quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Processos de Avaliação -3ªSemana

5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem

O objetivo dessa aula é discutir as semelhanças e diferenças entre avaliações com propósitos somativos e formativos, e suas implicações para o sucesso ou fracasso dos alunos e para o planejamento dos professores. Trata-se, ainda, dos tipos de avaliação pelo momento em que são praticadas: avaliação diagnóstica, avaliação processual e avaliação final.
Profª. Drª. Adriana Bauer




Marcos legais - Lei 9394/96

  • art. 1 - a avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade. 
  • art. 22, inciso V, destaca princípios de avaliação do rendimento escolar: 
  1. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno. 
  2. Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
  3. PCN: avaliação diagnóstica, processual e formativa. 

Tipos de avaliação:
  • Por propósito (somativa, formativa): Scriven - 1966 
  • Por momento de aplicação (diagnóstica, processual, acumulativa/final)
  • Por referencial de análise (normativa e criteriada) 
Avaliação somativa:

  • Utilizada para certificar um dado conhecimento, para classificar, selecionar, definir destino dos alunos de acordo com as normas escolares. 
  • As notas são usadas para comparar desempenhos e fundamentar necessidades de classificação de alunos. 
  • A ênfase não está nos objetivos que se deseja atingir, nem nos processos educativo, mas sim nos resultados obtidos. 
Avaliação formativa:

  • Fundamenta-se nos processos de aprendizagem: deve-se avaliar o que se ensina = concepção, planejamento e realização da avaliação; 
  • Incide sobre o professor e o plano de ensino ;
  • Exige observação e registro por parte do professor e do aluno;
  • Contém tanto a avaliação feita por outro, como a auto-avaliação. 

Avaliação diagnóstica:

  • Tem dois objetivos básicos: identificar conhecimentos/habilidades/competências do aluno e adequar o aluno num grupo ou nível de aprendizagem. 
  • O professor identifica interesses, aptidões, traços de personalidade, grau de envolvimento, para traçar os objetivos. (Luckesi, 1999). 
Avaliação acumulativa:

  • Tem lugar em momentos específicos ao longo de um curso, como por exemplo, no final de um ano letivo. 
  • Pode consistir simplesmente na verificação realizada ao fim de um percurso de formação (bimestre, semestre) ou a saída da universidade (provão). 

Avaliação processual: 

  • Realizada ao longo do processo de ensino aprendizagem;
  • Objetivos diferenciados;
  • Instrumentos diversificado 
O que avaliar?
  • O objetivo da avaliação depende da finalidade da educação e do conceito de ensino. 
  • Avaliação por objetivos? 
  • Avaliação livre de objetivos? 
  • Avaliação de habilidades e competências? 
  • Desafio: avaliações condizentes com as concepções de ensino aprendizagem que direcionam o processo educativo. 
  • Deve se estar relacionada ao que foi trabalhado. 
Definir objetivos:
  • Desenvolver a capacidade de apreciação artística ;
  • Desenvolver o pensamento crítico; 
Problemas de apresentação inadequada dos objetivos:

  1. O objetivo não pode ser alcançado ou avaliado nos limites da unidade de ensino;
  2. O objetivo é expresso em termos não-observáveis;
  3. O objetivo possui pouca ou nenhuma relação com o conteúdo da unidade;
  4. O objetivo implica num processo diferente do que foi usado no ensino;
  5. O objetivo é inapropriado para o nível de ensino.
"Desenvolver o pensamento crítico":
  1. Identificar problemas importantes;
  2. Reconhecer pressupostos fundamentais;
  3. Avaliar evidências: reconhecer esteriótipos e clichês, distinguir dados que são comparareis dos que não o são, distinguir elementos relevantes ou não, distinguir o que é essencial do que não é, reconhecer a adequação dos dados. 
  4. Extrair conclusões fundamentais. 

6. Práticas de avaliação: instrumentos

O objetivo dessa aula é discutir instrumentos avaliativos utilizados pelos professores, destacando alguns princípios que devem ser levados em consideração no momento de planejamento da atividade avaliativa. Busca-se subsidiar os graduandos com instrumentos e abordagens avaliativas que poderão ser utilizados em seu cotidiano enquanto docentes da Educação Básica.
Profª. Drª. Adriana Bauer






Planejamento de avaliação:

  1.  Definir o que avaliar do currículo ensinado no período;
  2. Analisar as informações que precisem ser coletadas para basear o julgamento;
  3. Escolher os indicadores avaliativos (comportamentos observáveis);
  4. Definir as respostas esperadas para cada indicador avaliativo/critérios avaliativos.
  5. Registar os critérios avaliativos e, se possível, compartilhá-los com alunos.

Instrumentos avaliativos 1: diversidades

  • Provas: escritas, orais e práticas 
  • Seminários (grupo e ou individuais 
  • Trabalho de pesquisas resumos e ou resenhas de livros 
  • Exercícios em aula, questionários, atividades de minuto.

