7. Prática de avaliação: critérios
Como traduzir as produções dos alunos em uma nota? Que critérios usar para avaliar a produção discente? Qual é a melhor forma de comunicar o resultado da avaliação aos alunos: notas ou conceitos? Esses e outros aspectos relacionados aos critérios utilizados nas avaliações são discutidos nessa videoaula.
Profª. Drª. Adrian Bauer
Profª. Drª. Adrian Bauer
Critérios: definições
- “Princípio utilizado para julgar, apreciar, comparar”,(Pacheco, 2002, pg 58.)
- “Características ou propriedade de um objeto que permite atribuir-lhe um juízo de valor” (Hadji, 1994, pg 186.)
Avaliação normativa:
- O desempenho de cada aluno é comparado com o desempenho médio do grupo do qual faz parte.
- Propósitos: classificar, comparar
- Finalidades: atribuir níveis, notas numa classificação ordenada;
- Utilização das informações: indicar quem necessita de medidas de apoio para atingir o sucesso;
- Implicações para os alunos: classificação, competição.
Avaliação criteriada:
- O desempenho do aluno é analisado tendo como norte os objetivos da aprendizagem;
- Propósitos: avaliar as aprendizagens de cada aluno;
- Finalidades: permitir a atribuição a cada aluno de níveis que traduzam o domínio dos objetivos.
Avaliação criteriada 2:
- Utilização das informações: identificar pontos fortes e dificuldades de cada aluno, potencializando as medidas de apoio;
- Implicações para os alunos, comparação do aluno consigo próprio.
Critério de realização
Charles Hadji
- Definem os diferentes procedimentos para efetuar a tarefa proposta
- Indica-se que sejam acordados com os alunos
Critérios de êxito:
- São indicadores de sucesso que esclarecem, para cada critério avaliativos, os níveis de exigência que indicam quando as aprendizagens estão satisfatórias ou não.
- Indica-se que sejam acordados com a equipe escolar.
Comunicação dos resultados
- Pouco uso da prática devolutiva aos alunos
- Formas de divulgação para os alunos e para as famílias.
8. Avaliação e qualidade da educação
O objetivo da aula é discutir as relações polêmicas entre avaliação e qualidade da educação, problematizando os diversos significados da palavra qualidade.
Qualidade da educação:
- Conceito polissêmico e multifacetado, admite diferentes significados na literatura educacional.
- Conceito histórico: a noção de qualidade muda consistência ou excelência; processo ou produto; acesso, permanência e conclusão e mensurabilidade.
Qualidade de ensino como componente do direito à educação:
- Inciso VII do artigo 206 da constituição federal de 1988; qualidade como um dos componentes do direito à educação;
- Acesso e permanência, qualidade medida pelo fluxo;
- Qualidade, pelos testes;
- Necessidade de operacionalização do conceito para que ele possa produzir efeitos, definição de um padrão de qualidade de ensino;
- Medida e avaliação do alcance desse padrão, monitoramento e gestão das redes de ensino;
Significados da qualidade educacional: acesso, fluxo e desempenho.
- Quantidade x qualidade;
- Expansão de matrículas: perda de qualidade de ensino;
- Democratização do acesso: qualidade á educação;
Estratégias par resolver o problema:
- Avaliações de rede de ensino externas e em larga escala (década de 1990), centralidade na proposição de políticas públicas educacionais, monitoramento e avaliação da qualidade, 1990, SAEB;
- “Coleta de dados que permitem a avaliação de conhecimentos e habilidades dos alunos em diferentes séries e áreas curriculares e a identificação de fatores associados à organização e funcionamento da escola, aos professores e diretores à prática pedagógica e aos alunos, que se acredita tenham influência na qualidade do ensino ministrado.(Mec/INEP, 1998).
Definição de critérios de qualidade:
- Indicadores de qualidade: resultados/produto ou meios/processo.
- Desafios de mensuralidade: de alguns processos e produtos
- Diversas iniciativas: indicadores de qualidade da educação infantil e do ensino fundamental; IDEB; escalas de infraestrutura; indicadores do INEP; CAQi.
- Questão técnica x questão política
Tensões e contradições:
- Resultados de avaliação externa como o indicador ou a medida da qualidade da educação escolar: uma tendência das políticas educacionais.
- Redução do entendimento de qualidade a duas dimensões apenas: fluxo e rendimento em LP e Mat. (IDEB).
Agora é a sua vez. Com base nos conceitos trabalhados na aula e nos textos, elabore uma grade de critérios de avaliação para a atividade avaliativa que produziu no portfólio da semana 3 (aulas 5 e 6). Não deixe de contextualizar os conteúdos que foram avaliados e os instrumentos que utilizou na avaliação.
Portfólio
O próprio professor fazia uma competição interna com os melhores e piores alunos, notas mais alta e mais baixa da sala, era constrangedor para muitos alunos. (Lembrando que cursei o ensino básico na década de 80).
Assistindo a aula 7, de Processos de Avaliação, acredito pessoalmente que o método de avaliação que é mais apropriado para que o aluno aprenda realmente o que é esperado, é a criteriada, podendo o professor direcionar e sanar dúvidas individualmente. Considerando que vivemos em uma sociedade competitiva pode-se alternar a avaliação para normativa, para o próprio aluno se classificar entre os demais, saber se o desempenho dele está na média. Mas evitando comparações do professor com os outros alunos e sempre tentando trazer o interesse do aluno para o assunto estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário