sexta-feira, 5 de junho de 2015

Psicologia do Desenvolvimento - 6ª Semana

Psicologia do Desenvolvimento - 6ª Semana



Educação em valores

O programa mostra dois exemplos de projetos elaborados por escolas para trabalhar a educação moral. O primeiro, da escola Esmeralda Sanches da Rocha, em Votuporanga, interior de São Paulo, promove a convivência inter-racial questionando e entendendo o racismo em atividades de três disciplinas: Educação Artística, Língua Portuguesa e História. Já a escola Giulio David Leone exercita a reflexão política, desenvolvendo partidos e candidatos à presidência, que são os próprios alunos, e uma simulação de eleição. O programa ainda consulta os professores da Faculdade da Educação da USP, José Sérgio de Carvalho e Nilson Machado, além de Pedro Goergen, da Unicamp, para saber qual é o papel da escola na educação moral de seus alunos.


https://www.youtube.com/watch?v=nPh9ohtxi3g


Vídeo mostrando a ética moral e seus valores. Os professores José Sergio Carvalho e Nílson Machado, da faculdade de Educação da USP e o professor Pedro Goergem da Unicamp, falam que o tema da igualdade de todos, o direito de viver dignamente e serem tratados com justiça.

A moral se consolida como costumes, valores sociais e a Ética como reflexão sobre valores.



Exemplo de uma Escola Estadual de Votuporanga que trabalha o preconceito, multidisciplinar, em Educação Artística, Língua Portuguesa e História. Fazendo reflexões com músicas (Gabriel, o pensador, Jorge Aragão). Debates como por exemplo o sistemas de cotas para negros.


No livro "Educação:projetos e valores", Nílson Machado cita vários valores a serem trabalhados na escola, como: igualdade, tolerância, integridade, pessoalidade e cidadania.
Cidadania como valor significa articular bem o interesse pessoal com o coletivo. Por exemplo, nas eleições se exercita a cidadania, pensando o que quer para si próprio e par o coletivo, estado, país.

Na E.E.E.F. Giulio David Leone organizam um projeto, simulando eleições com os alunos, para que possam estudar a ética. Cada classe cria um partido e um candidato  a presidência e cada disciplina compõe um ministério que existe realmente, servindo para estudos e os alunos criam seu projetos.

Na aula de língua Portuguesa os alunos viram publicitários, na aula de Geografia é estudado a Reforma Agrária e assim por diante. No fim das eleições o eleito é o presidente do Grêmio estudantil.

A tarefa da escola é despertar a consciência ou criar condições para que as pessoas se tronem conscientes, sujeitos capazes de refletir, de pensar autonomamente.



O juízo moral na criança

Nesta aula, discutimos as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência nos processos de desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. O ponto de referência é a teoria de Jean Piaget e seu livro de 1932: O juízo moral na criança.
Profº. Drº. Ulisses Ferreira Araújo



https://www.youtube.com/watch?v=yMj849Lus-8


A referência desta aula é a teoria de Jean Piaget, a abordagem do "Juízo Moral na Criança" que foi publicado em 1932.É uma obra bem antiga,mas se converteu em um clássico no estudo da moralidade humana.

A essência de toda moralidade está no respeito as regras. Criança moral ou sujeito moral  é a criança que cumpre as regras da sociedade.

Observando que Piaget não fala em obediência e sim em respeito, um sentimento, dimensão afetiva do ser humano.


  • Anomia- estado em que as crianças se encontram no momento do nascimento e dura mais ou menos 2 anos (NOMIA - relação com a palavra grega" Nomus"que significa regras).
  • Heteronomia - fonte variada de regras.
  • Autonomia - próprio, as regras estão dentro do sujeito.
Relações heteronomia:
  • Coação - Deus vai te castigar, mamãe vai deixar de gostar de você, tapinha nas mãos. As crianças vão entendendo as regras através da coação.
  • Respeito unilateral - Sentimento construído através do amor e do medo. Unilateral, de mão única. Criança tem que respeitar os adultos (pais, professores) e esse podem brigar, humilhar as crianças.
Para que todo processo (estado) se construa é necessário ter o mínimo de vínculo afetivo, mesmo que seja uma relação autoritária.

