5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem
O objetivo dessa aula é discutir as semelhanças e diferenças entre avaliações com propósitos somativos e formativos, e suas implicações para o sucesso ou fracasso dos alunos e para o planejamento dos professores. Trata-se, ainda, dos tipos de avaliação pelo momento em que são praticadas: avaliação diagnóstica, avaliação processual e avaliação final.
Profª. Drª. Adriana Bauer
Profª. Drª. Adriana Bauer
Marcos legais - Lei 9394/96
- art. 1 - a avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade.
- art. 22, inciso V, destaca princípios de avaliação do rendimento escolar:
- Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno.
- Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
- PCN: avaliação diagnóstica, processual e formativa.
Tipos de avaliação:
- Por propósito (somativa, formativa): Scriven - 1966
- Por momento de aplicação (diagnóstica, processual, acumulativa/final)
- Por referencial de análise (normativa e criteriada)
Avaliação somativa:
- Utilizada para certificar um dado conhecimento, para classificar, selecionar, definir destino dos alunos de acordo com as normas escolares.
- As notas são usadas para comparar desempenhos e fundamentar necessidades de classificação de alunos.
- A ênfase não está nos objetivos que se deseja atingir, nem nos processos educativo, mas sim nos resultados obtidos.
Avaliação formativa:
- Fundamenta-se nos processos de aprendizagem: deve-se avaliar o que se ensina = concepção, planejamento e realização da avaliação;
- Incide sobre o professor e o plano de ensino ;
- Exige observação e registro por parte do professor e do aluno;
- Contém tanto a avaliação feita por outro, como a auto-avaliação.
Avaliação diagnóstica:
- Tem dois objetivos básicos: identificar conhecimentos/habilidades/competências do aluno e adequar o aluno num grupo ou nível de aprendizagem.
- O professor identifica interesses, aptidões, traços de personalidade, grau de envolvimento, para traçar os objetivos. (Luckesi, 1999).
Avaliação acumulativa:
- Tem lugar em momentos específicos ao longo de um curso, como por exemplo, no final de um ano letivo.
- Pode consistir simplesmente na verificação realizada ao fim de um percurso de formação (bimestre, semestre) ou a saída da universidade (provão).
Avaliação processual:
- Realizada ao longo do processo de ensino aprendizagem;
- Objetivos diferenciados;
- Instrumentos diversificado
O que avaliar?
- O objetivo da avaliação depende da finalidade da educação e do conceito de ensino.
- Avaliação por objetivos?
- Avaliação livre de objetivos?
- Avaliação de habilidades e competências?
- Desafio: avaliações condizentes com as concepções de ensino aprendizagem que direcionam o processo educativo.
- Deve se estar relacionada ao que foi trabalhado.
Definir objetivos:
- Desenvolver a capacidade de apreciação artística ;
- Desenvolver o pensamento crítico;
Problemas de apresentação inadequada dos objetivos:
- O objetivo não pode ser alcançado ou avaliado nos limites da unidade de ensino;
- O objetivo é expresso em termos não-observáveis;
- O objetivo possui pouca ou nenhuma relação com o conteúdo da unidade;
- O objetivo implica num processo diferente do que foi usado no ensino;
- O objetivo é inapropriado para o nível de ensino.
"Desenvolver o pensamento crítico":
- Identificar problemas importantes;
- Reconhecer pressupostos fundamentais;
- Avaliar evidências: reconhecer esteriótipos e clichês, distinguir dados que são comparareis dos que não o são, distinguir elementos relevantes ou não, distinguir o que é essencial do que não é, reconhecer a adequação dos dados.
- Extrair conclusões fundamentais.
6. Práticas de avaliação: instrumentos
O objetivo dessa aula é discutir instrumentos avaliativos utilizados pelos professores, destacando alguns princípios que devem ser levados em consideração no momento de planejamento da atividade avaliativa. Busca-se subsidiar os graduandos com instrumentos e abordagens avaliativas que poderão ser utilizados em seu cotidiano enquanto docentes da Educação Básica.- O objetivo não pode ser alcançado ou avaliado nos limites da unidade de ensino;
- O objetivo é expresso em termos não-observáveis;
- O objetivo possui pouca ou nenhuma relação com o conteúdo da unidade;
- O objetivo implica num processo diferente do que foi usado no ensino;
- O objetivo é inapropriado para o nível de ensino.
Profª. Drª. Adriana Bauer
Planejamento de avaliação:
- Definir o que avaliar do currículo ensinado no período;
- Analisar as informações que precisem ser coletadas para basear o julgamento;
- Escolher os indicadores avaliativos (comportamentos observáveis);
- Definir as respostas esperadas para cada indicador avaliativo/critérios avaliativos.
- Registar os critérios avaliativos e, se possível, compartilhá-los com alunos.
Instrumentos avaliativos 1: diversidades
- Provas: escritas, orais e práticas
- Seminários (grupo e ou individuais
- Trabalho de pesquisas resumos e ou resenhas de livros
- Exercícios em aula, questionários, atividades de minuto.
Instrumentos avaliativos 2:
- Cadernos e outros materiais dos alunos
- Portfólios
- Pautas ou registros de observação
- Autoavaliação com critérios sugeridos pelos professores ou livre
- Participação e ou frequência às aulas
Pautas de observação:
- Instrumentos que organizam as informações que o professor obtém durante o processo de ensino-aprendizagem,
- Instrumentos estruturados, previamente definidos ou originados de observação direta,
- Permitem a objetivação da avaliação em processo.
Portfólio, o que é?
- Diferentes tipos de documentos que proporcionam evidências de um crescimento e progresso na aprendizagem, fazendo referência aos esforços realizados para alcançar os objetivos acordados.
- Composto por: anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, representações visuais, etc.
Vantagens: fortalece a autoavaliação, o desenvolvimento da capacidade reflexiva, a ampliação das bases conceituais, o ressignificar da aprendizagem e da avaliação contínua.
Limites: dificuldades para devolutiva em classes numerosas, exige habilidade para comunicação escrita e expressão.
Prova:
- Instrumento para coleta de informações sobre conhecimentos e ou habilidades dos alunos;
- Precisa ser interpretada e não meramente corrigida;
- A reflexão sobre o resultado obtido permite ao professor reavaliar seu trabalho.
- Questões de múltipla escolha: difícil de construir, vantagem: correção rápida e objetivação da análise e interpretações.
- Questões discursivas: perguntas, proposições de um problema ou de um caso para análise, sobre as quais o aluno deve discorrer e apresentar argumentos com base nos que foi aprendido na unidade de ensino. Sua correção é mais demorada e sua análise e interpretação requer a construção de um critério objetivo de correção.
Indicação para o preparo da prova:
- Clareza do objetivo de cada pergunta: intencionalidade
- Manter coerência com os conteúdos e estratégias utilizadas durante as aulas;
- Adequação das questões ao nível dos alunos;
- Distribuição entre fáceis, médias e difíceis;
- Contextualizar as questões ou apresentá-las de forma a provocar o raciocínio.;
- Planejar a prova com antecedência: reler as questões, refazê-las e depurá-las.
- Atenção ao tamanho do instrumento, aos detalhes e com a linguagem.
- Evitar perguntas genéricas como: comente, dê sua opinião, dificultam a correção, pois propiciam todo tipo de resposta.
Para além da nota: análise de resultados
- O que o aluno não está aprendendo ou eu (professor) não estou tendo sucesso em fazê-lo aprender?
- Os objetivos propostos (para a unidade avaliada) foram efetivamente atingidos? os alunos estão próximos ou distantes de alcançá-los?
- Os materiais didáticos utilizados contribuíram para a obtenção de resultados?
Analisando as aulas
O ponto que eu escolhi para refletir e sobre a avaliação processual, aula 5.
É um processo para avaliar a aprendizagem ao longo das atividades que são bem diferenciadas, podendo ser apresentações,trabalho em grupo ou outro tipo de atividade. Permite o docente acompanhar os alunos em sua aprendizagem e diagnosticar qualquer dificuldade,intervindo e tentando mudar a forma de passar o conhecimento, para que assim o aluno aprenda e não somente decore o que está sendo ensinado.
É um processo para avaliar a aprendizagem ao longo das atividades que são bem diferenciadas, podendo ser apresentações,trabalho em grupo ou outro tipo de atividade. Permite o docente acompanhar os alunos em sua aprendizagem e diagnosticar qualquer dificuldade,intervindo e tentando mudar a forma de passar o conhecimento, para que assim o aluno aprenda e não somente decore o que está sendo ensinado.
Ampliando a discussão
Faça uma lista de instrumentos pelos quais seus professores de Educação Básica lhe avaliaram. A partir de exposto na vídeo-aula:
- Como você analisa as práticas avaliativas de seus professores?
- Que abordagem avaliativas predominaram na sua experiência enquanto aluno avaliado?
- É possível notar alguma ênfase em instrumento específico?
Na época que estava fazendo o Ensino Básico, os professores que me avaliavam usam os seguintes instrumentos:
- Provas: escritas, orais;
- Trabalho de pesquisas, resumos e ou resenhas de livros;
- Cadernos e outros materiais dos alunos;
- Participação e ou frequência às aulas.
Eles usam práticas avaliativas bem diferenciadas e interviam quando alunos tinham dificuldades, usando metodologias questionáveis. Era passada a matéria e explicada 2, 3 vezes e quem não entedia era colocado em fileiras separadas, como alunos mais fracos que necessitavam de mais atenção.
As provas escritas eram o processo avaliativa que mais tinha peso. Tínhamos que "decorar" todo o conteúdo, as vezes questionários enormes e responder do mesmo jeito que estava na correção destas perguntas. Acredito que decorávamos a matéria e não realmente aprendíamos.
A prova oral também era bastante utilizada e os alunos ficavam apavorados quando estas se aproximavam. quem não sabia a resposta era humilhado na frente da sala inteira. Presenciei cenas bem desagradáveis com colegas.
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