13. Organismos fotossintetizantes 1
Iniciamos a aula abordando a questão da cegueira botânica. Apresentamos o ensino contextualizado como alternativa para a superação de tal cegueira e abordagem mais dinâmica da biologia vegetal no Ensino Básico. Passamos à caracterização de plantas, inicialmente em uma abordagem mais tradicional e, finalmente, na perspectiva filogenética. Definimos Archaeplastida e retomamos a hipótese da endossinbiose primária.
Profª. Drª. Suzana Ursi
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Abordaremos plantas e algas, o que reúne todos esse organismos:
- Processo metabólico da Fotossíntese;
- Autótrofos;
- Converter energia luminosa em energia química.
Cegueira botânica:
- Paisagem ou decoração;
- Não reconhecer planta como ser vivo;
- Não perceber a sua diversidade;
- Distanciamento, desvalorização.
Superação da Cegueira Botânica
Ensino contextualizado
..que"todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade." A contextualização também pode ser entendida como um tipo de interdisciplinaridade, na medida em que aponta para o tratamento de certo conteúdos como contexto de outros.(PCN-EM)
Plantas estão presentes de diversas maneiras em nosso dia a dia:
- Alimentação;
- Medicamentos;
- Madeira e celulose;
- Energia;
- Questões sócio-ambientais;
- Arte - representações botânicas - no dia a dia(desenho no utensílios da cozinha, vaso, enfeite, roupas);museu (Van Gogh, Portinari, Tarsila do Amaral Manacá- representa a flor da quaresmeira)
O que é uma planta?
Visão tradicional:
- Raiz, caule, folhas;
- Sésseis;
- Fotossíntese;
- Clorofilas a e b;
- Células com parede rígida;
- Esporos ou sementes
Atualidade
Endossíbiose primária - ciano bactéria - fagocitada incompleta - formou algas verde(plantas terrestre), algas vermelhas e um outro grupo menor que não será estudado - esse evento determina as Archaeplastia
Archae - antecessor
plastida - plasto (cloroplasto)
plastida - plasto (cloroplasto)
Archaeplastida
- "Algas" vermelhas (Rodófitas);
- "Algas" verdes (Clorófitas);
- Plantas terrestre (Embriófitas).
14. Organismos fotossintetizantes 2
Ampliamos a abordagem dos organismos fotossintetizantes, estudandos diferentes grupos de "algas", tanto os que fazem parte de Archaeplastida, como outros. Focamos então nas plantas terrestres (embriófitas), refletindo sobre os requesitos adaptativos para a vida fora da água. Fechamos a aula abordando os três primeiros grupos diferenciados na linhagem evolutiva das embriófitas (conhecidos na classificação mais tradicional como "briófitas").
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"Algas azuis,cyanobacterias":
Procariontes
Importância Ecológica
- Produtoras nas teias ecológicas marinhas;
- Grandes produtoras de oxigênio no planeta;
- Balanço de CO2
- Relações ecológicas: líquens, corais;
- Fixação de nitrogênio;
- Marés vermelhas;
- Bioindicadores.
- Alimentação humana;
- Suplementos alimentares;
- Ração animal;
- Ficocolóides (Carragenana, Ágar, Alginato)
Embriófitas (plantas terrestre)
Requisitos adaptativos: vida fora da água
- Evitar dessecamento - Epiderme e Cutícula;
- Facilitar trocas gasosas - Poros e Estômatos;
- Aborção de água e nutriente - Rizóide e raizes;
- Transporte de água e nutrientes - transporte célula a célula, mecanismo mais eficientes;
- Sustentação - Lignina;
- Energia - Filóides e folhas.
Reprodução: Proteger a células reprodutivas e reduzir dependência a água.
- Esporos com parede espessa;
- Gametângios e esporângios multicelulares;
- Embrião mastrotrófico;
- Esporófito - meiose - variabilidade genética.
"Briófitas": Antóceros(Anthocerotophyta), Hepáticas(Hepatophyta), musgos(Bryophyta):Características:
- Plantas terrestres avasculares,talosas ou folhosas, pequenas, rizóides;
- Poros(Hepáticas) e estômatos(Antóceros e Mugos);
- Reprodução: gametófito(n)=fase dominante; esporófito (2n)= dependente;
- Gametas masculinos se movem por flagelo;
- Esporângios e gametângios
- Produtores primários;
- Colonizadores pioneiros de rochas;
- Armazenam carbono;
- Bioindicadores
Importância Sócio-econômica
- Sphagnum sp. - Turfeiras
15. Organismos fotossintetizantes 3
A aula é dedicada ao estudo das Traqueótifas. São caracterizados os grupos das licófitas e monilófitas (conhecidas tradicionalmente como "pteridófitas". Passamos ao estudo das espermatófitas, constituídas pelo grupos tradicionalemnte conhecidos como "gimnospermas" e angiospermas. Discute-se as principais novidades evolutivas de todos esses grupos, como o surgimento de vasos condutores, sementes, flores e frutos.
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Tracheophyta
- 93% plantas terrestre;
- Tecido vascular de transporte;- Xilema(água e sais), - Floema (produtos de fotossíntese);
- Raízes;
- Ciclo: - esporófito dominante; - folhas produtoras de esporos: esporófilos
Plantas vasculares sem sementes
Pteridófitas:
1. Lycophytas
- Licopódios;
- Selaginelas
Esporófilos = estróbilo
2. Monilophyta (Avencas,Samambais,Cavalinhas, Psilotum)
Esporófilos = soros (pontinhos pretos embaixo das folhas, homosporia)
Importância
- Período geológico Devoniano/Carbonífero - grandes florestas - aumento na taxa de fotossíntese - CO2 = Diminuição no efeito estufa.
- Depósitos de carvão - reforma industrial.
- Atual - ecológica, ornamentais, medicamentos.
Spermatophytas
Semente composta - embrião - Endosperma - reserva - revestimento
"Gimnospermas"
- Cycadophyta (cicas a Zamias);
- Ginkgophyta (Ginkgo biloba);
- Conypherophyta (Pinheiros, Araucárias);
- Gnetophyta (Ephedra e Walwitschia)
Reprodução:
- Grande redução dos gametófitos;
- Óvilo - estrutura na qual o gametófito feminino está imerso;
- Estróbilos - óvulos + escamas - eixo
- Grão de pólen = micrósporo (produz um tubo polínico, dentro do qual está o gameta masculino. Coniferophyta e Gnetophyta);totalmente independente da água
- Dependência da água (Cycadophyta e Ginkgophyta)
Plantas com flores e frutas - "Angiospermas" - Anthophyta
Grupo monofilético:
- Flor:
Gametófito masculino bem reduzido - 3 núcleos;
Gametófitos feminino bem reduzido - 8 núcleos (saco embrionário);
Óvulos envoltos por 2 tegumentos;
Dupla F! e Endosperma 3N (triplóide);
- Fruto;
- Tubos crivados (floema)
Classificação tradicional:
- Monocotiledôneas - um cotilédone;
- Dicotiledônea - dois cotilédone;
Classificação atual:
Angiospermas basais são basicamente as Magnólias e ninféias.
Monocotiledôneas:
- 1 cotilédone;
- Flores trímeras;
- Pólen monoaperturado;
- Nervação das folhas paralelas entre si;
- Feixes vasculares no caule dispersos;
- Exemplos: orquídeas, milho, soja, bambu.
Eudicotiledôneas:
- 2 cotilédones;
- Flores tetrâmeras ou pentâmeras;
- Pólen triaperturado;
- Nervação das folhas - rede
- Feixes vasculares no caule em anel
- Exemplos: feijão, goiaba, maça,batata, hortelã, girassol.
Flor
- Eixo caulinar com folhas modificadas - ovário = frutos; óvulos = sementes;
- Sucesso evolutivo;
- Folhas férteis foram se modificando das demais;
- Agrupam no ápice dos ramos (ex. estróbilos);
- Folhas férteis então se desdobram e se fundem - os óvulos;
- Forma uma nova estrutura, que é o ovário (angiosperma)
Proteger os óvulos;
Destacar as flores no ápice dos ramos;
16. Fungos e suas múltiplas linhagens
Apresentamos o posicionamento dos fungos na árvore da vida. Passamos à classificação atual dos fungos e suas relações evolutivas. Abordamos as características gerais dos fungos, aspectos morfológicos e reprodutivos, papel ecológico e importância econômica. Três principais grupos de fungos são enfocados: Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota. Destacamos ainda os fungos liquenizados.
Profª. Drª. Valéria Cassano
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Características:
- Heterótrofos (absorção);
- Parede celular (quitina);
- Glicogênico (substância de reserva);
- Sem tecidos verdadeiros (talo);
- Reprodução por esporos.
Nutrição:
- Heterótrofos: necessitam de fontes de carbono fixado por outros organismos vivos ou mortos.
- Nutrição por absorção: exportam enzimas hidrolíticas que degradam biopolímeros (lignina e celulose), os quais podem ser absorvidos.
- Sapróbios: Decompõem a matéria orgânica morta (maioria). São os principais decompositores de matéria orgânica da biosfera.
Parasitas: Atacam a matéria orgânica viva (plantas, algas, fungos, animais, inclusive humanos).
Simbiontes: Ex . líquens, micorrizas.
Alga: fornece açúcares e compostos nitrogenados.
Fungo: fornece nutrientes minerais e estrutura
Morfologia
Reprodução:
- Bastante diversificada;
- Ciclo de vida complexos: combinando reprodução sexuada com assexuada;
- Em ambas ocorre a produção de um grande número de espóros:
- Por mitose na reprodução assexuada (mitósporos);
- Por meiose na reprodução sexuada (meiósporos).
Filo Zygomycota
Representa 1% dos fungos verdadeiros, possui Micélio cenocítico. Muito comum neste grupo o bolor ou mofo que ataca os alimentos.
Exemplos: O fungo que ataca o morango e o fungo do bolor negro do pão (Rhizopus stolonifer).
Reprodução assexuada por esporos (esporangiósporos) desenvolvidos em esporângios.
Reprodução sexuada via zigósporo, um esporo de resistência em condições favoráveis.
Plasmogamia - fusão de gametângios.
Cariogamia e meiose - zigósporo formado dentro de um zigosporângio.
Filo Ascomycota
- Reprodução assexuada;
- Leveduras;
- Brotamento: formação de brotos ou gema que se destacam gerando células filhas. Exemplo: Saccharomyces cerevisiae.
- Reprodução assexuada por conídios ou conidiósporos(esporos) Exemplo: Penicillium, Aspergillus.
- Reproduzem sexuadamente por ascósporos (meiósporos) formados no interior de ascos.
- O asco é o que define Ascomycota.
- asco: cariogamia e R!
- Ascoma = ascocarpo
Importância econômica:
- Leveduras Saccharomyces cerevisiae (fermentação):
- produção de álcool etílico: bebidas(cerveja, vinho); etanol (combustível);
- Indústria panificadora (produção de CO2)
- Penicillium: fabricação e aromatização de queijos (Camembert, Roquefort e Gorgonzola).
- Penicillium chrysogenum (= P. nonatum - penicilina);
- Candida Albicans: candidíase (oral, sapinho);
- Aspergillus: micose das vias respiratórias (aspergilose pulmonar), rinite.
Filo Basidiomycota
Unicelulares (aproximadamente 20 gêneros de levedura) e multicelulares com hifas septadas.
Características distintiva é o basídio = célula especializada na produção de esporos= basidiósporos.
Importância econômica:
- Produção de alimentos: cogumelos (Agaricus bisporus (champignon de Paris) - cultivado em mais de 70 países, Shitake (Lentinula edodes) e o shimeji (Pleurotus ostreatus)).
- Fitopatógenos: causam enorme prejuízo agrícola, sendo os mais importantes patógenos de planta cultivadas como os carvões e as ferrugens do café, cana-de-açúcar, milho e trigo
Você deve elaborar tal estratégia para iniciar, de forma contextualizada, os estudos da temática diversidade Vegetal no Ensino Médio. Tal atividade deve ter duração de 1 ou 2 aulas e versar sobre o tema “As plantas e nosso cotidiano”. Não deve ser incluída aula expositiva como parte da atividade, pois objetivamos que você reflita sobre formas mais dinâmicas para o ensino-aprendizagem dessa temática. Sugerimos que você consulte
as videoaulas*, bem como o site Botânica Online (http://www.botanicaonline.com.br), que apresenta diversos materiais e dicas que podem inspirar seu trabalho. Também disponibilizamos como apoio para a elaboração desta tarefa, no ambiente virtual (Material complementar), um capítulo de livro que aborda estratégias didáticas e subsídios para elaborá-las, disponível em: http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Estrategias%20
didaticas%20_%20Bizerra%20e%20Ursi.pdf.
* Lembre-se que comentamos diversos caminhos possíveis para abordar o ensino contextualizado da diversidade vegetal, como: alimentação, uso medicinal de plantas, indústria celulósica e madeireira, energia, arte, questões ambientais da atualidade, uso de produtos derivados de diferentes tipos de “algas” e plantas, bem como uma variedade de importâncias ecológicas e econômicas desses organismos fotossintetizantes.
Seu descrição deve conter as partes descritas a seguir.
1. Título;
2. Introdução:
Texto introdutório (500 até 1.000 palavras) sobre o tema escolhido, devendo abordar a importância desse tema para a formação dos estudantes, bem como sua relação com o cotidiano desses. Acrescente ainda algumas informações interessantes, atualidades ou curiosidades relevantes sobre o tema;
3. Público-alvo e contexto de aplicação da estratégia:
Descrever para que série do Ensino Médio destina-se a estratégia.
Apresentar brevemente quais conceitos e habilidades você espera que o estudante já tenha para poder acompanhar a estratégia que você irá propor;
4. Objetivos:
Descrição do(s) principal(is) objetivo(s) da atividade;
5. Descrição:
Descrição detalhada dos procedimentos realizados ao longo da atividade, bem como dos matérias utilizados (Tal descrição deve ter entre 500 e 1.000 palavras.);
6. Forma de avaliação;
7. Bibliografia:
Para o caso de ter utilizado textos, figuras ou outros matérias.
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