sábado, 4 de abril de 2015

Filosofia - 5ª Semana

Filosofia - 5ª Semana


Felicidade: o outro nome do bem comum

Nesta aula, a intenção é chamar atenção para a pergunta fundamental da reflexão ética – “que vida queremos viver?” – e explorar a ideia de “vida boa”, que se dá na convivência. Procura-se romper com a ideia romântica de felicidade, mostrando o caráter político que nela se anuncia e a perspectiva utópica que abriga. Tópicos abordados na videoaula: as múltiplas interpretações da vida boa; a busca da felicidade como própria do ser humano: esperança e utopia; “é impossível ser feliz sozinho”.





Ética no contexto escolar

O objetivo da aula é trazer para o contexto escolar as questões que se colocam no terreno da ética, procurando demonstrar que, em última instância, todo professor é “professor de moral” e tem como exigência, para realizar um trabalho competente, refletir “à moda da ética”. Tópicos abordados na videoaula: a dimensão ética da competência do professor; educação moral: o gesto do professor ensina; a ética como tema e como disciplina.





Política e educação (parte 1)

A aula tem como objetivo discutir o conceito de política em seu sentido amplo, destacando as ideias de liberdade e responsabilidade implicadas nas inter-relações de indivíduos e grupos, que se articulam em torno do poder. Tópicos: “como viver sem conviver?”; papéis sociais: inter-relações e poder; “em defesa da política”.





Política e educação (parte 2)

O propósito desta aula é explorar o conceito de democracia, comparando com outras formas de organização social e refletindo sobre os desafios que se encontram para a construção de um espaço democrático em todas as instituições sociais. Tópicos abordados na videoaula são: organização da sociedade: estado e governo; o governo do povo; desafios da sociedade democrática.





Atividade das aulas 17–20

1. Assista a vídeo-aula do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho (Podem a ética e a cidadania serem ensinadas?), disponível em 

Para reforçar sua afirmação de que nós, professores, ensinamos mais pelos exemplos, pelas ações, do que por nossos discursos, José Sérgio destaca um trecho da obra de Padre Antonio Vieira:

As ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. [...] Palavras sem obras são tiros sem balas; atroam, mas não ferem. O pregar que é falar faz--se com a boca; o pregar que é semear faz-se com a mão. Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras.

2. Compare as afirmações de Padre Vieira e os comentários de José Sérgio com a seguinte proposição: “Pode-se dizer que todo professor é, de algum modo, professor de moral”.



3. Responda:



a. Em que medida elas se aproximam?

Tanto no trecho da obra do padre Antonio Vieira como no vídeo do professor José Sergio, ambos falavam a respeito do exemplo, frisam que a formação ética está nas atitudes. Não adianta nada falar, discursar,orientar se não exemplificar, nas ações, atitudes, comportamento. 


"A virtude moral é uma consequência do habito.Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos,controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura."

Aristóteles


b. Ensinar matemática, física, química, biologia, será mesmo ensinar também a comportar-se de acordo – ou não – com a ética?

É função do docente, independente da matéria ensinada, matemática, química física, biologia, filosofia, psicologia, etc, trabalhar com ética, sempre com atitudes e comportamentos bons. Não só falando mas demostrando responsabilidade social e moral.




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