17. Reino Metazoa, Lophotrochozoa
Inicialmente, introduzimos o tema localizando os animais na grande árvore filogenética dos eucariontes, bem como apresentando o cladograma das relações entre os diferentes grupos de animais. Passamos então à abordagem dos seguintes grupos: poríferos, cnidários, platelmintos, moluscos e anelídeos.
Profº. Drº. João Miguel de Matos Nogueira
Reino Metazoa
- Maior reino dos seres vivos do planeta;
- Organismos eucariontes, multicelulares, heterótrofos, com ingestão do alimento, desenvolvimento embrionário com mórula e blástula;
- Origem: Opisthokonta, organismo com flagelo posterior.
Filo Porifera (Esponjas)
- Ausência de tecidos verdadeiros;
- Aquáticos, principalmente marinhos, sésseis, corpo tubular, com cavidade central (átrio)e abertura superior.
- Tipos de células:
- Porócitos;
- Coanócitos (coanordeerme);
- Amebócitos;arqueócitos, esclerócitos, espongiócitos, colêncitos (meso-hilo);
Reprodução assexuada por brotamento e regeneração. Sexuada com fecundação externa ou interna e desenvolvimento indireto (larva anfiblástula)
Filo Cnidaria (corais, anêmonas, medusas)
- Animais diblásticos, com simetria radial, aquáticos, principalmente marinhos. Adultos com epiderme e gastroderme, separadas por uma mesogleia gelatinosa;
- Corpo tubular, com cavidade central (cavidade gastrovascular) e abertura única (boca), circundada por tentáculos
- Digestão extracelular (cavidade gastrovascular)e intracelular;
- Sistema nervoso difuso; excreção e trocas gasosas por difusão;
- Reprodução assexuada por brotamento e regeneração. Sexuada frequentemente com alternância de gerações, fase sexuada realizada por medusas dioicas
Filo Platyhelminthes
- Animais triblásticos, com simetria bilateral, presentes em todos os ambientes,incluindo muitas espécies parasitas;
- Corpo achatado dorso-ventralmente, acelomado;
- Faringe eversível, intestino muito ramificado, ânus ausente; digestão concluída intracelularmente;
- Sistema nervoso em “escada de corda”, com par de gânglios cerebrais;
- Excreção por protonefrídios, trocas gasosas por difusão;
- Reprodução assexuada por fissão transversal e regeneração;
- Hermafroditas, com fecundação cruzada, interna, e desenvolvimento direto, nas formas terrestres, ou indireto, nas formas aquáticas e nos parasitas
Filo Mollusca
- Animais triblásticos, com simetria bilateral, presentes em todos os ambientes;
- Presença de manto, com células secretoras de espículas calcárias, e de rádula;
- Corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral;
- Trato digestivo completo, excreção por metanefrídios, trocas gasosas por brânquias na cavidade do manto;
- Circulação aberta;
- Somente reprodução sexuada, hermafroditas ou dióicos, fecundação interna ou externa, desenvolvimento indireto com larvas trocófora e véliger (exceto nos terrestres);
- Classes (7, apenas 3 estudadas no ensino médio)
Filo Annelida
- Triblásticos, bilaterais, celomados, presentes em todos os ambientes; poliquetas aquáticos, principalmente marinhos, clitelados terrestres e de água doce;
- Corpo cilíndrico a achatado dorso-ventralmente, metamerizado;
- Trato digestivo completo, excreção metanefridial, trocas gasosas cutâneas ou por brânquias;
- Circulação fechada, com vasos dorsal e ventral, e capilarizações segmentares; corações laterais;
- Celoma amplo e homologia seriada
- Locomoção por ação das musculaturas circular e longitudinal contra o fluido celomático (esqueleto hidrostático); movimentos peristálticos;
- Cerdas e parapódios;
- Reprodução assexuada por fragmentação e regeneração, ausente em Hirudine;
- Poliquetas: dioicos, geralmente com fecundação externa e larva trocófora;
- Clitelados: hermafroditas, com fecundação externa (oligoquetas) ou interna (sanguessugas), depositando ovos em casulo produzido pelo clitelo, com desenvolvimento direto
- Reprodução assexuada por fragmentação e regeneração, ausente em Hirudinea;
- Poliquetas: dioicos, geralmente com fecundação externa e larva trocófora;
- Clitelados: hermafroditas, com fecundação externa (oligoquetas) ou interna (sanguessugas), depositando ovos em casulo produzido pelo clitelo, com desenvolvimento direto.
18. Ecdysozoa
Realizamos uma introdução sobre as relações filogenéticas entre anelídeos e artrópodes, que atualmente são considerados, respectivamente, lofotrocozoários e ecdizoários. Passamos a abordagem detalhada dos nematódeos. São então estudados os artrópodes, com destaque para as classes dos quelicerados, crustáceos, miriápodes e insetos.
Profº. Drº. João Miguel de Matos Nogueira
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Ecdysozoa
Introdução:- Filo Nematoda;
- Filo Arthropoda;
Classe Crustace;
Classe Myriapoda;
Classe Insecta
Hipóteses “Articulata” x “Ecdysozoa e Lophotrochozoa”
Filo Nematoda:
- Triblásticos, bilaterais, presentes em todos os ambientes, muitos parasitas em alguma fase da vida;
- Corpo cilíndrico com extremidades afiladas, não segmentado, revestido por espessa cutícula (mudas nos estágios iniciais de vida);
- Pseudocelomados;
- Trato digestivo completo, excreção metanefridial, trocas gasosas cutâneas, sistema circulatório ausente (fluido pseudocelomático);
- Processos mioplasmáticos;(característica epecial)
- Somente reprodução sexuada, dioicos, com dimorfismo sexual, fecundação interna e desenvolvimento indireto; formas parasitas podem apresentar hospedeiros intermediários;
- Somente musculatura longitudinal; movimentos coleantes;
- Doenças de humanos: ascaridíase (lombriga), filariose (elefantíase e outras) e amarelão.
Filo Arthropoda
(Maior grupo de seres vivos do planeta)- Triblásticos, bilaterais, presentes em todos os ambientes;
- Corpo revestido por exoesqueleto quitinoso, com apêndices articulados;
- Celoma muito reduzido, apenas nas gônadas e nefrídios;
- Crescimento por ecdise;
- Metamerizados; tagmose: cabeça + tórax + abdômen; cefalotórax + abdômen; cabeça + tronco;
- Órgãos sensoriais muito desenvolvidos; olhos compostos;
- Trato digestivo completo, excreção originalmente metanefridial;
- Circulação aberta, com coração tubular dorsal com ostíolos, num seio pericárdico hemocélico, e ampla cavidade do corpo(hemocele), de origem mista;
- Reprodução exclusivamente sexuada.
Classe Chelicerata
- Límulos, aranhas, escorpiões, ácaros;
- Tagmose: cefalotórax + abdômen; apêndices: cefalotórax: (antenas ausentes) 1 par de quelíceras(inocular o veneno), 1 par de pedipalpos e 4 pares de pernas; abdômen: reduzidos a ausentes,pulmões foliáceos e fiandeiras;
- Excreção por metanefrídios modificados em glândulas coxais;
- Trocas gasosas por pulmões foliáceos e/ou pseudotraqueias;
- Frequentemente com dimorfismo sexual, fecundação interna e desenvolvimento direto (exceto límulo)
Classe Crustacea
- Camarões, caranguejos, lagostas, tatuzinhos-de-jardim;
- Tagmose: cefalotórax + abdômen ou cabeça + tronco; apêndices: cefalotórax: 2 pares de antenas, peças bucais (1 par de mandíbulas, 2 pares de maxilas + maxilípedes) e geralmente 5 pares de pernas; todos os segmentos abdominais com apêndices desenvolvidos;
- Excreção por metanefrídios modificados em glândulas antenais ou maxilares;
- Trocas gasosas por brânquias, em regiões modificadas dos apêndices torácicos e/ou abdominais;
- Fecundação interna ou externa, desenvolvimento indireto, com vários estágios larvais (náuplio). Partenogênese comum
Classe Myriapoda
- Diplópodes (piolhos-de-cobra ou milípedes) e quilópodes (lacraias ou centopeias);
- Tagmose: cabeça + tronco; apêndices: 1 par de antenas, peças bucais (1 par de mandíbulas e 1-2 pares de maxilas), 1 par de apêndices por segmento do tronco;
- Diplópodes com diplossegmentos, exceto os mais anteriores. Quilópodes com forcípulas;
- Excreção por túbulos de Malpighi;
- Trocas gasosas por traqueias;
- Fecundação interna, desenvolvimento direto.
