domingo, 8 de março de 2015

Filosofia

Filosofia - 1ª Semana


O que entender por Filosofia - 1

Nesta aula são apresentadas ideias sobre uma possível noção do que seja Filosofia e sobre a necessidade de todos os seres humanos terem alguma formação filosófica, em especial os educadores. Indica as grandes questões trabalhadas na Filosofia.

Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri


O que entender por Filosofia - 2

Aqui são indicadas possíveis leituras para quem quer se iniciar na formação filosófica. São apresentadas ideias de Aristóteles e de Platão sobre a origem do filosofar nos seres humanos e, a partir daí, considerações sobre a importância do filosofar na vida das pessoas.
Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri





Relação Filosofia e Educação - 1

O que significa fazer filosofia da Educação? Na aula são apresentadas ideias de dois pensadores brasileiros sobre as relações entre Filosofia e Educação e algumas posições filosóficas a partir das quais podem ser elaboradas propostas educacionais.
Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri




Relação Filosofia e Educação - 2

Uma relação importante da Filosofia com a Educação é a do seu papel na formação do Educador. A necessidade dessa formação para o professor decorre do fato que lhe cabe decidir por caminhos que pretende oferecer como bons aos humanos em formação com os quais entra em relação.
Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri





Filosofia da educação




Atividade das aulas 1 – 4

Nesta semana, nas quatro primeiras aulas da disciplina Filosofia da Educação, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro uma noção de Filosofia (em duas aulas) e, em seguida, em mais duas aulas procurou-se mostrar a íntima relação entre Filosofia e Educação. Nestas duas aulas primeiro foram apresentadas noções de Filosofia da Educação e, depois, foi indicada a importância da Filosofia na Formação do professor-educador. 

Pois bem. Com base nas videoaulas e nos textos-base relativos a elas, responda às seguintes questões:

1. Que noção de Filosofia foi apresentada? Você pode copiar uma noção apresentada ou, o que é melhor, ler a noção apresentada, procurar entendê-la e registrar com suas palavras o que entendeu ser a Filosofia.

O Iluminismo surgiu na França do século XVII e propunha o domínio do pensamento racional sobre o teocentrismo (Deus no centro de todas explicações) que predominava na Europa desde a época Medieval. De acordo com os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de jogar luzes nas trevas em que se encontrava grande parte da humanidade. Fizeram também uma forte crítica ao absolutismo ao defenderem a liberdade econômica, política e social.

2. Por que, de acordo com o texto, as “questões fundamentais” apresentadas como sendo o grande interesse da reflexão filosófica e, principalmente as repostas dadas a elas, são fundamentais para todas as pessoas?

"Questões fundamentais" ou "Perguntas da vida" são importantes porque fazem as pessoas refletirem, questionarem a respeito de assuntos diversos e não ficarem no automático, aceitando o pensamento de outros, sem ao menos indagar se essa resposta é a certa para seu modo de vida.


3. Por que as respostas a estas “questões fundamentais”, ou às “perguntas da vida”, são importantes para a orientação das ações educativas?

Acredito que a importância das respostas as "questões fundamentais" ou "as perguntas da vida", está justamente no incentivo a reflexão. Um educador deve dar e estimular, a oportunidade de cada um refletir e achar a sua resposta.


4. O que é mesmo Filosofia da Educação? Tente dizer com suas palavras partindo do que consta no texto-base da terceira aula.
Filosofia da Educação é um processo de reflexão sobre educação, os caminhos da educação, como auxiliar na homonização, qual caminho a seguir na formação ética, política, epistemológica, estética, entre outros.

5. Por que um professor de Ciências necessita, também, de formação filosófica?

Devemos lembraram que além de professores de Ciências intencionais, são educadores e vão poder auxiliar na construção de um ser humano de bem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário