração dos direitos dos povos indígenas, como direito as suas terras, a sua língua e a sua cultura.

Do século XVII ao século XX, ações do estado entregam as terras dos índios e tornam os índios trabalhadores e muitas vezes escravizados.

Um processo, 1910 até a ditadura militar onde tiravam os índios do local onde habitavam e construíam reservas com uma escola e uma prisão. quando eles tentavam fugir das reservas eram resgatados e presos ou forçavam ir a escola.

Um ponto importantíssimo que nós podemos aprender com o povo indígena e a ideia que aquele que ensina também respeita aquele que vai aprender.


Atividade


Essa é imagem de uma escola entregue, pelo governo estadual de Tocantins, para os índios da aldeia de Mangabeira.









O governo entregou na solenidade 470 kits escolares e 320 laptops do Programa Tocantins Conectado e 118 tablets para os estudantes que atingiram as melhores notas no Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Salto).

(imagem retirada da internet)



"Pode parecer estranho essa combinação de índio e tecnologia, mas a tecnologia se transformou em um recurso que não somente ajuda a preservar a natureza, como também manter o seu território, respeitando a diversidade, fortalecendo a cultura e a tradição. O objetivo principal é de facilitar o acesso à informação e comunicação aos diferentes povos indígenas, estimular o diálogo intercultural, além de promover a pesquisa e estudo as culturas locais."


 (Imagem retirada da internet)


 (Imagem retirada da internet)
Índice do IBGE mostra que em 2013, brasileiros que não sabem ler e nem escrever com mais de 15 anos, foi de 8,3%. São quase 13,04 milhões de brasileiros
Existem alguns projetos para tentar sanar o analfabetismo de jovens e adultos, um deles é o PEJA

A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto conseqüência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça.
(Declaração de Hamburgo)

Segue depoimentos de alunos:


"É uma oportunidade muito grande ter uma escola para a Terceira Idade em Itapetinga. Ela trouxe grande vantagem. Traz esclarecimento sobre a leitura. Hoje eu e várias pessoas já aprendemos a fazer o nome, já estamos lendo. Soube até de gente que já arranjou emprego porque estudou em uma escola para gente adulto.
Foi um ano de participação onde tive a oportunidade de conhecer o computador, porque hoje nós também não podemos viver sem a internet."
Dona Silvina Pereira
Aluna da Escola Batista de Itapetinga – 84 anos



“Tenho vontade de aprender a ler, pegar um livro e ler, ler, ler até cansar. Ler assim, pam pam pam até dizer chega! (risos da alfabetizanda) Nunca perdi um dia de aula” (Aluna da 3ª Etapa do Programa AJA Bahia. Município de Campo Alegre de Lourdes - BA. Depoimento coletado pela Supervisora do Programa, Meyre Anne Sampaio Moreira, em 2006).

“E aí ela (se refere a orientadora pedagógica do Programa AJA Bahia, no município) chegou, chegou, ficou na frente e falou assim: _ E aí M. N., o que é mais importante para você, hoje? Eu disse: _ Estudar. Quanto mais a gente aprender, melhor (...). Aí, eu tava pensado, porque a gente hoje mora assim, afastado. Aí, uma hora a gente quer viajar e a gente chega, aí chegar assim, ô fulano que nome é esse aqui? Não pode! Quanto mais a gente vier a saber e aprender, mais será melhor...” (Aluna da 3ª Etapa do Programa AJA Bahia. Município de Brejolândia – BA.Depoimento coletado pela Supervisora do Programa, Meyre Anne Sampaio Moreira, em 2006).

“Eu pego no caderno e no livro, e vejo às letras e vou lendo e juntando as letras e formando as palavras” (Dona M. D. Paixão, aluna da Etapa III do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização. Município de Itiúba – BA. Depoimento coletado pelo Coordenador de Área, O. Rocha, em 2010).

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Sociedade, tecnologia e inovação - 5ª Semana

Sociedade, tecnologia e inovação - 5ª Semana

O futuro da saúde

Esta aula oferece uma introdução ao ecossistema da informação do bem-estar e como novas ferramentas de informação, redes e fluxos podem conectar a prática médica, saúde pública e comportamentos particulares de nossas vidas diárias.

