11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
O objetivo central destas duas aulas é o de aproximar os graduandos das diferentes fontes de informação educacionais existentes, não só daquelas diretamente vinculadas às avaliações externas, mas das demais informações disponíveis (taxa de distorção idade-série; taxa de rendimento, nível socioeconômico etc).Esforços de diferentes agências para a melhoria do acesso e uso das informações educacionais;
Necessidade de articulação de diferentes informações, importante pesquisar diversas fontes e diferentes também;
Que informações estão disponíveis e que podem auxiliar no aprimoramento da gestão escolar? Características gerais da informação: Fonte INEP;
- Fonte;
- Foco;
- Abrangência;
- Periodicidade;
- Documentação.
- Internacional;
- OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico);
- PISA Programa Internacional de Avaliação de Estudantes Avaliação comparada 2012 65 países;
- 2015 Brasil 32 mil alunos em 964 escolas.
- TALIS;
- A pesquisa internacional sobre Ensino e Aprendizagem Permite a comparação internacional quanto ao ambiente de aprendizagem, as condições de trabalho dos professores nas escolas;
- Brasil segunda rodada (34 países) 14921 professores responderam a questionários(91%).
- Federal;
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE);
- Proporção de pessoas de 4 e 5 anos de idade que frequentam
- Média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de
- Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade;
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP
- Data escola Brasil
- Indicadores educacionais;
- InepData;
- Consulta ideb;
- Microdados;
- Sínopse estatística;
- Portal IDEB;
- Plataforma devolutivas pedagógicas;
- SEE/SP SARESP (Sistema de Avaliação do RendimentoEscolar do Estado de São Paulo);
- Boletins do SARESP por escola;
- IDESP por escola;
- Relatórios Técnicos;
- Matriz de referência do SARESP
- Informações dos Municípios Paulistas;
- Sistema de Informações Municipais.
Municipal;
- Organizações privadas.
- Qedu (Fundação Lemann);
- Observatório do PNE Plano Nacional de Educação
- Indicadores da Qualidade na Educação INDIQUE (Ação Educativa)
- Disponibiliza analises e indicadores das metas e estratégias previstas no PNE e um acesso de estudos,pesquisas e noticias.
- Indicadores da Qualidade na Educação Infantil;
- Indicadores da Qualidade na Educação Ensino Fundamental;
- Indicadores da Qualidade na Educação Relações Racionais na Escola.
12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
O objetivo central destas duas aulas é o de aproximar os graduandos das diferentes fontes de informação educacionais existentes, não só daquelas diretamente vinculadas às avaliações externas, mas das demais informações disponíveis (taxa de distorção idade-série; taxa de rendimento, nível socioeconômico etc).Auxilio no acesso e navegação ao Portal INEP
PortfólioSistematize as suas aprendizagens sobre indicadores educacionais no Portfólio de Processos de Avaliação da semana 6.
Os indicadores educacionais são importantes para avaliar e monitorar projetos, programas e políticas, permitindo acompanhar as metas propostas, identificar avanços e melhoria de qualidade. Corrigir problemas e necessidades de mudanças.Em organizações serve para mensurar resultados e gerir desempenho, para uma análise crítica facilitando o planejamento e viabilizar a análise comparativa do desempenho de diversas organizações atuantes em áreas ou ambientes semelhantes. Alguns Indicadores produzidos pelo INEP:
- Média de Alunos por turma;
- Média de Horas-Aula diária;
- Taxas de distorção idade-série;
- Ideb;
- Percentual de docentes com curso superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário