sábado, 21 de março de 2015

Organização do Estado Brasileiro -3ª Semana

Organização do estado Brasileiro -3ª Semana




Os três poderes - Poder Executivo

Esta videoaula apresenta um panorama geral da estrutura do poder executivo, suas atribuições e principais características.
Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares





Poder Judiciário: estrutura, competências, instâncias

Esta videoaula apresenta informações sobre o poder judiciário e sua estrutura, indicando suas competências e instâncias. Faz uma apresentação geral sobre o que é o Ministério Público, a AGU e a Defensoria.
Profª Nina Ranieri




Como ocorre a integração federativa na prestação de serviços na área
de saúde em seu município?
Focando nas políticas públicas de saúde, realize entrevistas com gestores da área, para compreender quais são, na prática, as atribuições e responsabilidades de cada ente da federação para a oferta dos serviços de saúde no seu município e como se dá essa integração. 



"Para a realização das atividades propostas pelo Portfólio nas semanas 3, 4 e 5 foi demandada aos alunos a realização de entrevistas com gestores da área de saúde, educação e assistência social. Caso os alunos tenham achado dificuldades em agendar as entrevistas neste período, sugerimos como atividade complementar a realização de um mapa de atores chaves para a implantação das políticas sociais no município.

Este mapeamento deve apontar as instituições de diversos setores, que trabalham pela promoção das políticas sociais, sejam estas instituições públicas, privadas e sociedade civil. Torna-se fundamental a apresentação síntese desses atores."

O SUS - Sistema Único de Saúde é o sistema de saúde publica em vigência no Brasil e foi concebido na Constituição de 1988 com o objetivo de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O serviço do SUS é administrado pelos governos federais, estaduais e municipais em um sistema de gestão descentralizada.

Os governos estaduais, por sua vez, possuem secretarias específicas para a gestão de saúde. O gestor estadual deve aplicar recursos próprios, inclusive nos municípios, e os repassados pela União.

Os municípios possuem secretarias específicas para a gestão de saúde. O gestor municipal deve aplicar recursos próprios e os repassados pela União e pelo estado. O município formula suas próprias políticas de saúde e também é um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais e estaduais de saúde. Ele coordena e planeja o SUS em nível municipal, respeitando a normalização federal e o planejamento estadual. Pode estabelecer parcerias com outros municípios para garantir o atendimento pleno de sua população, para procedimentos de complexidade que estejam acima daqueles que pode oferecer.


Os conselhos gestores têm composição tripartite, ou seja, são constituídos por 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área de Saúde e outros 25% de gestores das unidades da rede, de acordo com o que determina Lei Municipal, 5.776, de 7 de janeiro de 2002. 
Ao todo são 16 conselheiros titulares, com igual número de suplentes no Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso; 12 titulares e 12 suplentes no Hospital Municipal de Urgências e no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente; oito titulares e oito suplentes nas Centrais de Especialidades, Policlínicas, Pronto-Atendimentos e Unidades Básicas de Saúde; além daqueles que acompanharão o trabalho das Supervisões de Saúde, bem como dos eleitos pela primeira vez para monitorar o serviço oferecido.
Prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida e secretário de Saúde Carlos Derman.

Estatística - 3ª Semana

Estatística - 3ª Semana



Variáveis aleatórias 

Nesta aula, iremos trabalhar os seguintes temas: conceito de variável aleatória; distribuição de probabilidade; função de densidade de probabilidade; esperança matemática, variância e desvio padrão.





Exercícios sobre variáveis aleatórias

Resolução de exercícios sobre variáveis aleatórias.








Distribuições de probabilidade

Nesta aula, iremos trabalhar os seguintes temas: distribuições discretas: Bernoulli, Binomial e Poisson; distribuição contínua: Normal-propriedades, distribuição.




Exercícios sobre distribuições de probabilidade

Resolução de exercícios sobre distribuição de probabilidade.









Exercício 1


Se 5% dos animais de uma fazenda apresentam características genéticas recessivas, ache a probabilidade de que, numa amostra de 6 animais escolhidos ao acaso, tenhamos:

a. Nenhum recessivo; 
    73,5%
b. Um recessivo;
    23,2%
c. Mais do que um recessivo.
    3,2%



A)
$f\left(x\right)\longrightarrow P\left(k=x\right)=C_{n,x}\ast p^x\ast q^{n-x}$
$f\left(0\right)=P\left(k+0\right)=C_{6,0}\ast \binom{5}{100}^0\ast \binom{95}{100}^6$
$f\left(0\right)=P\left(k=0\right)=1\ast 0,7350$
ou 73,5%


B)
$f\left(x\right)\longrightarrow P\left(k=x\right)=C_{n,x}\ast p^x\ast q^{n-x}$
$f\left(x\right)=P\left(k=1\right)=C_{6,1}\ast \binom{5}{100}^1\ast \binom{95}{100}^5$
$f\left(x\right)=P\left(k=1\right)=6\ast 0,05\ast 0,7737$
$f\left(x\right)=p\left(k=1\right)=0,2321\:ou\:23,2\%$


C)
$P\left(+1\right)=100-\left(23,2+73,5\right)=3,2$



Exercício 2


Em uma turma do oitavo ano a altura dos alunos apresenta distribuição normal com média de 162 cm e desvio padrão de 6 cm. Qual a probabilidade de 1 aluno sorteado aleatoriamente ter mais de 170 cm? 
Probabilidade de 9,18%

Média = 162 cm
Desvio = 6 cm

$\frac{170-162}{6}=\frac{8}{6}=1,33$

na tabela = 0,4082

$P=0,4082+0,5\:=\:0,9082$
$P=100-0,9082\:=\:9,18\%$






Filosofia - 3ª Semana

Filosofia - 3ª Semana



Antropologia Filosófica e Educação (parte 3)

Na nona aula, são apresentadas ideias sobre o ser humano de um importante filósofo da educação brasileiro, Antônio Joaquim Severino, e indicadas consequências desta maneira de pensar o humano para a educação.Prof. Drº. Marcos Antõnio Lorieri
https://www.youtube.com/watch?v=u4cvoagEYtc


Antropologia Filosófica e Educação (parte 4)

Na décima aula, são oferecidos textos de Antropologia Filosófica para que se tenha ideia de como filósofos pensam o ser humano e articulam seus pensamentos.
Prof. Drº. Marcos Antõnio Lorieri





Teoria do Conhecimento e Educação (parte 1)

Esta aula apresenta e caracteriza as diferentes formas de conhecimento do mundo (especialmente o mito, o senso comum, a ciência, a arte e a filosofia) e explicita a relação entre Epistemologia e Educação e a importância deste saber na formação de professores e educadores.







Teoria do Conhecimento e Educação (parte 2)

Nesta aula, apresentam-se os argumentos que sustentam as posições do inatismo e do empirismo sobre a origem do conhecimento e os critérios utilizados para afirmar que algo é verdadeiro. Além disso, analisa-se as relações entre o sujeito que conhece (sujeito cognoscente) e o objeto (do conhecimento) nestas duas abordagens.






No último item do texto-base da nona aula (Considerações para a educação a partir destas ideias de Severino), há algumas perguntas ali colocadas. Três delas estão repetidas abaixo. Escolha uma delas e responda tomando como base o conteúdo do texto.
As perguntas são estas (aqui colocadas numeradas):


Questão 1


Se os seres humanos realizam-se por completo nas três esferas de relações apresentadas por Severino, que recursos educacionais devem ser oferecidos às crianças e jovens para que se desenvolvam plenamente como seres humanos?


Questão 2


Se é verdade que o ser humano se faz nas relações produtivas, nas relações sociais e nas relações simbólicas (relações que lhe permitem ter e produzir arte, conhecimento, valores, folclore, rituais, religiosidade), o que uma família deveria poder proporcionar às suas crianças e jovens? Alimentação, moradia, roupa, cuidados com a saúde e acesso à escola? Há algo mais?


Questão 3


O que um educador pode fazer para neutralizar, ou ao menos, minimizar os riscos da exploração, da dominação e da ideologização presentes nas relações de trabalho, nas relações sociais e nas relações simbólicas



A questão por mim escolhida, é a questão 1:
Se os seres humanos realizam-se por completo nas três esferas de relações apresentadas por Severino, que recursos educacionais devem ser oferecidos às crianças e jovens para que se desenvolvam plenamente como seres humanos? 

Com base nas ideias de Antonio Severino, que afirma "ser humano é um ser que  constitui, ou se realiza, em três espaços ou esferas de relações: as relações produtivas, as relações sociais e as relações simbólicas."

Nas relações produtivas podemos resumir dizendo que são praticas dos seres humanos interagindo com a natureza. Sociais, são as relações construídas durante a vida, ideias, crenças e relação do poder, deixando um alerta para a necessidade do respeito mútuo na vida social. E relação Simbólica são os valores éticos e estéticos como artes plástica, artes cênicas, literatura, dança entre outros.

Os recursos educacionais devem ser oferecidos de forma que façam as crianças e jovens pensarem em grupo, trabalhos,projetos... Exercitando o respeito às ideias, opiniões, crenças,ideologia do outros, praticando a tolerância e o convívio social.


sábado, 14 de março de 2015

Inglês II A - 2ª Semana

Inglês II A - 2ª Semana


Estratégias de Compreensão Oral: Recursos (parte 1)

Esta aula tem por objetivo apresentar aos alunos recursos para que eles possam conhecer e utilizar o material disponível online para o desenvolvimento da compreensão oral (listening). O propósito principal é que o aluno comece a familiarizar-se e a compreender com naturalidade a área de ciências, explorando diversas temáticas com recursos como rádio, áudio books, música e podcast.








Have you ever needed roadside assistance? What kinds of situations do you think of when you hear the words“emergency call”? What emergency or survival supplies (including 72-hour kits) might be useful in such situations? Write down three ideas and discuss them with a partner.


1. Acesse o link: http://www.esl-lab.com/call/911rd1.htm e ouça 3 vezes:




2. Agora responda:

Exercícios

1. The man who is calling is:

a. A taxi driver.

b. A bus driver.

c. A truck driver.


2. What is the problem with the woman with him?


a. She is having a heart attack.

b. She was hurt in an accident.

c. She is having a baby.


3. Where is the man now?

a. On the freeway.

b. Downtown in traffic.

c. In the airport parking lot.


4. What’s the man’s name?


a. Bill.

b. Bob.

c. Brad.




5. The operator tells the man to:


a. Help the woman breathe easier.

b. Keep the woman calm and warm.


c. Put something soft under the woman’s head.

Organização do Estado Brasileiro - 2ª Semana

Organização do Estado Brasileiro - 2ª Semana


Os entes da federação. Principais competências. Financiamento, integração de políticas públicas

Apresentação comentada das competências da União, estados, Distrito Federal e municípios e respectivos tributos; integração de políticas públicas.
Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares






Os três Poderes – Poder legislativo: atribuições, processo legislativo, fiscalização 

O princípio dos Três Poderes.Ênfase no princípio de pesos e contrapesos. O Poder Legislativo: competências. O Processo Legislativo. O Tribunal de Contas da União.
Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares



Atividade

Como se dão as a presenças do Estado e da União na prestação dos serviços públicos
de natureza social em seu município?
Descubra quais são os principais órgãos atuantes na área social, dos âmbitos estadual e federal no seu município. Exemplos: escolas, universidades, ambulatórios, hospitais, casas agrícolas, postos do INCRA, do INSS etc.