Profº Drº. Reinhold Steinbeck



Sustentabilidade

A parte principal desta aula é uma apresentação do Instituto Akatu e o programa Edukatu, uma rede de aprendizagem que usa tecnologia para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil. A aula também vai explorar, brevemente, como inovação e tecnologia podem contribuir para sociedades mais sustentáveis, e que são as várias partes que a compõem desde um ponto de vista sistêmico, já que todas estão interconectadas.
Profº Drº. Reinhold Steinbeck


https://www.youtube.com/watch?v=HCD3WzFugd4


Atividade 1

Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma das seguintes previsões de inovações e rupturas discutidas na aula.

Revelações robóticas


A Medtech terminou o mês de Dezembro em alta, com a notícia de que uma mulher tetraplégica conseguira controlar um braço robótico com o seu pensamento, graças a dois micro eléctrodos implantados no cérebro que transformaram os pensamentos em ações através de uma interface cérebro-máquina. Em 2013, as atenções vão voltar-se para uma equipa da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, que planeia implantar uma prótese controlada pelo pensamento no esqueleto de um amputado, num método conhecido por “osseointegração”. Os impulsos do cérebro e o feedback da prótese ficam interligados graças a um implante de titânio e a eléctrodos colocados no coto do membro amputado. Conforme explica Max Ortiz Catalan, estudante de doutoramento neste projeto, “desenvolvemos uma nova interface bidireccional com o corpo humano, juntamente com um sistema de controlo natural e intuitivo. Se as operações iniciais deste Inverno forem bem sucedidas, seremos o primeiro grupo de investigação mundial a tornar as próteses controladas pelo pensamento uma realidade que os pacientes poderão utilizar nas suas atividades diárias”.

http://www.medtroniceureka.com/pt/inspiration-articles/Inspiration/medtech_avan%C3%A7os



Atividade 2



Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que você pode desenvolver com seus alunos para criar um consumo mais consciente.

Edukatu é uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.

Meu projeto é divulgar a economia de água, não só nesse momento de escassez, mas tentar conscientizar as pessoas do quanto é importante saber utilizar esse líquido tão precioso. Acredito que devemos mudar nossos hábitos, e fico muito incomodada com o desperdício de água na lavagem de automóveis.

Dados da sabesp para lavagem de carro gastando 30 minutos: Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Com um balde, o consumo cai para 40 litros

http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db=&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40

A lavagem a seco surgiu como uma alternativa para a lavagem tradicional, na qual a água é usada como meio de enxague e parte do processo. Os principais motivos que acarretaram o surgimento da lavagem a seco foram a constante necessidade de limpeza aliada ao rápido crescimento populacional e a estagnação dos recursos hídricos.

De maneira geral a lavagem a seco é uma aliada à preservação e bom uso dos recursos hídricos mundiais, considerando que apenas 3% da totalidade hídrica mundial é doce, e apenas 1% é acessível e potável. Os principais segmentos que utilizam lavagem a seco são os de limpeza de roupas e de veículos automotores.

A lavagem a seco de veículos preserva milhões de litros de água todos os meses. Apenas na principal rede de lava-rápidos do país, são economizados cerca de 20 milhões de litros mensais, que equivalem ao consumo diário de 180.000 pessoas.  Além da economia de água, as principais lojas prestadoras de serviços de lavagem a seco se preocupam com outros aspectos sustentáveis, como os panos utilizados na lavagem, que são reciclados para fabricação de tapeçaria automotiva, além de capacitação dos funcionários, entre outros. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lavagem_a_secoa





segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Inglês - 2º Bimestre - 5ª Semana

Inglês - 2º Bimestre - 5ª Semana

Produção escrita: Parágrafo

Profª. Drª. Renata Mendes Simões

Composição do parágrafo:

1. Topic Sentence
  • introduz o tópico e a ideia central ao parágrafo;
  • é frequentemente, a primeira sentença do parágrafo.
2. Supporting sentence
  • apoiam a "Topic sentence";
  • Sentences com descrições, exemplos,razões, explicações e comparações.
Connectores
Palavras/ termos que ligam as sentenças:
  • Chronological: First...Second...Then
  • Emphasis: In fact...As.a matter or fact...
  • Cause-Effect: There fore... because of... 
  • Comparison/Contrast: Similary...However...
  • Example: For example...For instance...
  • Conclision: Summing up...Finaly
3. Closing sentence:
  • Finaliza o parágrafo;
  • Resume a ideia geral do parágrafo, repetindo a ideia central (com palavras da Topic sentence ou similares) e usando palavras com sentindo de conclusão.
How to organize paragraphi
  • Topic sentence;
  • First supporting detail or example;
  • Second supporting detail or example;
  • Third supporting detail or example;
  • Concluding or transitional sentence.