Instrumentos avaliativos 2:

  • Cadernos e outros materiais dos alunos 
  • Portfólios 
  • Pautas ou registros de observação 
  • Autoavaliação com critérios sugeridos pelos professores ou livre 
  • Participação e ou frequência às aulas 


Pautas de observação: 
  • Instrumentos que organizam as informações que o professor obtém durante o processo de ensino-aprendizagem, 
  • Instrumentos estruturados, previamente definidos ou originados de observação direta,
  • Permitem a objetivação da avaliação em processo.


Portfólio, o que é?

  • Diferentes tipos de documentos que proporcionam evidências de um crescimento e progresso na aprendizagem, fazendo referência aos esforços realizados para alcançar os objetivos acordados. 
  • Composto por: anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, representações visuais, etc. 

Vantagens: fortalece a autoavaliação, o desenvolvimento da capacidade reflexiva, a ampliação das bases conceituais, o ressignificar da aprendizagem e da avaliação contínua.

Limites: dificuldades para devolutiva em classes numerosas, exige habilidade para comunicação escrita e expressão.
Prova: 
  • Instrumento para coleta de informações sobre conhecimentos e ou habilidades dos alunos;
  • Precisa ser interpretada e não meramente corrigida;
  • A reflexão sobre o resultado obtido permite ao professor reavaliar seu trabalho.
Tipo de itens:
  • Questões de múltipla escolha: difícil de construir, vantagem: correção rápida e objetivação da análise e interpretações. 
  • Questões discursivas: perguntas, proposições de um problema ou de um caso para análise, sobre as quais o aluno deve discorrer e apresentar argumentos com base nos que foi aprendido na unidade de ensino. Sua correção é mais demorada e sua análise e interpretação requer a construção de um critério objetivo de correção. 

Indicação para o preparo da prova:

  • Clareza do objetivo de cada pergunta: intencionalidade 
  • Manter coerência com os conteúdos e estratégias utilizadas durante as aulas;
  • Adequação das questões ao nível dos alunos;
  • Distribuição entre fáceis, médias e difíceis;
  • Contextualizar as questões ou apresentá-las de forma a provocar o raciocínio.;
  • Planejar a prova com antecedência: reler as questões, refazê-las e depurá-las.
  • Atenção ao tamanho do instrumento, aos detalhes e com a linguagem. 
  • Evitar perguntas genéricas como: comente, dê sua opinião, dificultam a correção, pois propiciam todo tipo de resposta. 

Para além da nota: análise de resultados

  • O que o aluno não está aprendendo ou eu (professor) não estou tendo sucesso em fazê-lo aprender? 
  • Os objetivos propostos (para a unidade avaliada) foram efetivamente atingidos? os alunos estão próximos ou distantes de alcançá-los? 
  • Os materiais didáticos utilizados contribuíram para a obtenção de resultados? 




Analisando as aulas

O ponto que eu escolhi para refletir e sobre a avaliação processual, aula 5.

É um processo para avaliar a aprendizagem ao longo das atividades que são bem diferenciadas, podendo ser apresentações,trabalho em grupo ou outro tipo de atividade. Permite o docente acompanhar os alunos em sua aprendizagem e diagnosticar qualquer dificuldade,intervindo e tentando mudar a forma de passar o conhecimento, para que assim o aluno aprenda e não somente decore o que está sendo ensinado. 




Ampliando a discussão

Faça uma lista de instrumentos pelos quais seus professores de Educação Básica lhe avaliaram. A partir de exposto na vídeo-aula:
  • Como você analisa as práticas avaliativas de seus professores?
  • Que abordagem avaliativas predominaram na sua experiência enquanto aluno avaliado?
  • É possível notar alguma ênfase em instrumento específico?

Na época  que estava fazendo o Ensino Básico, os professores que me avaliavam usam os seguintes instrumentos:
  1. Provas: escritas, orais;
  2. Trabalho de pesquisas, resumos e ou resenhas de livros;
  3. Cadernos e outros materiais dos alunos;
  4. Participação e ou frequência às aulas.
Eles usam práticas avaliativas bem diferenciadas e interviam quando alunos tinham dificuldades, usando metodologias questionáveis. Era passada a matéria e explicada 2, 3 vezes e  quem não entedia era colocado em fileiras separadas, como alunos mais fracos que necessitavam de mais atenção.

As provas escritas eram o processo avaliativa que mais tinha peso. Tínhamos que "decorar" todo o conteúdo, as vezes questionários enormes e responder do mesmo jeito que estava na correção destas perguntas. Acredito que decorávamos a matéria e não realmente aprendíamos.
A prova oral também era bastante utilizada e os alunos ficavam apavorados quando estas se aproximavam. quem não sabia a resposta era humilhado na frente da sala inteira. Presenciei cenas bem desagradáveis com colegas. 

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