Relações autonomia:
  • Cooperação - experiência em cooperação, igualdade.
  • Respeito mútuo - diálogo, democracia. Entender que as regras do mundo são justas.




Cuidado para não confundir autonomia com anomia:

  1. Anomia - aquele sujeito que faz tudo que dá na cabeça,que só faz o que quer, sem considerar a sociedade, os colegas, é um sujeito egocêntrico, a anomia = sem regras.
  2. Autonomia - é aquele que reduziu o egocentrismo, não pensa apenas nele próprio, pensa no coletivo, considera o outro, as coisas ao redor, a natureza.





A construção psicológica dos valores

O que são valores, numa perspetiva psicológica? Como são construídos e quais valores deve a sociedade priorizar nos processos educativos? Estas são algumas das questões abordadas nesta videoaula.
Profº. Drº. Ulisses Ferreira Araújo

https://www.youtube.com/watch?v=V2CVq_jdfFk


Como são construídos os valores?

Os valores referem-se as trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior.

Surgem da projeção de sentimentos sobre objetos e pessoas.(Jean Piaget, As relações entre  a inteligência e a afetividade, 1954).

A construção psicológica dos valores

Surgem das projeções de sentimentos positivos sobre objetos e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.

Construção psíquica

As escalas e sistemas normativas de valores se constitui a partir de sua integração ao self do sujeito.

Sistema de valores e conduta humana

As condutas de valores são motivadas pelo sistema de valores próprios da cada um.

Identidade e sentimentos

Dependendo dos valores com os quais os sujeito construiu sua identidade, e de seu "posicionamento"central ou periférico, aparecerão os sentimentos morais.

Sentimentos morais, como a vergonha e a culpa, exercem o papel de regular as relações intra e interpessoais e são experienciados quando o sujeito age contra os valores que são centrais em sua identidade.



A escola e a construção de valores

Pensar na construção de escolas democráticas que almejem a construção de personalidades morais nos leva a compreender alguns dos diversos fatores que interferem neste processo dentro do cotidiano escolar. Sua identificação auxilia na compreensão da complexidade das relações presentes no cotidiano escolar e na busca por formas mais realistas de intervenção na educação para a cidadania. Os aspectos identificados, que serão abordados nesta videoaula, são: os conteúdos escolares; a metodologia das aulas; o tipo e a natureza das relações interpessoais; os valores; a autoestima e o autoconhecimento dos membros da comunidade escolar; e os processos de gestão da escola.
Profº. Drº. Ulisses Ferreira Araújo

https://www.youtube.com/watch?v=iYT1rySPJHY


Como promover a construção social e psicológica dos valores morais?

Repensando os conteúdos, tempo, espaço e relações nas Instituições de ensino comprometidas com a construção da paz, dos direitos humanos e de valores de ética de democracia e de cidadania.

Ações a serem implementadas

  • Impregnando o currículo com temas de cidadania;
  • Rompendo os muros das Instituições educativas;
  • Promovendo o protagonismo do sujeito que aprende;
  • Construindo relações sociais e interpessoais democráticas;
  • Instituindo fóruns Públicos de ética e cidadania;

Promovendo o protagonismo do sujeito que aprende

A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que aos jovens participar da vida social de uma forma mais crítica, dinâmica e autônoma.

Metodologia Ativas de Aprendizagem

  • A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa de aprendizagem;
  • "Estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no meio real";

Construindo relações sociais e interpessoais democráticas

  • Assembleias escolares;
  • Grêmios estudantis;
  • Estratégia de resolução e de mediação de conflitos;
  • Estratégia de aproximação entre escola, família e comunidade;
  • Instituição de fóruns públicos de éticas e cidadania.
Um fórum articula os diversos segmentos da comunidade escolar e não-escolar, em torno das temáticas de ética, convivências democráticas, direitos humanos e inclusão social.

 Foi desenvolvido pelo ministério da Educação em 2003 a 2009 o "Programa ética e cidadania", implementado nos 27 estados brasileiros. A ideia central é a construção de fóruns, chamando a comunidade, igreja, ONGs,para debater e implementar projetos do bairro.



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