Atividades



Atividade 1


1. Leia, no quadro abaixo, um parágrafo que explica o que é: uma sentença tópico (topic sentence); uma sentença de apoio, ou de desenvolvimento (supporting sentence); e uma sentença de conclusão (concluding sentence) de um parágrafo.
O parágrafo abaixo é composto por cinco sentenças. Elas estão desorganizadas. Então, você deve organizá-las conforme o que já foi abordado, nesta e em aulas anteriores, sobre como esses três tipos diferentes de sentença (tópico, de desenvolvimento e de conclusão) devem ser organizadas na composição de um parágrafo.

After proving the claim or claims in the topic sentence, present a transitional sentence that leads readers to the main idea in the next paragraph. (5)

Present the third supporting fact and explain how the fact helps prove the claim or claims in the topic sentence. (4)

Present the first supporting fact and explain how the fact helps prove the claim or claims in the topic sentence.(1)

Present the second supporting fact and explain how the fact helps prove the claim or claims in the topic sentence.(2)

Present a topic sentence that identifies the main claim or claims that you will prove in the paragraph.(3)

(1) Topic sentence
(2) Supporting sentence 1
(3) Supporting sentence 2
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence




Atividade 2

1. A partir do que você leu e fez na Atividade 1, acima, organize as sentenças que constam no quadro abaixo para que formem um parágrafo. Ao organizá-lo, procure observar os conectores, pois eles estão presentes no início da maior das sentenças e vão ajudá-lo na organização do parágrafo.


Writing is very important; therefore,students who learn how to write well will earn better grades.(5)

For instance, teachers of undergraduate courses usually require students to take composition classes.(2)

Finally, as all students will be required to compose a large number of texts within
their academic life, it is important that they learn how to write well.(4)

Because of the importance of writing, teachers usually ask students to write a variety of texts as part of their assignments.(1)

Another example refers to teachers of graduate courses who also require students to write essays, summaries, and even papers.(3)


Atividade 3


1. Agora, você deve escrever um parágrafo sobre a importância da escrita. Se quiser, você pode usar o texto acima, da atividade 2, como um exemplo. Você pode fazer isso:

● apenas substituindo algumas palavras (usar dicionário para buscar sinônimos) e/ou

● excluindo ou modificando partes de sentenças e/ou

● mudando uma ou mais sentença de desenvolvimento (Supporting sentence) e/ou 

● mudando a sentença de conclusão (Closing sentence) do parágrafo.

Se preferir, elabore o seu próprio parágrafo completo. Ao escrevê-lo, procure seguir a sequência correta das sentenças (ou seja, (1) sentença tópico; (2) sentença de apoio/de desenvolvimento; (3) sentença de conclusão) na formação do parágrafo.

Writing is fundamnental in student life, always ask teachers to students written work.For example, students graduating from UNIVESP need to deliver a weekly portfolio with the given materials.Another example refers to the scientific report on the integration project, which must be delivered at the end of each quarter.Finally, we have much work to be written.Writing is fundamental to the life of a student, it is necessary to write well.

Matemática - 5ª Semana

Matemática - 5ª Semana

Expoentes e logaritmos(I)

Profº Drº Nílson José Machado

 Logaritmos - um ovo de Colombo

Potência de 10
N=$10^n$
10=$10^1$
100=$10^2$
1000=$10^3$
10000=$10^4$

Números que não são potências de 10
20=1,30130
300= 2,47712
6000=3,77815
90000=4,95424
125483=5,09858

$10^n\longleftrightarrow N=\log n$

Onde o expoente é a questão,
O logaritmo é a solução....








