sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sociologia da Educação - 6ª Semana

Sociologia da Educação - 6ª Semana



Valores democráticos, participação social e política cultural

A aula aborda a questão dos valores democráticos, participação social e política cultural.
Profª. Drª. Ana Maria Klein



https://www.youtube.com/watch?v=qKyX-s5-0yg


Democratização das instituições


Bobbio cientista político (2002) entende que com o sufrágio universal, a questão democrática central deixou de ser quem vota e passou a centrar-se na democratização das instituições sociais.

A democracia é um processo, temos que entender que a democracia é um modo de vida.

Democracia como modo de vida


A democracia compreendida como um processo implica na convivência cotidiana em instituições democráticas, trata-se de um modo de vida.

Exemplo as escolas tem que ter um modo de vida orientado pela democracia, os estudantes tem direito de se reunir e opinar nos assunto de interesse dos alunos e discutir nos assuntos da escola.

Modos de vida são orientados por valores e a democracia moderna se ergueu a partir dos três ideais defendidos pela Revolução Francesa: liberdade, igualdade e solidariedade (fraternidade). São valores imprescindíveis que sustentam a democracia moderna.

  • Liberdade: não é algo inato e sim algo a ser conseguido e está condicionado ao meio institucional em que vive o individuo. Com isso, o Estado passa a ter responsabilidade na criação de instituições e políticas pelas quais os indivíduos possam desenvolver suas potencialidades;
  • Igualdade: a liberdade implica na igualdade. A democracia ao sustentar-se sobre a igualdade, não nega as diferenças naturais ou culturais que existem entre os indivíduos. A igualdade só se realiza mediante o respeito às diferenças e enfrentamento às desigualdades sociais. Importante que para um não existe sem o outro, será que é livre aquele que tem que vender seu voto por uma cesta básica?

Direito à diferença e desigualdade


A democracia depende do reconhecimento e do respeito às diferenças e do repúdio à desigualdade.

A desigualdade tem origem social, originando se na relação com o outro e com base em juízo de superioridade ou inferioridade entre grupos ou classes.

Exemplo são os indicadores que mostram os diferenciais das populações brancas e negras. Os negros tem menos escolaridade, desenvolvimento social entre outras desigualdades. Onde a cor da pele mostra a desigualdade.

  • Solidariedade: nasce do reconhecimento da humanidade que faz com que cada ser humano perceba o outro enquanto tal e exige uma ação positiva para o enfrentamento das injustas desigualdades entre os cidadãos. Trata-se de aderir à causa ou ao empreendimento de outros, depende da relação entre pessoas ou grupos sociais que participam de um empreendimento comum. Temos que reconhecer que alguém é tão gente quanto eu, e quando reconhecemos isso temos que repudiar as desigualdades imposta no Brasil, temos que enfrentar estas desigualdades


Desigualdade na sociedade brasileira


A sociedade brasileira tem na desigualdade um dos seus principais problemas.

Sergio Buarque de Holanda (1997), raízes do Brasil, entende que nossa herança colonial faz com que cada brasileiro se sinta “um”, diferente dos demais, não podendo, portanto, ser comparado e nem igualado. A desigualdade esteve e está expressa nas formas de se conceber as relações.

São atitudes que como exemplo a frase: “Sabe com quem esta falando?”, que demonstra como se as leis são diferentes para todos e não uma lei única.


Direito de expressão e discussão de ideias


A convivência democrática transcende a crença de que as decisões devem contemplar os interesses de uma maioria, antes de tudo, a democracia vincula-se ao direito de todos se expressarem, ao respeito às diferenças e aos direitos das minorias.

Neste sentido, o debate, a discussão dos problemas é imprescindível.

Temos que prestar a atenção e respeitar também a democracia da minoria e não só da maioria, se assim for estaremos vivendo numa ditadura de maioria, temos que prestar atenção nos cadeirantes, cegos, ou seja, os necessitados.


Direito à cultura


Numa sociedade heterogênea, multicultural e marcada pela desigualdade, a cultura é direito de todos, tanto como forma de expressão quanto fruição. Trata-se do reconhecimento do sujeito social, politico e cultural. A cultura é uma forma de apresentação de uma sociedade e ter direito a ir ao teatro, cinema.

Cidadania Cultural


Chaui (1995) pensa a cultura como direito dos cidadãos e a política cultural como cidadania cultural. A autora busca cultura política nova, afirmando os seguintes direitos:

  • Acesso e fruição: direito de acesso e fruição dos bens culturais por meio dos serviços públicos de cultura (bibliotecas, arquivos históricos, escolas de arte, cursos, gratuidade dos espetáculos e exposições, publicações de livros e revistas etc), enfatizando o direito à informação, sem a qual não há vida democrática.
  • Criação cultural: entendendo a cultura como trabalho da sensibilidade e da imaginação por meio da qual grupos e classes sociais possam reconhecer-se como sujeitos de sua própria história e, portanto, como sujeitos culturais.
  • Sujeito cultural: Direito a reconhecer-se como sujeito cultural, criando espaços informais de encontro para discussões, troca de experiências, apropriação de conhecimentos artísticos e técnicos para assegurar a autonomia dos sujeitos culturais, exposição de trabalhos ligados aos movimentos sociais e populares. Onde o ser cultural pode se expressar, expor os seus talentos individuais.
  • Participação: Direito à participação nas decisões públicas sobre a cultura, por meio de conselhos e fóruns deliberativos. Uma participação mais politica, como vemos as questões culturais. Um sujeito que tem direito a produzir, opinar e não somente assistir o que lhe é imposto.



Direitos Humanos na América Latina e no Brasil

A aula trata dos direitos humanos na América Latina e no Brasil.
Profª. Drª. Ana Maria Klein




Entrevista com o Professor Solon Viola

Direitos Humanos na sociedade brasileira, surgiu contra a ditadura militar, por meio da grande mídia, que trabalhou da escravidão com as diferenças dos negros, diferenças das mulheres e homens. Quando os diretos humanos surge no Brasil vem com um desejo enorme de liberdade.

A visão pré conceituosa dos direitos humanos no Brasil, foi com o tempo que o conceito foi alterado, e o Brasil nos tempos atuais que conseguiu reconstruir sua história, constituindo uma assembléia nacional produtora de uma constituinte cidadã e a melhora na vida dos brasileiros, uma condição de que podem ser respeitados e a educação é um fator importante nesta visão. O brasileiros tem que saber sobre seus direitos.

O papel da escola na formação de cidadão de direito ativo, a cidadania sempre foi restrita a pequenas fatia, ou seja, as elites e a cidadania ativa é dada a reunião de orçamento ativo onde os povos reunião e definiam onde seriam os gastos ou onde as verbas seriam gastas.

Os direitos humanos faz uma ponte entre os povos ou países.

A escola lida com os diretos humanos tratando os alunos com seres humanos, e que existem conteúdos específicos de direitos humanos, a sala de aula é um lugar do saber onde se troca ideias, o espaço de diálogo entre os alunos e professores é bom para desenvolver os direitos humanos.

Não basta conhecer os direitos, exemplo é que se você conhece o mínimo de dignidade humana, você não passa fome e não permite que outro passe, você tentara morar num lugar digno com um mínimo de conforto como água, luz, roupa, comida, etc

O papel da escola é lidar com o saber humano, que tem que ser sempre atualizado. E problematizar os direitos humanos para assim conscientizar. Os meios de comunicação tem que saber passar de maneira correta o que passar para as crianças, pois atualmente as crianças assistem mais televisão do que ficam na escola.

A mensagem do professor entrevistado foi que os direitos humanos é a dimensão de desejo de construção da sociedade, o reconhecimento do outro, o reconhecimento de que somos iguais sendo diferente, sonhar a além do cotidiano, cada um precisa entender as coisas ruins que experimentamos no passado e que não voltem a repetir, um pais mais justo.




Atividade de Portfólio



As aulas desta semana trouxeram conceitos e ideias relativos aos Direitos Humanos. Represente por meio de imagens ou frases ou poemas ou outros elementos textuais e/ou gráficos as associações que fez entre as ideias discutidas nas aulas e suas experiências pessoais/profissionais. Justifique brevemente a associação que fez. 

Esta atividade deve ser desenvolvida por meio de 3 itens: 

a. Ponto/conceito/ideia escolhido; 

b. Representação/associação (imagem, texto escolhido para representar o ponto escolhido); 

c. Justificativa da escolha. 

A avaliação levará em conta a pertinência do tema/conceito escolhido para ser representado e a justificativa do mesmo.

(imagem retirada da internet)


Todos nós nascemos livres. Os Direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todas as pessoas. A idéia que normalmente nos é passada sobre Direitos Humanos, é o livre direito de pensar e expressar nossos pensamentos, e a igualdade perante a lei. Mas comprovadamente na prática constatamos que somente somo livres no que tange aos pensamentos, ou seja, podemos pensar livremente, mas expressar nossos pensamentos através de atos, atitudes, já não é assim tão possível. Não possuímos a liberdade plena no que tange a atitudes, ações e manifestações.


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