sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Processos de Avaliação - 6ª Semana

11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)

O objetivo central destas duas aulas é o de aproximar os graduandos das diferentes fontes de informação educacionais existentes, não só daquelas diretamente vinculadas às avaliações externas, mas das demais informações disponíveis (taxa de distorção idade-série; taxa de rendimento, nível socioeconômico etc).



Esforços de diferentes agências para a melhoria do acesso e uso das informações educacionais; 


Necessidade de articulação de diferentes informações, importante pesquisar diversas fontes e diferentes também; 

Que informações estão disponíveis e que podem auxiliar no aprimoramento da gestão escolar?
Características gerais da informação: Fonte INEP;
  • Fonte;
  • Foco;
  • Abrangência;
  • Periodicidade;
  • Documentação.
Informações Educacionais disponíveis:
  • Internacional;
  • OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico);
  • PISA ­ Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ­ Avaliação comparada ­ 2012 ­ 65 países;
  • 2015 Brasil ­ 32 mil alunos em 964 escolas.
  • TALIS;
  • A pesquisa internacional sobre Ensino e Aprendizagem ­ Permite a comparação internacional quanto ao ambiente de aprendizagem, as condições de trabalho dos professores nas escolas;
  • Brasil ­ segunda rodada (34 países) 14921 professores responderam a questionários(91%).
  • Federal;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE);
  • Proporção de pessoas de 4 e 5 anos de idade que frequentam
  • Média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de
  • Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade;
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP
  • ­ Data escola Brasil
  •  Indicadores educacionais;
  •  InepData;
  •  Consulta ideb;
  • Microdados;
  • Sínopse estatística;
  •  Portal IDEB;
  •  Plataforma devolutivas pedagógicas;
 Devolutivas pedagógicas;
Organizada para Professores e gestores escolares;1. Resultados e dados da Prova Brasil/ Saeb, por escola e por localidade;2. Distribuição dos alunos por níveis de proficiência;3. Comparação dos resultados da sua escola com os resultados de escolas semelhantes da sua região;4. Acesso a itens da Prova Brasil / Saeb,acompanhado de comentários pedagógicos.Estadual;
  • SEE/SP ­ SARESP (Sistema de Avaliação do RendimentoEscolar do Estado de São Paulo);
  • Boletins do SARESP por escola;
  • IDESP por escola;
  • Relatórios Técnicos;
  • Matriz de referência do SARESP
undação SEADE
  • Informações dos Municípios Paulistas;
  • Sistema de Informações Municipais.

Municipal;
  • Organizações privadas.
  • Qedu (Fundação Lemann);
  • Observatório do PNE ­ Plano Nacional de Educação
  • Indicadores da Qualidade na Educação ­ INDIQUE (Ação Educativa)
  • Disponibiliza analises e indicadores das metas e estratégias previstas no PNE e um acesso de estudos,pesquisas e noticias.
  • Indicadores da Qualidade na Educação Infantil;
  • Indicadores da Qualidade na Educação Ensino Fundamental;
  • Indicadores da Qualidade na Educação Relações Racionais na Escola.


12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)

O objetivo central destas duas aulas é o de aproximar os graduandos das diferentes fontes de informação educacionais existentes, não só daquelas diretamente vinculadas às avaliações externas, mas das demais informações disponíveis (taxa de distorção idade-série; taxa de rendimento, nível socioeconômico etc).


Auxilio no acesso e navegação ao Portal INEP
PortfólioSistematize as suas aprendizagens sobre indicadores educacionais no Portfólio de Processos de Avaliação da semana 6.
Os indicadores educacionais são importantes para avaliar e monitorar projetos, programas e políticas, permitindo acompanhar as metas propostas, identificar avanços e melhoria de qualidade. Corrigir problemas e necessidades de mudanças.Em organizações serve para mensurar resultados  e gerir desempenho, para uma análise crítica facilitando o planejamento e viabilizar a análise comparativa do desempenho de diversas organizações atuantes em áreas ou ambientes semelhantes. Alguns Indicadores produzidos pelo INEP:

  •  Média de Alunos por turma;
  •  Média de Horas-Aula diária;
  • Taxas de distorção idade-série;
  • Ideb;
  • Percentual de docentes com curso superior.
Algumas das vantagens são Indicador sintético e de fácil compreensão, detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance, monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino, comparação com outras escolas/redes.Limitações. o indicador sintético simplifica uma realidade complexa não levando em considerações outras variáveis como: desigualdade social, contexto familiar, formação dos professores, avaliando apenas os resultados finalísticos sem avaliar a renda per capta do município e nível sócio-econômico do aluno e da escola.“Se você não pode medir, você não pode gerenciar” (Peter Drucker) 




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