sábado, 26 de setembro de 2015

Meio Ambiente e Sustentabilidade - 5ª Semana

Meio Ambiente e Sustentabilidade - 5ª Semana


9. Instrumentos das políticas ambientais 2: Espaços territoriais especialmente protegidos

Instrumento da PNMA: Espaços Territoriais Especialmente Protegidos, Áreas protegidas no mundo e no Brasil, Unidades de Conservação, Modalidades de Unidades de conservação, Graus de proteção.



Política Nacional do Meio Ambiente ­ PNMA


O objetivo da PNMA é buscar o equilíbrio entre o Desenvolvimento Socioeconômico e
Qualidade ambiental

  • Art. 4 ­ a PNMA visará:
VI - ­ à preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida;

Instrumentos para a PNMA (“Como”)

Espaços territoriais especialmente protegidos, são florestas, parques, recursos
hídricos, etc. “Área protegida de terra e /ou mar especialmente dedicada a proteção

e manutenção da diversidade biológica e dos recursos naturais e culturais
associados, manejada por instrumentos legais ou outros meios efetivos”. Fonte
IUCN (1994).

Objetivo básico: conservação local “in situ”. Ao longo dos anos a conscientização de
proteção tem aumentado muito.

  • Todas as áreas protegidas são iguais?
  • Quais as modalidades de áreas protegidas no Brasil?

Unidades de Conservação;

  • Áreas de Preservação Permanente, geralmente áreas de recursos hídricos;
  • Reservas Legais, zonas rurais;
  • Terras indígenas remanescestes de quilombos;
  • Sítios do Patrimônio Mundial Natural;
  • Reserva da Biosfera;
  • Sítios Ramsar, que são Convenções internacionais.


Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza ­ SNUC ­ Lei 9.985 de 2000.

Unidade de Conservação: “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águasjurisdicionais, com caracteristicas naturais relevantes, legalmente instituído pelo podepúblico, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de
administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.” (art. 2 ­ inciso I).
Todas as unidades de conservação são iguais?
Conceitos do SNUC

Podem se distinguir
  • Uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais;
  • Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais;
  • Uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável;
  • Extrativísmo: sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modosustentável, de recursos naturais renováveis.
Categorias de áreas protegidas segundo IUCN e graus de modificação do ambiente natural,
todas as áreas de proteção tem vários graus de proteção.
Categorias de UCs no Brasil

Unidade de Proteção Integral: Objetivo é preservação da natureza => uso indireto

5 Categorias:

  1. Estação Ecológica;
  2. Reserva Biológica (REBIO);
  3. Parque Nacional (PARNA);
  4. Monumento Natural;
  5. Refúgio de vida silvestre.
Unidades de Uso Sustentável: Objetivo é conservação da natureza => uso direto
­ 7 Categorias:

  1. Área de Proteção Ambiental (APA);
  2. Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE);
  3. Floresta Nacional (FLONA);
  4. Reserva Extrativista (RESEX);
  5. Reserva de Fauna;
  6. Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS);
  7. Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Alguns dos principais problemas enfrentados pelas UCs no Brasil
  • Pressões/ameaças (caça, pesca, coleta, espécies invasoras, expansão urbana,obras de infraestrutura...);
  • Regularização fundiária (R$ 1 bilhão/ano por 20 anos para regularizar UCs federais)
  • Dificuldades de contratação e manutenção de funcionários ( falta de recursos humanos);
  • Dificuldades de monitoramento de atividades ilegais;
  • Deficiência em pesquisa.


10. O papel da Avaliação de Impacto Ambiental na gestão ambiental

Definições e histórico, Regulamentação, EIA/RIMA, licenciamento ambiental e participação pública, planejamento, Avaliação Ambiental Estratégica.
Profª Mariana Santos


O que é impacto ambiental?

Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, química e biológicas do


meio ambiente, sejam elas positivas ou negativas, causadas por atividades humanas.