Classe Insecta
- Maior grupo de seres vivos do planeta;(Besouro, grilo, pulga, libélula, mosquito, borboleta)
- Tagmose: cabeça (5 segmentos) + tórax (3 segmentos) + abdômen (11 segmentos)
- Apêndices: 1 par de antenas, peças bucais (1 par de mandíbulas e 2 pares de maxilas), 1 par de pernas por segmento do tórax (3 pares), abdômen com apêndices reduzidos ou ausentes;
- Excreção por túbulos de Malpighi;
- Trocas gasosas por traqueias;
- Fecundação interna, desenvolvimento direto ou indireto: ametábolos (sem metamorfose), hemimetábolos e holometábolos (metamorfose completa, ovo - larva(com habito alimentar diferente do adulto) - lagarta - casulo - transformação);
- Razões do sucesso: associação com plantas, ausência de competição entre larvas e adultos(holometábolos), sistemas mais eficientes(traqueias, túbulos de Malpighi)
19. Deuterostomia
Discutimos a deuterostomia e os equinodermos e cordados são estudados em detalhes. Dentro desse último grupo, iniciamos abordando o craniados mais basais, com formas semelhantes a peixes, mas sem as nadadeiras pares, nem mandíbula. Passamos a focar condrictes, osteíctes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Profº. Drº. João Miguel de Matos Nogueira
Profº. Drº. João Miguel de Matos Nogueira
Deuterostomia
Introdução:
- Filo Echinodermata
- Filo Chordata
Classe Agnatha (peixes sem mandíbula)
Classe Chondrichthyes (peixes cartilaginosos)
Classe Osteichthyes (peixes ósseos)
Classe Amphibia
Classe Reptilia
Classe Aves
Classe Mammalia
Introdução:Características: blastóporo originando o ânus, clivagem radial, celoma enterocélico.
Filo Echinodermata
(Estrelas- do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar)- Triblásticos, celomados, exclusivamente marinhos;
- Adultos com simetria penta-radial, larvas bilaterais;
- Endoesqueleto como ossículos mesodérmicos, fundidos numa carapaça ou não; Echinodermata = espinhos na pele;
- Sistema ambulacral: madreporito, canal pétreo, canal circular, canais radiais, pés ambulacrais;
- Utilizado para locomoção e/ou alimentação, além de realizar excreção e trocas gasosas por difusão;
- Trato digestivo completo, mas ânus frequentemente reduzido a ausente;
- Alta capacidade de regeneração. Dioicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto, com larva plúteo;
- Classes:
- Crinoidea: lírios-do-mar; boca virada para cima; ambúlacro aberto, usado para filtração
- Asteroidea: estrelas-do-mar; boca virada para baixo; ambúlacro aberto, para locomoção; braços orais gradualmente mais largos em direção ao disco oral; digestão extra-corpórea.
- Ophiuroidea: serpentes-do-mar; boca virada para baixo; ambúlacro fechado, para alimentação; braços orais, uniformemente cilíndricos, com “vértebras”, disco oral bem definido.