Estaduais:



Rodovia Hélio Smidt, s/n - Guarulhos - SP

Centro Estadual de Educação Tec Paula Souza
Rua João Gonçalves, 529  -Centro - Guarulhos - SP - CEP: 07010-010


Cetesb Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Avenida João Bernardo Medeiros, 173 - Jardim B Clima - Guarulhos - SP - CEP: 07197-010


Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Rua João Gonçalves, 208 - Centro - Guarulhos - SP - CEP: 07010-010



Fund Centro de Atend Sócio-Educ Ao Adolesc-Fundação Casa SP

Rua Ministro Hipólito, 3650 - Aracilia - Guarulhos - SP - CEP: 07250-010




Federais:


Delegacia da Receita Federal em Guarulhos

Avenida Presidente Humberto A, 400 - Guarulhos - SP



Ministério da Economia Fazenda e Planejamento


Rua 12 Outubro, 85 - Vila Endres - Guarulhos - SP - CEP: 07041-230


ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil


Terminal de Passageiros – corredor de interligação - aeroporto Internacional de Guarulhos























Estatística - 2ª Semana

Estatística - 2ª Semana 


Probabilidade - conceitos fundamentais

Nesta aula, serão abordados conceitos fundamentais de probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral e eventos, definição clássica, probabilidade e frequência relativa, tipos de eventos.
Profº Drº André Leme Fleury







Exercícios sobre probabilidade 1


Nesta aula, serão resolvidos exercícios sobre probabilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=s-3Erw1rrIc



Teoremas sobre probabilidade

Nesta aula serão abordados conceitos fundamentais de probabilidade: axiomas de probabilidade, probabilidade condicional e independência de eventos.





Exercícios sobre probabilidade 2

Nesta aula serão resolvidos exercícios sobre probabilidade.








Exercício 1



Lugar de criança é na escola


O estatuto da criança e do adolescente, em seu artigo 53, estabelece que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. E para isso deve ter assegurada a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Mas infelizmente isso não é uma realidade para todas as crianças e adolescentes brasileiros. Parte deles trabalha e, muitas vezes, acaba abandonando os estudos. Por isso,os jovens que trabalham têm taxas de escolarização (frequência à escola) mais baixas do que aqueles que não trabalham.
Considere que numa determinada escola 60% são adolescentes na faixa de 10 e 14 anos de idade e, dentre os adolescentes nesta faixa etária, 10% trabalham além de frequentar a escola. Por sua vez, os jovens com idade de 15 a 17 anos correspondem a 40% dos adolescentes desta escola e, entre os jovens que frequentam a escola, 30% também trabalham.
Você conheceu um adolescente desta escola e ele contou que não trabalha. Qual a probabilidade dele ter entre 15 e 17 anos?
A probabilidade de conhecer um adolescente entre 15 a 17 anos que não trabalha é de 0,3414 ou 34,14%.






Exercício 2



Lançamento de dados


No lançamento de 2 dados (não viciados), quais são as probabilidades de:


a. A soma dos pontos ser igual a 11?

    P =  2   =  

           36     18

b. A soma dos pontos ser maior que 10?

P = 3  =  

      36    12

c. A soma dos pontos ser igual a 7?

P =  6  =  

       36     6

d. A soma dos pontos ser igual a 7 ou 11?

 P =  6   +  2  = 8  =  2  
        36    36    36     9



(1,1),(1,2),(1,3),(1,4),(1,5),(1,6)
(2,1),(2,2),(2,3),(2,4),(2,5),(2,6)
(3,1),(3,2),(3,3),(3,4),(3,5),(3,6)
(4,1),(4,2),(4,3),(4,4),(4,5),(4,6)
(5,1),(5,2),(5,3),(5,4),(5,5),(5,6)
(6,1),(6,2),(6,3),(6,4),(6,5),(6,6)


Número de combinações possíveis é igual a 36.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Filosofia - 2ª Semana

Filosofia - 2ª Semana


A Filosofia que pensa a Educação (parte 1) 

Esta vídeo aula apresenta ideias sobre Educação como o processo de formação humana, levanta questões sobre pontos de partida para este processo de formação servindo-se de falas de alguns filósofos.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier





A Filosofia que pensa a Educação (parte 2)

A sexta vídeo aula apresenta e comenta ideias de pensadores/filósofos sobre educação como as Kant, Savater, Marx e Engels e Arendt. Indica leituras sobre pensamento de outros filósofos sobre a educação.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier




Antropologia Filosófica e Educação (parte 1)

A sétima aula apresenta ideias iniciais sobre o que seja a Antropologia Filosófica e sua elação com a Educação. Aponta para algumas posições relativas à concepção do ser humano e chama a tenção para a importância desta reflexão para educadores.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier





Antropologia Filosófica e Educação (parte 2)

A oitava aula retoma algumas concepções filosóficas sobre o ser humano (algumas Antropologias Filosóficas) e indica possíveis consequências destas concepções para a Educação.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier






Nesta segunda semana, na disciplina filosofia da Educação, foram trabalhados dois temas: nas quinta e sexta aulas pensamos um pouco sobre o que é educação ajudados por ideias de alguns filósofos. Nas sétima e oitava aulas iniciamos uma reflexão a respeito da relação entre Antropologia Filosófica (concepções de ser humano) e Educação. 

Com base nas vídeo-aulas desta semana e nos textos-base faça as duas atividades propostas. 

atividade 1

O texto-base da quinta aula apresenta uma ideia de educação assim: educação é o processo de formação humana. Além disso, o texto afirma que há dois tipos de formação humana: um que impõe uma “forma” humana e outro que procura favorecer um processo no qual as pessoas formam-se sem receber uma “forma” humana imposta. A seguir o texto apresenta uma pergunta: “Formamo-nos? Somos formados? Ou ambas as situações?”. 

O autor do texto diz que opta por afirmar que nós nos formamos e que também somos formados. Como ele justifica esta opção? 

Leia a parte do texto que está logo após estas perguntas e faça um resumo desta posição do autor. Veja que ele a reforça com ideias de outros autores. Conclua dizendo o que você acha? Talvez a ideia de autonomia e, ao mesmo tempo, de dependência ajude para sua resposta.


"Somos dependentes de muitas influências em nossa constituição humana e, ao mesmo tempo, somos autores da nossa maneira de ser gente. Há uma autonomia e, ao mesmo tempo, uma dependência do ambiente ou dos ambientes nos quais vivemos."

Concluindo, eu acredito em ambas afirmações. Nascemos humanos e o meio em que vivemos, família,educadores, sociedade colaboram para formação de seres humanos.
Gostaria de realçar minha opinião com a frase de Savater "Nascemos humanos, mas isso não basta: temos também que chegar a sê-lo".

atividade 2

No texto-base da sétima aula foi apresentado um entendimento do que seja Antropologia Filosófica (reflexão crítica, rigorosa, profunda e abrangente sobre o ser humano) e a relação que as concepções sobre o ser humano (as antropologias) têm com a educação. Foram também apresentadas algumas destas concepções de ser humano. No texto-base da oitava aula forma indicadas algumas consequências de concepções sobre o ser humano para a educação. Ou seja, foi afirmado que, dependendo da concepção sobre o ser humano (da Antropologia Filosófica) faz-se educação de uma maneira ou de outra. 

Releia os dois textos, escolha uma das concepções de ser humano ali apresentadas e diga, com suas palavras, como seria uma educação que se oriente por esta concepção.


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Concepção Cientificista - Sustenta que o  ser humano a mais complexa forma de vida, sendo um ser da natureza e suas atividades são determinadas pelas leis da Física, Química e Biologia. Que tudo pode ser entendido ou explicado somente pela ciência.
A educação por essa concepção não levam em consideração aspectos como emocionais, estéticos e nem valores morais.