sábado, 28 de março de 2015

Filosofia - 4ª Semana

Filosofia - 4ª Semana





Interacionismo: o esforço moderno de superação da polêmica inatismo x empirismo

A aula apresenta e discute a perspectiva interacionista como resultante do esforço de diferentes filósofos e abordagens filosóficas modernas para a superação das insuficiências das explicações inatistas e empiristas, e destaca as implicações dessa abordagem para o trabalho do professor em sala de aula.
Profª Sanny S. da Rosa






Epistemologia e prática pedagógica

A aula discute a relação entre Epistemologia e Prática Pedagógica, apontando as inter-relações entre epistemologia, teorias de aprendizagem e tendências pedagógicas; discute a importância das teorias na formação docente para orientar as práticas pedagógicas de sala de aula.
Profª Sanny S. da Rosa






“O ethos é a morada do homem”

Retomando a questão da cultura e da criação de valores, nesta aula o propósito é explorar os conceitos de moral e da ética e fazer a distinção entre eles, procurando apontar o caráter normativo da moral e propondo uma reflexão sobre a historicidade das prescrições sociais. Tópicos da videoaula: ética – um tema do mundo contemporâneo; distinção entre moral e ética; moral: costumes e deveres – “é para o seu bem!”
Profª Drª Teresinha Azerêdo Rios








Caráter reflexivo da ética

O objetivo da aula é apontar a especificidade da ética, mostrando seu caráter reflexivo e sua pretensão à universalidade, chamando atenção para os princípios éticos, que constituem a referência para a construção do bem comum. Tópicos da videoaula: ética como face da filosofia: reflexão; o bem comum: núcleo da ética; princípios éticos.
Profª DrªTeresinha Azerêdo Rios







Questão 1


No primeiro vídeo, José Saramago afirma: “Nós nunca vivemos tanto na Caverna de Platão como hoje”. Em que medida podemos dizer que essa afirmação se endereça e diz respeito ao trabalho dos professores? 


José Saramago faz essa afirmação por que nos dias de hoje, principalmente as crianças e jovens, recebem muitas informações: televisão,rádio, internet; Essas informações chegam muito rápidas, sem dar tempo deles filtrarem e discernirem. Com isso acabam se acomodando,deixando os outros pensarem por eles, como o professor Marcos Lorier citou uma tirinha do Calvin ,"Parecem tigela de tapioca morna".


Os professores, por sua vez, tem que estimular mais os debates, trabalhos, projetos em grupo, fazer com que os alunos discutam mais entre si, até chegarem em um ponto comum.



Questão 2


No segundo vídeo, alunos do curso de Física da UNESP discutem as noções (de senso comum) que as pessoas têm sobre o conceito de “ciência”. Reflita e discuta sobre a necessidade de que os professores tenham um entendimento claro e preciso sobre este conceito. Caso não tenham, como isso afeta o processo de ensino dos conhecimentos de “Ciências” aos seus alunos? 


Como foi dito no vídeo, a ciência é o estudo referente a natureza, observando os fenômenos e como funcionam. "A ciência só é ciência se ela respeitar a metodologia científica." 

É necessário que o professor saiba o conceito e a metodologia para passar o conhecimento, para que possa esclarecer dúvidas e estimular a experiência.


questão 3


Tomando por base as concepções do inatismo, do empirismo e do interacionismo trabalhadas nas últimas aulas, procure identificar que ideias você tem (ou tinha até agora) a respeito do modo como as pessoas (alunos) conhecem ou aprendem. As aulas relativas à Teoria do Conhecimento contribuíram para que você pensasse de uma outra maneira os processos de ensino e aprendizagem na escola?



Acredito que a maioria dos alunos nos dias de hoje ainda assistem aulas de professores que tem a concepção do empirismo.


 "O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do educador" ( Freire, 1985, p. 38). 

As aulas sobre Teoria do Conhecimento mostram,  que o interacionismo ainda é a melhor forma de ensino, partindo do indivíduo e inserindo nele cultura e aprendizado.


Vídeos indicados para o desenvolvimento desta atividade


1. Mago Saramago – Caverna de Platão e as Imagens


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XvKzrsAk168

Acesso em: 20 jan. 2015.


2. Ciência e Senso comum 1⁄4 - O que é Ciência?


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3EN2lsDzgnY


Acesso em: 21 jan. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário