sábado, 13 de junho de 2015

Psicologia do desenvolvimento - 7ª Semana

Psicologia do desenvolvimento - 7ª Semana


Projetos de vida e moralidade

Nesta aula, discutimos as intrínsecas relações entre projetos de vida e moralidade humana. Partindo da antropologia e da filosofia, nossa referência é o trabalho de Damon (2009), da Stanford University, no campo da psicologia, para quem projeto de vida (purpose) é uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que é ao mesmo tempo significativo para o self e que gera consequências para o mundo além do self. Com o intuito de sinalizar possíveis caminhos para a intervenção educativa, apresentamos as principais características de um projeto de vida.
Profª. Drª. Valéria Arantes


https://www.youtube.com/watch?v=Vhng7RDsrUo




Projetos de vida: (Antropologia/filosofia)

Modo privilegiado de conduta antecipatória usada para gerir a incerteza. Comporta as dimensões: abertura para o novo, busca de sentido, pessoalidade, valores, criação, planejamento, campo de possibilidades, realização e transformação no real. (Machado,2002, 2006; Boutinet, 2002; Velho, 2003; Marina 2000).

“A ideia de projeto a gente tem que assumir que é. Não pelo que é possível de imaginar e não apenas pelo que é possível de imaginar como possível.” (Nílson Machado)

Projeto de vida (purpose) /projeto vital (Psicologia Moral)


Projetos de vida envolvem a mobilização de valores e sentimentos, que podem ser vislumbrados na relação entre eventos passados, ações presentes e projeções futuras, em um constructo que integra a constituição identitária e as possibilidades de interação como meio. (Damom, 2009; Damon, Menon e Bronk, 2003; Bundick, 2009).

Projeto Vital (purpose)

  • Projeto de vida é uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que é ao mesmo tempo significativo para o self e que gera conseqüências para o mundo além self (Damon,2009).
  • Um objetivo estável e generalizado altamente centrado que organiza e motiva as ações, decisões e aspirações cotidianas. Pode ser de qualquer conteúdo, centrado no self ou ter objetivos que extrapolam o self (Bundick, 2009).

Principais características do projeto vital:


  • Estabilidade (não ser efêmero);
  • Objetivos de longo prazo;
  • Operar pela vida do sujeito;
  • Organizador e motivador da vida do sujeito;
  • Trata-se de uma preocupação central;
  • Podem ser complexos e ambiciosos ou modestos e familiares.

Moralidade:

  • A decisão de como queremos viver no mundo com os outros é a origem da forma moral;
  • Compreensão da moralidade de modo integrado ao self, nos filiando a teorias que contemplam tanto aspectos cognitivos quanto afetivos, morais quanto não morais, compreendendo a moral não apenas referenciada no outro (other-regarding), mas também em si mesmo (self-regarding);
  • Compreensão do sujeito real, com seus sentimentos, pensamentos, desejos e valores. (Biasi, 1992; Colby e Damon, 1992; Damon, 1995; Puig, 1998).

Elementos que configuram a elaboração de um projeto de vida:

  • Momentos de inspiração;
  • Pessoas de referência;
  • Esforços e comprometimento(Quem só vislumbra é sonhador);
  • Desenvolvimento de habilidades e força de caráter;

Projeto Vital Nobre X Projeto Vida Antissocial

  • Projetos vitais positivos fornecem inspiração, motivação e resiliência duradoras;
  • Projeto de vida destrutiva ou antissociais podem ter efeitos motivadores por certo tempo, mas no final se extinguem;
  • Projetos vitais nobres promovem o bem -estar aos outros, são perseguidos por meio que obedecem a padrões morais e são alcançados num espírito de razoável humildade;
  • projetos de vida antissociais prejudicam os outros, são perseguidos com trapaça, desrespeito e refletem motivos egomaníacos e magalomaníacos.

Finalizando

Possíveis indicações de  caminhos para a busca de intervenções que podem levar os jovens a construírem valores morais que almejem a realização de projetos de vida significativos para o self e para o mundo além self.


Projetos de vida da juventude brasileira

Nesta aula, apresentamos um trabalho de pesquisa cujo principal objetivo foi identificar e analisar os projetos de vida de 200 jovens brasileiros, estudantes de Ensino Médio, entre 15 e 19 anos, advindos de escolas públicas das cinco regiões geopolíticas brasileiras. Com isso, pretende-se dar visibilidade à complexidade dos referidos projetos, com suas dimensões afetivas, cognitivas, sociais e culturais.
Profª. Drª. Valéria Arantes

https://www.youtube.com/watch?v=NqgaSJYpHVM


Tese de Doutorado


Pinheiro, V.P. Integração e regulação de valores e sentimentos nos projetos de vida dos jovens: Um estudo na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento. São Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2013.
Orientação: Professora Valéria Arantes


Objetivo geral da pesquisa:


  • identificar e analisar os modelos organizadores do pensamento - com suas dimensões afetivas e cognitivas - subjacentes aos projetos de vida (purposes) dos jovens brasileiros;
  • Identificar possíveis relações entre valores e projetos (purposes) dos jovens e seus sentimentos e emoções.

Participantes:

  • Participaram deste estudo 200 estudantes de Ensino Médio, entre 15 e 19 anos, advindo de escolas públicas das cinco regiões geopolíticas brasileiras;
  • Para cada região, coletemos dados em uma metrópole (mais de 100 mil habitantes) e uma capital regional C (até 250 mil habitantes).

Procedimentos:

  • Questionário virtual (www.surveymonkey.com) com 13 questões referentes a rotina dos jovens,o que considerava importante, quais suas  dificuldades e o que projetavam para o futuro próximo (5 anos) e distante (quando estivessem com 40 anos).
  • Questões abertas, comportando pensamentos e sentimentos dos jovens.
  • Os jovens responderam individualmente, por escrito, acessando o site;
  • Para a aplicação, a pesquisadora e colaboradores estiveram presentes para minimizar eventuais dúvidas dos participantes;

Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento (Moreno, Sastre, Bovet, Leal, 1998)

  • "O conjunto de representações que um sujeito realiza a partir de uma determinada situação, constituído pelos elementos da mesma que abstrai como significativos entre todos os possíveis, aqueles que imagina ou infere como necessários, os significados e as implicações que lhes atribuiu, e as relações que estabelecem entre eles".
  • "Os modelos organizadores constituem aquilo que é dito por cada sujeito como a "realidade", a partir da qual elabora pautas de conduta, explicações ou teorias."

Modelo 1 - Projeções frágeis

  • Mobilização dos elementos centrais trabalho e família, de forma frágil e carente de significados;
  • O futuro é projetado como "normal";
  • Sentimentos: bem-estar ou "normal".

Modelo 2 - consumo e estabilidade financeira

  • Mobilização do elemento central trabalho,significado como possibilidade de consumo e estabilidade financeira.
  • Os elementos família e estudo comparecem fragilmente: a família significada como meio para a conquista deste trabalho; o estudo como forma de se atingir o mercado de trabalho;
  • Sentimentos: ora de bem-estar, realização e felicidade, ora de cansaço.

Modelo 3 - relações interpessoais/vínculos

  • Mobilização dos elementos centrais trabalho e família, significados de forma idealizada;
  • Esse elementos são fortemente indicadas pelos sujeitos, mas não contam com suas ações e envolvimento, tampouco com uma projeção mais elaborada do futuro;
  • Sentimento: realização,bem-estar e felicidade.

Modelo 4 - Idealização do trabalho e da família

  • Mobilização dos elementos centrais trabalho e família, significados de forma idealizada;
  • Esse elementos são fortemente indicados pelos sujeitos, mas não contam com suas ações e envolvimento, tampouco com uma projeção mais elaborada do futuro;
  • Sentimento: realização,bem-estar e felicidade.

Modelo 5 - Trabalho e família

  • Mobilização dos elementos centrais trabalho e família, com carga maior de significados;
  • O trabalho é significado como meta real para os sujeitos com vista a sustentar a família (valor de responsabilidade);
  • Sentimentos: bem-estar, realização, satisfação,orgulho,gratidão e felicidade.

Modelo 6 - Trabalho

  • mobilização do elemento central trabalho, significado como algo que depende do esforço pessoal dos jovens e que lhes traz realização pessoal;
  • A família e o estudo são elementos indicados como meios para se atingir tal projeto de vida.
  • Sentimentos; realização, bem-estar, felicidade e cansaço.

Modelo 7 - Intenção de atingir o outro 

  • Mobilização central vontade de atingir o outro, integrado com o elemento central trabalho, com casta gama de significados atribuídos;
  • Outros significados atribuídos ao trabalho são a realização pessoal e o reconhecimento social; 
  • A família é outro elemento que comparece significada por meio da gratidão pela educação recebida e pela vontade de constituir família e se ter responsabilidade sobre ela;
  • Sentimentos: realização e felicidade.

Considerações finais:

  • Regularidade/singularidade nos projetos de vida;
  • Valores socialmente construídos (trabalho, estudo, família, Deus, religião, etc) Mostram-se integrados (complexos de valores e complexos de sentimentos);
  • A educação parece-nos uma via importante para a reflexão e a construção de significados sobre si mesmo e sobre o futuro.





Projetos de vida, resolução de conflitos e juventude

Nesta aula, apresentamos um trabalho de pesquisa cujo principal objetivo foi identificar e analisar os valores e sentimentos subjacentes à resolução de um conflito moral envolvendo a temática dos projetos de vida. Participaram deste estudo 200 jovens brasileiros, estudantes de Ensino Médio, entre 15 e 19 anos, advindos de escolas públicas das cinco regiões geopolíticas brasileiras. Com isso, pretende-se dar visibilidade aos "complexos de valores" e "complexos de sentimentos" presentes nas diferentes formas propostas para resolver o conflito analisado. A partir disso, apostamos na resolução de conflitos como um meio eficaz para ampliar o espectro dos jovens a respeito de seus projetos de vida, sonhos e busca da própria felicidade.
Profª. Drª. Valéria Arantes




Tese de Doutorado


Pinheiro, V.P. Integração e regulação de valores e sentimentos nos projetos de vida dos jovens: Um estudo na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento. São Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2013.
Orientação: Professora Valéria Arantes

Objetivo geral da pesquisa:


  • identificar e analisar os modelos organizadores do pensamento - com suas dimensões afetivas e cognitivas - subjacentes a resolução de um conflido moral envolvendo projeto de vida

Participantes:

  • Participaram deste estudo 200 estudantes de Ensino Médio, entre 15 e 19 anos, advindo de escolas públicas das cinco regiões geopolíticas brasileiras;
  • Para cada região, coletemos dados em uma metrópole (mais de 100 mil habitantes) e uma capital regional C (até 250 mil habitantes).

Procedimento:


  • Um conflito moral em que os participantes tinham que responder 3 questões relacionadas aos pensamentos e sentimentos sobre um projeto de vida de um personagem. O personagem  tinha a chance de aceitar um estágio em  uma empresa na área que queria seguir, mas sua mãe solicitava que não o fizesse para tomar conta do dos irmãos;
  • Questões abertas,comportando pensamentos, sentimentos e ações dos jovens ;
  • Os jovens responderam individualmente e por escrito;
  • Para a aplicação, a pesquisadora e colaboradores estiveram presentes para minimizar eventuais dúvidas dos participantes;

Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento (Moreno, Sastre, Bovet, Leal, 1998)

  • "O conjunto de representações que um sujeito realiza a partir de uma determinada situação, constituído pelos elementos da mesma que abstrai como significativos entre todos os possíveis, aqueles que imagina ou infere como necessários, os significados e as implicações que lhes atribuiu, e as relações que estabelecem entre eles".
  • "Os modelos organizadores constituem aquilo que é dito por cada sujeito como a "realidade", a partir da qual elabora pautas de conduta, explicações ou teorias."
Modelo A - Opção pelo estágio
  • Nenhuma ou pouca preocupação com mãe/família;
  • Sentimentos:positivo por aceitar o estágio (felicidade/bem-estar) e negativos (mal-estar) por não aceitá-lo.
Modelo B - Opção pelo estágio e a culpa em contrariar a mãe
  • Preocupação pela mãe/família;
  • Sentimentos: leve bem-estar pela opção de estágio, culpa, tristeza e mal-estar por contrariar a mãe.
Modelo C - Opção pelo estágio para ajudar a família
  • Opção pelo estágio para a realização pessoal e para ajudar a família;
  • Sentimentos: bem-estar e felicidade com a escolha, culpa e infelicidade caso desistam dessa opção.
Modelo D - Opção pelo curso
  • Opção pelo curso e consequentemente ajuda a mãe (pelo tempo que terão para cuidar dos irmãos);
  • bem-estar e felicidade por optar pelo curso, male-estar por contrariar sua escolha.
Modelo E - dever de ajudar a mãe
  • Opção por ajudar a mãe, sentida como dever;
  • Sentimento:mal-estar e tristeza por não aceitar o estágio; bem estar por ajudar a mãe.
Modelo F - Ajudar a mãe e a família
  • Desejo de atender a mãe com o objetivo de ajudar a família pela qual se sente responsável;
  • Sentimentos:felicidade e realização por ajudar a mãe, mal-estar brando por não aceitar o estágio.
Modelo G - Conciliação de interesses
  • Busca de soluções para aceitar o estágio e ajudar a família, de forma a conciliar os interesses do sujeito e da mãe;
  • sentimentos: felicidade, bem-estar e tranquilidade por encontrarem uma solução;culpa e mal-estar ao se imaginar contrariando a resolução.


Considerações finais:

  • Grande parte dos modelos apresenta a perspectiva do self, de seus planos e sonhos, sem desconsiderar a perspectiva do outro;
  • Presença de sentimentos positivos e negativos, perfazendo complexos de sentimentos;
  • Apostamos na resolução de conflitos com um meio eficaz para ampliar o espectro dos jovens a respeito de seus projetos de vida, sonhos e buscas da própria felicidade.

Projetos de vida e educação moral

Nesta aula, apontamos novas perspectivas e possibilidades para uma educação que promova a ética e a cidadania, e que leve os jovens a construírem projetos de vida significativos para eles e para a sociedade na qual vivem. Para tanto, tratamos de temas como: autoconhecimento, autoestima, democracia, respeito mútuo, entre outros.
Profª. Drª. Valéria Arantes

https://www.youtube.com/watch?v=KIkAI4cmcms


Projetos de vida

"Um objetivo estável e generalizado altamente centralizado, que organiza e motiva as ações, decisões e aspirações cotidianas". (Bundick, 2009, tradução nossa).

Moralidade

A decisão de como queremos viver no mundo com os outros´é a origem da moral.
De que modo eu quero viver?

Educação Moral

Ajudar os alunos a dotar um modo de vida mais coerente como desejam para si e para os iguais (Puig e Martim, 2010)
Como?

Educação Moral e Projeto de Vida

  • A construção e um projeto vital exige que o sujeito conheça a si próprio e ao mundo que o cerca, para que saiba identificar as necessidades, os problemas e os conflitos presentes no meio, e ao mesmo tempo que analisa sua características e suas possibilidades realistas de ação para assim formular objetivos a longo prazo que possam, de alguma forma, fazer a diferença no mundo;
  • É necessário que o sujeito compreenda de que forma suas crenças, valores e aspirações pessoais podem servir de base para a realização de algo que contribua com a sociedade e com o mundo.

O autoconhecimento

  • Objetiva-se a construção de processos de auto-regulação que permitam ao sujeito dirigir a própria conduta, e a aquisição da sensibilidade necessária para perceber os próprios sentimentos e emoções morais para que possa usá-lo como componentes da consciência moral.

A autoestima

  • A autoestima refere-se a autoimagem que cada pessoa tem de si mesma. Dentre outros aspectos, esta autoimagem relaciona-se com o que cada um sente sobre si mesmo, elaborada a partir dos sentimentos que cada um projeta e atribui a si mesmo.

O tipo e as relações interpessoais

  • É preciso construir relações que se assentem sobre as bases da democracia e do respeito mútuo.

A dimensão afetiva

  • Trabalhar os sentimentos e emoções por meio da resolução de conflitos;
  • Tratar as emoções, os afetos e os sentimentos como objetos de conhecimento.

Etapas que configuram a elaboração de um projeto de vida:

  • Momentos de inspiração;
  • Pessoas de referência;
  • Esforços e comprometimento;
  • Desenvolvimento de habilidades e de força de caráter.

Finalizando:

Defendemos a necessidade de incorporarmos ao trabalho educativo e ao cotidiano escolar, conteúdos relacionados a vida pessoal e a dimensão afetiva, visando a construção de projetos de vida com uma estrutura que lhe garanta viabilidade e que se oriente por um sentimento moral.

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