sábado, 26 de setembro de 2015

Psicologia da Aprendizagem - 5ª Semana

Psicologia da Aprendizagem - 5ª Semana





17. A perspectiva histórico-cultural: fundamentos I

O processo de desenvolvimento: princípios que orientam o desenvolvimento dos seres humanos. Concepções de aprendizagem: teorias que explicam o processo de aprendizagem. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores: o surgimento e o desenvolvimento das capacidades que diferenciam os homens e mulheres dos demais seres vivos.
Profº. Drº. Marcos Garcia Neira



O processo de Desenvolvimento:

  • Filogênese: É o processo de desenvolvimento, transformação, de alteração de uma espécie.
  • Ontogênese: É a sucessão de transformações pelas quais passa cada indivíduo. Em síntese, isso só é possível por causa da Cultura.
(Amala e Kamala)

Concepções de aprendizagem:
  • Inatista: São teorias que defendem que tudo ser humano precisa para ser desenvolver já está nele a priore.
  • Empirista: São teorias que depositam confiança no meio, é o meio que fará com que a pessoa se desenvolva, que adquira os conhecimentos, saberes e capacidades necessárias. O meio se tornará determinante em que a pessoa se tornará.
  • Interacionista: São aquelas teorias que dizem que o meio é importante mas o indivíduo é fundamental nesse processo. O indivíduo vai interagindo com os estímulos do meio e vai se modificando.
O desenvolvimento das funções psicológicas superiores:

Elementos mediadores:
  • Instrumentos: por meio da cultura vamos adquirindo um instrumental que nos permite agir sobre o objeto.
  • Signos: Exemplo: número da agenda do celular

18. A perspectiva histórico-cultural: fundamentos II

As inter-relações entre o pensamento e linguagem. O papel da linguagem no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A interação entre o aprendizado e o desenvolvimento. Quando o primeiro impulsiona o segundo e o segundo promove o primeiro.
Profº. Drº. Marcos Garcia Neira


O processo de internalização

Segundo o trabalho de Vygotsky: (Psicologia Interacionista - papel ativo do sujeito que interage com os objetos do conhecimento e esses objetos modificam o sujeito, que por sua vez também são modificados pelo sujeito que atua sobre eles).

Em meio ao contato cultural (Não há geração de conhecimento espontânea, como aprender falar, andar conhecimento científico, operação matemática, sozinho).


Interpessoal - Intrapsicológico ou intrapessoal: Em um primeiro momento esses conhecimentos estão do lado de fora e depois internaliza.Exemplo a língua escrita.


Pensamento e linguagem

Funções de linguagem:

  • Intercâmbio social: várias formas de linguagem, além da escrita e falada como também a visual que também opera com signos;
  • Pensamento generalizante: Exemplo, animais(todos de forma ampla) - Felinos(todos animais que entram nesta categoria) - Gato(um felino específico mas podendo ser qualquer gato) - Nome do gato(referência exclusiva aquele gato)
  • Significado como fenômeno do pensamento: é a atribuição aos significados aos signos.
Aprendizado e desenvolvimento
  • O que é aprendizado? É a mudança de um comportamento, transformação de algo que era incapaz de fazer ou de saber em algo que agora sou capaz de fazer ou saber. isso só é possível mediante a apropriação da cultura;
  • Zona de desenvolvimento proximal: O aprendizado que impulsiona o desenvolvimento do ser humano;
  • O papel de intervenção pedagógico.

19. Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a prática pedagógica I

Os desafios da escola atual. A característica plural dos seus alunos. A teoria da atividade como inspiradora à prática pedagógica.
Profº. Drº. Marcos Garcia Neira


Pedagogia

Pedagogia e mediação cultural - processo organizado;
Razão da escola e inclusão;
Como o ensino pode potencializar a aprendizagem? Quanto mais o aluno aprende mais apto está para aprender. O ensino que estimula a aprendizagem.

Teoria histórico-cultural da atividade:

Atividade e "apropriação" da cultura

Estrutura:necessidades percebidas, capacidades, objetivos, tarefas, ações e operações:
  1. Educação e ensino são formas de reprodução;
  2. São formas de desenvolvimento;
  3. Apropriações e desenvolvimento compõem um mesmo processo.

Ensino desenvolvimental:

Ciclos:
  1. Formação de conceitos científicos e incorporação de processos do pensamento;
  2. Formação de pensamentos e desenvolvimento de ações mentais mediante a solução de problemas;
A atividade do aluno e do cientista.

Pensamento Teórico

Método de ascensão do abstrato para o concreto;
Da relação geral se deduzem relações particulares
Encaminhamentos:
Geral - Particular
Exame das condições que geraram os conceitos;
Conectar o conteúdo e a estrutura do campo.



20. Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a prática pedagógica II

O processo de ensino e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. A atividade orientadora de ensino. O erro e a avaliação a partir da teoria histórico-cultural.
Profº. Drº. Marcos Garcia Neira




Tarefa de aprendizagem

  1. Análise do material para descobrir uma relação geral;
  2. Dedução em busca de relações e conceitos;
  3. Domínio da construção do objeto por meio da análise e da síntese.

Atividade de aprendizagem

  • Solução coletiva de um problema comum;
  • Comunicação;
  • Troca de modos de ação;
  • Compreensão mútua e estabelecimento de relações;
  • Planejamento individual levando em conta os demais;
  • Reflexão e atitude crítica.

Atividade de Ensino

Ação intencional de transformar;
Práxis pedagógica (conteúdo, aluno e professor);
Atividade do professor - Atividade do aluno
Promove a aprendizagem do professor;
Desenvolve as funções psicológicas superiores.


Atividade Orientadora de Ensino

Mediação na atividade do professor;
Processo de aproximação constante do objeto.
Atividade de ensino + atividade de aprendizagem:
  • Eleger e estudar os conceitos;
  • Organizá-los e recriá-los;
  • Organizar o grupo de estudantes;
  • Promover o trabalho;
  • Refletir sobe a eficiência das ações.

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