quarta-feira, 11 de março de 2015

Filosofia - 2ª Semana

Filosofia - 2ª Semana


A Filosofia que pensa a Educação (parte 1) 

Esta vídeo aula apresenta ideias sobre Educação como o processo de formação humana, levanta questões sobre pontos de partida para este processo de formação servindo-se de falas de alguns filósofos.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier





A Filosofia que pensa a Educação (parte 2)

A sexta vídeo aula apresenta e comenta ideias de pensadores/filósofos sobre educação como as Kant, Savater, Marx e Engels e Arendt. Indica leituras sobre pensamento de outros filósofos sobre a educação.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier




Antropologia Filosófica e Educação (parte 1)

A sétima aula apresenta ideias iniciais sobre o que seja a Antropologia Filosófica e sua elação com a Educação. Aponta para algumas posições relativas à concepção do ser humano e chama a tenção para a importância desta reflexão para educadores.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier





Antropologia Filosófica e Educação (parte 2)

A oitava aula retoma algumas concepções filosóficas sobre o ser humano (algumas Antropologias Filosóficas) e indica possíveis consequências destas concepções para a Educação.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier






Nesta segunda semana, na disciplina filosofia da Educação, foram trabalhados dois temas: nas quinta e sexta aulas pensamos um pouco sobre o que é educação ajudados por ideias de alguns filósofos. Nas sétima e oitava aulas iniciamos uma reflexão a respeito da relação entre Antropologia Filosófica (concepções de ser humano) e Educação. 

Com base nas vídeo-aulas desta semana e nos textos-base faça as duas atividades propostas. 

atividade 1

O texto-base da quinta aula apresenta uma ideia de educação assim: educação é o processo de formação humana. Além disso, o texto afirma que há dois tipos de formação humana: um que impõe uma “forma” humana e outro que procura favorecer um processo no qual as pessoas formam-se sem receber uma “forma” humana imposta. A seguir o texto apresenta uma pergunta: “Formamo-nos? Somos formados? Ou ambas as situações?”. 

O autor do texto diz que opta por afirmar que nós nos formamos e que também somos formados. Como ele justifica esta opção? 

Leia a parte do texto que está logo após estas perguntas e faça um resumo desta posição do autor. Veja que ele a reforça com ideias de outros autores. Conclua dizendo o que você acha? Talvez a ideia de autonomia e, ao mesmo tempo, de dependência ajude para sua resposta.


"Somos dependentes de muitas influências em nossa constituição humana e, ao mesmo tempo, somos autores da nossa maneira de ser gente. Há uma autonomia e, ao mesmo tempo, uma dependência do ambiente ou dos ambientes nos quais vivemos."

Concluindo, eu acredito em ambas afirmações. Nascemos humanos e o meio em que vivemos, família,educadores, sociedade colaboram para formação de seres humanos.
Gostaria de realçar minha opinião com a frase de Savater "Nascemos humanos, mas isso não basta: temos também que chegar a sê-lo".

atividade 2

No texto-base da sétima aula foi apresentado um entendimento do que seja Antropologia Filosófica (reflexão crítica, rigorosa, profunda e abrangente sobre o ser humano) e a relação que as concepções sobre o ser humano (as antropologias) têm com a educação. Foram também apresentadas algumas destas concepções de ser humano. No texto-base da oitava aula forma indicadas algumas consequências de concepções sobre o ser humano para a educação. Ou seja, foi afirmado que, dependendo da concepção sobre o ser humano (da Antropologia Filosófica) faz-se educação de uma maneira ou de outra. 

Releia os dois textos, escolha uma das concepções de ser humano ali apresentadas e diga, com suas palavras, como seria uma educação que se oriente por esta concepção.


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Concepção Cientificista - Sustenta que o  ser humano a mais complexa forma de vida, sendo um ser da natureza e suas atividades são determinadas pelas leis da Física, Química e Biologia. Que tudo pode ser entendido ou explicado somente pela ciência.
A educação por essa concepção não levam em consideração aspectos como emocionais, estéticos e nem valores morais.



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