sábado, 26 de setembro de 2015

Psicologia da Aprendizagem - 4ª Semana

Psicologia da Aprendizagem - 4ª Semana


13. O que são mapas conceituais?

Nessa aula, você vai entender que os mapas conceituais são um tipo especial de organizador gráfico, formado por proposições que explicitam as relações entre os conceitos. Verá também como instalar o programa CmapTools.
Profº. Drº. Paulo R. M. Correia


Objetivos:
  • Compreender os mapas conceituais como um tipo de organizador gráfico;
  • Valorizar as proposições como forma de explicitar relações conceituais.

(Infográfico)


Mapa mental: Combina palavras chaves para descrever determinado tema. É uma associação de ideias que só quem fez sabe o que significa.




Mapa conceituais: Conceitos contidos em caixas e indicados por setas que indicam o sentido de leitura.



Ele é um organizador gráfico construído para favorecer a transmissão do mapeador. Trocando os pontos de interrogação por frases que contenham verbo que faz a ligação
 e passa a ler através das proposições.




* O que é uma proposição?
Conceito inicial + frase de ligação(é uma oração porque precisa conter um verbo) + conceito final.





Sempre que ler uma proposição se perguntar, está claro? Está certo?
  1. chocolate -???? - alimento
  2. chocolate - e - alimento
  3. chocolate - é - alimento
  4. chocolate - não é - alimento
  5. chocolate - é um bom - alimento
  6. chocolate - é um mal - alimento
  7. chocolate - foi - alimento
  8. chocolate - será - alimento
  9. chocolate - pode der - alimento
  10. chocolate - deve ser - alimento
Perceba que o tempo verbal faz todo a diferença.


14. Como elaborar bons mapas conceituais?

Nessa aula, você vai conhecer quais são as etapas principais para elaborar bons mapas conceituais utilizando o programa CmapTools. Bons mapas são representações fidedignas do nosso conhecimento e podem revelar erros e imprecisões conceituais.
Profº. Drº. Paulo R. M. Correia






Aula ensinando como usar o programa Cmap tools:


  • Começar como uma braimstorm;
  • Colocar as ideias,como as partes da disciplinas, etc;
  • Como no processo sempre surge novos conceitos, sempre estar salvando.
  • Sugestão do professor, sempre salvar com a data e depois o tema principal;
  • Procurar sempre relacionar os conceitos dois a dois, desenvolvendo um termo de ligação, garantindo clareza;
  • Normalmente o processo de elaboração das proposições leva 50 minutos, nos últimos 10 minutos usar as ferramentas para destacar conceitos, mudar fontes, enfim melhorar a apresentação visual do mapa.





15. O que eu faço para melhorar meus mapas conceituais?

Nessa aula, você vai entender porque é importante organizar os conceitos hierarquicamente para facilitar o entendimento do seu mapa. Você também aprenderá a usar a Tabela de Clareza Proposicional para garantir a clareza das suas proposições.
Profº. Drº. Paulo R. M. Correia



Usando a ferramenta autolayout, seleciona tudo e o programa gera um novo layout, organiza de forma hierárquica. Os conceitos mais gerais fica na parte superior da tela e os conceitos com mais detalhes na parte inferior da tela.




Próxima etapa é avaliar a clareza semântica de cada proposição. Para isso temos que elaborar uma Tabela de Clareza  Proposicional.Temos que exportar as proposições em forma de tabela. No lado superior esquerdo há um ícone verde, clicar nele, em proposições e exportar como texto.

Abrir excel - dados - dados texto - importar - vem uma ajuda para importação - avançar - concluir.

Esse processo força o mapeador a revisar a clareza do seu mapa conceitual. Na tabela, revisa linha por linha e é possível marcar na coluna D, se está claro ou fazer alguma correção.






Depois definir uma pergunta como uma questão focal. Isso é fundamental faz a vez de título de uma dissertação.





Para salvar é necessário colocar a questão focal, palavras chaves como bioética, mudança climática, universo.

A revisão do mapa é contínua e importante, uma vez que aprendemos o tempo todo.



16. Como usar mapas conceituais em atividades colaborativas

Nessa aula, você vai verificar como os mapas conceituais podem ser úteis para estimular a aprendizagem colaborativa. Um exemplo prático envolvendo interdisciplinaridade e currículo é discutido para ilustrar esse fato.
Profº. Drº. Paulo R. M. Correia



Mapeando a colaboração:

  • Externalização: Participantes organizam suas próprias ideias (mapa individual);
  • Elicitação: Pensamento divergente potencializa insights criativos (cada um apresenta seu mapa para o grupo);
  • Busca por consenso: Pensamento convergente (consolidada na elaboração de um mapa conceitual colaborativo).

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