Exemplo: Ação ( região ocupada e o solo colocado concreto) ­ Processo ( onde a água


voltava ao solo e não volta mais pois está concretado ­ Impacto (alagamentos)


Qual o papel da Avaliação de Impacto Ambiental?



  • Analisar de forma sistemática os impactos quanto à sua quantidade e qualidade;
  • Analisar a viabilidade ambiental de um projeto antes de sua implantação, surgindo para controlar as atividades humanas que façam uso de recursos naturais.


A viabilidade ambiental e a alternativa tecnológica versos a localização. Exemplo é pensar o 
que aconteceria se jogássemos lixo nos rios.


Histórico da relação de impacto




  • 1969: National Environmental Policy Act ­ NEPA/EUA, começo da preocupação da gestão de política nacional voltada para o meio ambiente. E os EUA monta as avaliações de impacto.
  • Década de 70:
Agências internacionais de financiamento;

­ Projetos hidrelétricos, somente seria aceita depois dos estudos de impacto 
ambiental;


  • 1981: Política Nacional de Meio Ambiente, Lei n. 6.938;

Resolução CONAMA n. 001/86

  • Estudo de Impacto Ambiental (EIA);
  • Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
Resolução CONAMA n. 237/97


  • Licenciamento Ambiental é o ato administrativo necessário para autorização de atividades que utilizem recursos ambientais e que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou que possam causar degradação ambiental;
  • Necessária para: instalar, ampliar e operar um empreendimento;

Tipos de licença:


  • Licença prévia (LP);
  • Licença de instalação(LI);
  • Licença de operação (LO);

A licença é emitida por:

­ Se for um projeto que passa de um estado, por 
exemplo uma hidroelétrica, o IBAMA emite;

­ Se for dentro de vários municípios, o orgão estadual 
que emite, no caso em São Paulo a CETESB.

Quando é necessario realizar um EIA­-RIMA?



  • Quando o projeto estiver listado dentro da lista na resolução CONAMA n. 001/86;
  • Quando de acordo com a decisão do órgão ambiental responsável pelo licenciamento;

EIA-­RIMA

Atividades técnicas do EIA:



  • Diagnóstico ambiental da área de influência (meio físico, biológico e socioeconômico);
  • Análise dos impactos positivos e negativos;
  • Definição das medidas mitigadoras (medidas que reduzem a ação do impacto);
  • Programas de acompanhamento e monitoramento (bacia hidrográfica como unidade de planejamento)


Processo de AIA



  • Triagem: a AIA é necessária?;
  • Escopo: termo de referência pelo órgão ambiental;
  • EIA-­RIMA: elaboração do estudo;
  • Análise técnica do EIA: pelo órgão ambiental;
  • Consulta pública: sociedade e órgãos públicos;
  • Decisão: tomada pelo órgão ambiental;
  • Acompanhamento e monitoramento: fiscalização.


Qual a relação da AIA com o planejamento?



  • PNMA: zoneamento ambiental e AIA;
  • Estatuto da Cidade: Plano Diretor, ZA, EIA;
  • Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para políticas, planos e programas (não regulamentada no Brasil.


Participação Pública


AIA enquanto instrumento de planejamento ambiental


Os impactos afetam bens coletivos


Participação é essencial em processo de AIA:



  • Pelo caráter democrático;
  • Para dar legitimidade às decisões;
Alguns tipos de participação ( SANTOS, 2004; ARRAES, 2000);

  • Manipulada: aparente, sem poder de decisão;
  • Passiva: de caratér informativo;
  • Consultiva: não necessariamente considera os diferentes pontos de vista;
  • Através de incentivos materiais: inclui “doações”de bens, alimentos ou dinheiro;
  • Interativa: entendida de direito, considera o debate;


­ Deveria ocorrer em diferentes etapas de um processo de AIA;


­ Formato mais comum: audiência pública;


­ Importante também na fase de monitoramento.


O que é importante ter em mente?



Conscientizar os alunos o quão importante é o Meio Ambiente.

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