- Echinoidea: boca virada para baixo; ambúlacro fechado, para locomoção; endoesqueleto fundido numa carapaça. Regulares (ouriços-do-mar) e irregulares (bolachas-da-praia).
- Holothuroidea: pepinos-do-mar; reversão da simetria penta-radial para bilateral; ambúlacro fechado, para alimentação e locomoção; endoesqueleto reduzido a ossículos dérmicos isolados
Filo Chordata
(vertebrados)- Triblásticos, celomados, bilaterais;
- Presença de notocorda, tubo nervoso oco e dorsal, fendas na faringe;
- Protocordados (Urochordata e Cephalochordata) e Craniata (Vertebrata);
- Subfilo Urochordata: ascídias e salpas; envoltos por uma túnica aberta apenas nos sifões inalante e exalante; notocorda apenas na cauda da larva, totalmente ausente nos adultos; filtradores (fendas faríngeas) ascídias sésseis, salpas plantônicas;
- Subfilo Cephalochordata: anfioxo; fendas faríngeas abrindo-se para um átrio; notocorda presente toda a vida; filtradores, parcialmente enterrados no sedimento;
3.Subfilo Craniata: feiticeiras e vertebrados; crânio e coluna vertebral (exceto feiticeiras)
Classe Agnatha:
Lampreias e feiticeiras; ausência de mandíbula e nadadeiras paresClasse Chondrichthyes:
Tubarões, raias e quimeras; com mandíbula e nadadeiras pares; corpo revestido por dentículos dérmicos.Classe Osteichthyes:
Peixes ósseos; com opérculo branquial; corpo revestido por escamas dérmicas; bexiga natatória.(Mandarm, cavalo-marinho, lion)
Classe Amphibia:
Sapos, pererecas, salamandras- Problemas no ambiente terrestre: tegumento mucoso, usado para trocas gasosas, frequentemente venenoso, pulmões pouco ramificados, ausência de costelas, circulação dupla incompleta, larva aquática.
Classe Reptilia:
Tartarugas, lagartos, serpentes, jacarés, dinossauros (aves)- Adaptações ao ambiente terrestre: tegumento revestido por escamas epidérmicas, pulmões mais ramificados, costelas articuladas, septo parcial no ventrículo cardíaco, ovo amniótico
Classe Aves: pássaros, pinguins, galinha, seriema; originadas de répteis semelhantes a dinossauros
- Adaptações ao voo: ossos pneumáticos, musculatura peitoral desenvolvida e esterno com quilha, ossos fundidos nas cinturas, ausência de dentes e bexiga, sacos aéreos, metabolismo alto;
- Razões para o alto metabolismo: grande superfície pulmonar, circulação dupla completa, endotermia (penas)
Classe Mammalia:
Homem, macaco, onça, rato, etc- Tegumento com pelos e glândulas exócrinas(sudoríparas, sebáceas e mamárias);
- Três ossículos no ouvido médio;
- Razões para o alto metabolismo: grande;
- Superfície pulmonar (pulmões alveolares),circulação dupla completa, hemáceas anucleadas, endotermia (pelos e glândulas sudoríparas);
- Monotremados (ovíparos), marsupiais e placentários
Evolução do Sistema Circulatório
- Circulação simples: Peixes (o sangue passa uma única vez pelo coração acada volta no corpo)
- Circulação dupla
20. A importância dos espaços de educação não formal para a conservação da biodiversidade
A aula tem início com uma discussão sobre a complexidade do conceito Biodiversidade. Passamos então à abordagem dos valores da Biodiversidade, bem como dos fatores que ameaçam tal diversidade. São focadas algumas ações para proteger a Biodiversidade, entre elas destacamos aquelas empreendidas nos espaços de educação não formal.ª. Dr
Profª. Drª. Alessandra Fernandes Bizerra
Profª. Drª. Alessandra Fernandes Bizerra
RIQUEZA DE ESPÉCIES
Número de espécies descritas:
1,2 a 1,9 milhão de espécies
Número de espécies descritas no Brasil:
170 a 210 mil
Número estimado de espécies:
3 a 100 milhões
Camilo Mora e colaboradores (2011) – 8,7 milhões
3 a 100 milhões
Camilo Mora e colaboradores (2011) – 8,7 milhões
Número estimado de espécies brasileiras:
1,8 milhão
HOTSPOTS: São áreas no globo terrestre que tem um grande número de espécies mas que sofrem um grande risco de extinção.
HBWA: Áreas selvagens de grande biodiversidades, que ainda não estão como as áreas Hotsposts, mas se não tomar cuidado pode virar.
17 países concentram 2/3 da riqueza mundial
África do Sul, Bolívia, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Equador, Filipinas, Índia, Indonésia, Madagáscar, Malásia, México, Peru, Quênia, Rep. Dem. do Congo, Venezuela
Riqueza de espécies
NÍVEIS DA BIODIVERSIDADE
Diversidade:
QUAL O “VALOR” DA BIODIVERSIDADE?
Valores:
QUAIS AS PRINCIPAIS AMEAÇAS?
Ações humanas levam a:
Níveis de participação:
QUEM É RESPONSÁVEL?
Institucional:
Espaços de Educação Não Formal:
1,8 milhão
HOTSPOTS: São áreas no globo terrestre que tem um grande número de espécies mas que sofrem um grande risco de extinção.
HBWA: Áreas selvagens de grande biodiversidades, que ainda não estão como as áreas Hotsposts, mas se não tomar cuidado pode virar.
PAÍSES MEGADIVERSOS
17 países concentram 2/3 da riqueza mundial
África do Sul, Bolívia, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Equador, Filipinas, Índia, Indonésia, Madagáscar, Malásia, México, Peru, Quênia, Rep. Dem. do Congo, Venezuela
O QUE É BIODIVERSIDADE?
Riqueza de espécies
NÍVEIS DA BIODIVERSIDADE
Diversidade:
- Genética;
- Ecossistêmica;
- De grupos funcionais;
- Interações biológicas
QUAL O “VALOR” DA BIODIVERSIDADE?
Valores:
- Ecológico funcional: importante para ter uma grande diversidade para que não entre em extinção;
- Econômico instrumental (“serviços ambientais”): importante manter a biodiversidade pois muitos remédios vem da natureza;
- Evolutivo e científico: conhecer o processo evolutivo das espécies e assim estudar mais a fundo;
- Estético: viver com o belo, viver num ambiente com diversos tipos de biodiversidade;
- Reparo: pelos anos que foram causados diversos danos a natureza;
- Ético/intríseco: que o ser vivo tem o direito a vida.
QUAIS AS PRINCIPAIS AMEAÇAS?
Ações humanas levam a:
- Perda e fragmentação de habitats, como a agricultura;
- Introdução de espécies exóticas, também gera extinção pois cria concorrência onde só havia o equilíbrio;
- Caça ou extermínio deliberado;
- Poluição e contaminação;
- Mudanças climáticas;
- Biopirataria;
6ª Grande Extinção?W
QUEM É RESPONSÁVEL?
Níveis de participação:
- Individual;
- Coletivo ;
- Institucional;
- Governamental;
- Convenção sobre a Diversidade Biológica e Convenção do Clima
QUEM É RESPONSÁVEL?
Institucional:
Espaços de Educação Não Formal:
Enf no Brasil
Pedagogia Social (Educação para cidadania; direitos humanos; igualdade; democracia; exercício da cultura; manifestação das diferenças culturais) (GOHN, 2006) - movimentos sociais e ONGs.
Alfabetização Científica - ONGs e museus.
E OS MUSEUS?
- Salas de Cinema: 2098;
- Teatros: 1229;
- Museus: 3118 (23 virtuais)
ESPECIFICIDADE DOS MUSEUS
- Van-Präet e Poucet (1989): a especificidade do museu está relacionada a elementos como o lugar, o tempo e os objetos.
- Hein (1998) - dimensões:
- cognitiva;
- afetiva
- conativa (da ação consciente)
MUSEUS E CONSERVAÇÃO
Zoológicos, Jardins Botânicos, Centros de Ciências...
Potencial de estimular hábitos positivos em relação ao meio ambiente
Pesquisas na área:
Maior compreensão das relações homem/ambiente não dependem de conhecimentos de morfologia e taxonomia dos organismos; maiores conhecimento e familiaridade estão relacionados a atitudes mais favoráveis.
ENGAJAMENTO
- Hábito de visitar museus;
- Conversas afetivas – memória a longo prazo;
- Planejamento pré, durante e pós-visita;
- Autonomia do estudante;
- Empírico - teórico. Sentidos e sensações.
No portfólio desta semana, você deve responder às questões sobre a segunda ideia (Valores da biodiversidade) colocando-se na posição de professor de Ensino Fundamental.
a. Por que é importante que os estudantes entendam a ideia de Valores da Biodiversidade?
É importante que os estudantes entendam e aprendam a valorizar e preservar desde pequenos a Biodiversidade, vivemos no mesmo ecossistema e nós temos a obrigação e a necessidade de ensinar e ajudar os estudantes a conscientizar-se disso, um sistema complexo onde todos estão interligados.
b. Que tipos de dificuldades você acha que os estudantes devem ter para compreender essa ideia?
A grande dificuldade está no hábito cotidiano das pessoas. Valorizando a tecnologia e menosprezando o contato com a natureza. É mais seguro e confortável jogar jogos de computadores do que ir ao parque ou ao Zoológico. Além de medo que as pessoas sentem de insetos, pequenos animais, certa aversão a terra, plantas, fazendo uma ligação errônea com sujeira.
c. Como você poderia auxiliar os estudantes a superar tais dificuldades sobre essa ideia?
Introduzindo conceitos de meio ambiente, tanto teórico como prático. Organizando trilhas dirigidas com monitores, mostrando a biodiversidade da região de maneira agradável. Levando a passeios, como por exemplo ao Butantã, que faz um trabalho de preservação e educação, e em dias específicos podem pegar e acariciar algumas espécies de cobras.Tentar proporcionar o contato com a natureza.
d. Descreva metodologia(s) didática(s) que você usaria para abordar essa ideia de Valores da Biodiversidade em sala de aula?
A abordagem seria feita em três etapas:
1 . Exibição em sala de aula do filme Bee Movie - A história de uma abelha. (2007)
O filme mostra o mundo das abelha sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar humano.
1 . Exibição em sala de aula do filme Bee Movie - A história de uma abelha. (2007)
O filme mostra o mundo das abelha sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar humano.
Assim, Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela apropriação indevida do mel.
O filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da co-dependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.(http://www.editorapositivo.com.br/)
2. Uma aula teórica sobre o assunto :"As abelhas e os serviços ecossitêmicos".
Levaria informações sobre o papel da abelha na biodiversidade, como polinizadoras na natureza e na agricultura. As consequências do desmatamento que as afetam diretamente e sem elas não há a polinização necessária para o nascimento de várias espécies de plantas que podem entrar em extinção. Ajudando o aluno a refletir a importância de um ecossistema equilibrado.
3. Essa terceira etapa ficará a critério dos alunos, que deverão se dividir em grupos, estudar o assunto e apresentar um vídeo, uma peça de teatro ou um seminário, de livre escolha(o qual o grupo se sentir mais a vontade e confiante em fazer) o que entenderam sobre o ecossistema, a ideia de Valores da Biodiversidade, serviços ecossistêmicos, seguindo ou não o exemplo dado no vídeo.
e. Como você avaliaria se os estudantes aprenderam sobre essa ideia?
A avaliação será feita pela participação e interesse de cada aluno nas 3 etapas.
Fontes:
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