sábado, 7 de novembro de 2015

Processos de Avaliação - 4ª Semana

7. Prática de avaliação: critérios

Como traduzir as produções dos alunos em uma nota? Que critérios usar para avaliar a produção discente? Qual é a melhor forma de comunicar o resultado da avaliação aos alunos: notas ou conceitos? Esses e outros aspectos relacionados aos critérios utilizados nas avaliações são discutidos nessa videoaula.
Profª. Drª. Adrian Bauer





Critérios: definições

  • “Princípio utilizado para julgar, apreciar, comparar”,(Pacheco, 2002, pg 58.)
  • “Características ou propriedade de um objeto que permite atribuir-lhe um juízo de valor” (Hadji, 1994, pg 186.)

Avaliação normativa:                                  


  • O desempenho de cada aluno é comparado com o desempenho médio do grupo do qual faz parte.
  • Propósitos: classificar, comparar
  • Finalidades: atribuir níveis, notas numa classificação ordenada;
  • Utilização das informações: indicar quem necessita de medidas de apoio para atingir o sucesso;
  • Implicações para os alunos: classificação, competição.

Avaliação criteriada:

  • O desempenho do aluno é analisado tendo como norte os objetivos da aprendizagem;
  • Propósitos: avaliar as aprendizagens de cada aluno;
  • Finalidades: permitir a atribuição a cada aluno de níveis que traduzam o domínio dos objetivos.

Avaliação criteriada 2:

  • Utilização das informações: identificar pontos fortes e dificuldades de cada aluno, potencializando as medidas de apoio;
  • Implicações para os alunos, comparação do aluno consigo próprio.

Critério de realização

Charles Hadji
  • Definem os diferentes procedimentos para efetuar a tarefa proposta
  • Indica-se que sejam acordados com os alunos

Critérios de êxito:
  • São indicadores de sucesso que esclarecem, para cada critério avaliativos, os níveis de exigência que indicam quando as aprendizagens estão satisfatórias ou não.
  • Indica-se que sejam acordados com a equipe escolar.

Comunicação dos resultados

  • Pouco uso da prática devolutiva aos alunos
  • Formas de divulgação para os alunos e para as famílias.


8. Avaliação e qualidade da educação

O objetivo da aula é discutir as relações polêmicas entre avaliação e qualidade da educação, problematizando os diversos significados da palavra qualidade.




Qualidade da educação:

  • Conceito polissêmico e multifacetado, admite diferentes significados na literatura educacional.
  • Conceito histórico: a noção de qualidade muda consistência ou excelência; processo ou produto; acesso, permanência e conclusão e mensurabilidade.

Qualidade de ensino como componente do direito à educação:

  • Inciso VII do artigo 206 da constituição federal de 1988; qualidade como um dos componentes do direito à educação;
  • Acesso e permanência, qualidade medida pelo fluxo;
  • Qualidade, pelos testes;
  • Necessidade de operacionalização do conceito para que ele possa produzir efeitos, definição de um padrão de qualidade de ensino;
  • Medida e avaliação do alcance desse padrão, monitoramento e gestão das redes de ensino;



Significados da qualidade educacional: acesso, fluxo e desempenho.


  • Quantidade x qualidade;
  • Expansão de matrículas: perda de qualidade de ensino;
  • Democratização do acesso: qualidade á educação;

Estratégias par resolver o problema:


  • Avaliações de rede de ensino externas e em larga escala (década de 1990), centralidade na proposição de políticas públicas educacionais, monitoramento e avaliação da qualidade, 1990, SAEB;
  • “Coleta de dados que permitem a avaliação de conhecimentos e habilidades dos alunos em diferentes séries e áreas curriculares e a identificação de fatores associados à organização e funcionamento da escola, aos professores e diretores à prática pedagógica e aos alunos, que se acredita tenham influência na qualidade do ensino ministrado.(Mec/INEP, 1998).

Definição de critérios de qualidade:


  • Indicadores de qualidade: resultados/produto ou meios/processo.
  • Desafios de mensuralidade: de alguns processos e produtos
  • Diversas iniciativas: indicadores de qualidade da educação infantil e do ensino fundamental; IDEB; escalas de infraestrutura; indicadores do INEP; CAQi.
  • Questão técnica x questão política

Tensões e contradições:


  • Resultados de avaliação externa como o indicador ou a medida da qualidade da educação escolar: uma tendência das políticas educacionais.
  • Redução do entendimento de qualidade a duas dimensões apenas: fluxo e rendimento em LP e Mat. (IDEB).




Agora é a sua vez. Com base nos conceitos trabalhados na aula e nos textos, elabore uma grade de critérios de avaliação para a atividade avaliativa que produziu no portfólio da semana 3 (aulas 5 e 6). Não deixe de contextualizar os conteúdos que foram avaliados e os instrumentos que utilizou na avaliação.

Portfólio



Quando eu era aluno/avaliado a prática utilizada sempre foi o avaliativo, prova mensal e bimestral. Os alunos até sabiam a matéria estudada, mas o psicológico que os professores faziam era grande. Não tinha um aluno que ia realizar a avaliação com medo de tirar uma nota baixa. Alunos mais sensíveis passavam mal.

 O próprio professor fazia uma competição interna com os melhores e piores alunos, notas mais alta e mais baixa da sala, era constrangedor para muitos alunos. (Lembrando que cursei o ensino básico na década de 80).

Assistindo a aula 7, de Processos de Avaliação, acredito pessoalmente que o método de avaliação que é mais apropriado para que o aluno aprenda realmente o que é esperado, é a criteriada, podendo o professor direcionar e sanar dúvidas individualmente. Considerando que vivemos em uma sociedade competitiva pode-se alternar a avaliação para normativa, para o próprio aluno se classificar entre os demais, saber se o desempenho dele está na média. Mas evitando comparações do professor com os outros alunos e sempre tentando trazer o interesse do aluno para o assunto estudado.





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