Expoentes e logaritmos

Profº. Drº. Nílson José Machado 

 Bell é homenagem a Alexander Graham Bell




A base 10 é circunstancial, pode ser qualquer base.Quando não estiver determinada usa-se base 10.

A vogal "e " é a representação do número 2,71828.... ou  $\left(1+\frac{1}{n}\right)^n$


Periodicidade na natureza: Trigonometria (I)

Profº. Drº. Walter Spenelli

https://www.youtube.com/watch?v=5ZssTdQL__E


Periodicidade na natureza: Trigonometria (I)

Profº. Drº. Walter Spenelli

https://www.youtube.com/watch?v=F0N0wIsc_9s

Atividades


 Para avaliação das aulas 17 e 18 da Semana 5 da disciplina, escreva um resumo pessoal, de 10 a 20 linhas, sobre o significado do tema tratado, registrando em que as aulas contribuíram para revelar o papel da Matemática na compreensão da realidade. Publique sua resposta no Portfólio da disciplina.


Profº  Nílson José Machado refere-se aos logarítmos como um verdadeiro ovo de colombo.
A representação de um número muito grande ou muito pequeno torna-se bem complicado, agora expressando como potência de 10 torna-se muito prático e com grande facilidade para trabalhar, como por exemplo:

  • Escala Richter;
  • Escala de decibéis;
  • Para mediar o PH estomacal;
  • Para medir radioatividade;
  • Na astronomia, etc.
Encontramos inúmeras utilizações para os logarítmos nos dias de hoje e não só a simplificação para um cálculo extenso.


1. Sendo dados os valores aproximados log 2 = 0,30 e log 3 = 0,47, preencha a tabela abaixo:

$n$
$n=10^n$
$n\left(\log N\right)$
 1
 1=$10^0$
 0 
 2
 2=$10^0,30$
 0,30
 3
 3=$10^0,47$
 0,47
 4
 4=$10^0,60$
 0,60
 5
 5=$10^0,69$
 0,69
 6
 6=$10^0,77$
 0,77
 7
 7=$10^0,84$
 0,84
 8
 8=$10^0,90$
 0,90
 9
 9=$10^0,95$
 0,95
 10
10=$10^1$ 
 1
 12
 12=$10^1,07$
 1,07
 15
 15=$10^1,17$
 1,17
 18
 18=$10^1,25$
 1,25
 20
 20=$10^1,30$
 1,30
 27
 27=$10^1,43$
 1,43
 30
 30=$10^1,47$
 1,47
 32
 32=$10^1,50$
 1,50
 36
 36=$10^1,55$
 1,55
 40
 40=$10^1,60$
 1,60
 60
 60=^$10^1,77$
 1,77
 100
 100=$10^2$
 2
 300
 300=$10^2,47$
 2,47
 400
 400=$10^2,60$ 
 2,60
 1000
 1000=$10^3$
 3
 3000
 3000=$10^3,47$
 3,47
 9000
 9000=$10^3,95$
 3,95
 10000
10000=$10^4$
 4
 50000
 50000=$10^4,9$
 4,69
 100000
100000=$10^5$ 
 5



Aula 19

 Observe a representação da circunferência trigonométrica com a extremidade final do arco de medida x assinalado. 


Determine o valor de:


                                     a) cos x 
                                     b) sen x
















$$\cos \left(x\right)=\frac{3}{5}$$
$$sen\left(x\right)=?$$
relação fundamental
$$sen^2\left(x\right)+\cos ^2\left(x\right)=1$$
$$sen^2\left(x\right)+\left(\frac{3}{5}\right)^2=1$$
$$sen^2x+\frac{9}{25}=1$$
$$sen^2\left(x\right)=1-\frac{9}{25}$$
$$sen^2\left(x\right)=\frac{16}{25}$$
$$sen\left(x\right)=\frac{4}{5}$$




Aula 20
1- Qual é o período e a  imagem da função $f\left(x\right)=3+4\:sen\left(\frac{x}{3}\right)$ ? Faça um esboço do gráfico da função.




$P=2\frac{\pi }{r}\:sendo\:o\:coeficientede\:x=\frac{1}{3}$
$P=6\pi $



.