1. Introdução ao tema e apresentação do curso
Esta aula tem como objetivo apresentar a disciplina e introduzir os graduandos à temática da avaliação educacional, a partir da apresentação de um breve histórico da avaliação educacional, ressaltando-se aspectos do desenvolvimento dessa temática no Brasil.
Profª. Drª. Adriana Bauer
Avaliar
- Avaliação - presente em todos os domínios da atividade humana;
- Avaliação informal (impressionista) x avaliação (sistematizada);
- Foco do curso: avaliação sistemática
Consequências da avaliação:
- Pressão;
- Competitividade;
- Classificação;
- comparação;
- Punição;
- Sentimento de fracasso.
Os professores e o ato avaliativo:
- Cursos de formação inicial dos professores
- Foco na crítica ao caráter técnico da avaliação - pouco subsídio á prática avaliativa.
- Pouca integração entre a avaliação e filosofia educacional do professor.
- Para que avaliar?
- O que avaliar?
- Quando avaliar?
- Como avaliar?
- Como julgar os aprendizados dos alunos?
- O que fazer a partir desses resultados?
Planejamento da avaliação: Plano de ensino do professor e parte do processo pedagógico da escola:
- Preparação;
- Aplicação;
- Análise e interpretação;
- Devolutiva.
Desafios à avaliação escolar:
- Relacionar à avaliação ao ensino e à aprendizagem;
- Instaurar uma nova cultura avaliativa nas escolas -de uma avaliação classificatória e seletiva, para um instrumento de apoio ao ensino e aprendizagens;
- Inserir a avaliação em um projeto pedagógico coletivo;
- Deixar claro os critérios avaliativos;
- Produzir instrumentos avaliativos claros, válidos e diversos.
Contradições - avaliação interna e avaliação externa
- Conhecer e analisar as principais concepções e práticas de avaliação da aprendizagem;
- Relacionar tais práticas com suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem;
- Identificar práticas avaliativas que estejam a serviço da aprendizagem de todos os alunos;
- Instrumentalizar os estudantes para acompanhar os debates em torno das avaliações em larga escala e dos indicadores educacionais existentes no Brasil.
2. Avaliação Educacional: iniciando nossa conversa
Definir avaliação educacional, explorando, em especial, a diferença entre as noções de medir e avaliar, com ênfase na dimensão valorativa presente no ato de julgamento. Ainda, pretende-se caracterizar a abrangência do campo da avaliação educacional, identificando diferentes focos que podem se constituir em objeto da avaliação.
Prfª. Drª.Sandra Zákia Sousa
Definição de avaliação - Determinação do valor ou mérito de um objeto, seja o que for que estiver sendo avaliado.
Provém etimologicamente do latim:
A - valere -- dar valor
Vai além da verificação
Verum face - fazer verdadeiro - -- Ato de determinar se um dado objeto possui determinadas características ou configuração - é uma operação de quantificação.
- Prova é o instrumento de avaliação.
- Avaliação é o julgamento observado pelo conteúdo da prova.
- Nota é a expressão simplificada do julgamento.
Avaliação - descrição - análise - julgamento - decisões - ação
Avaliar para...
- Subsidiar a tomada de decisões da caráter político, pedagógico e administrativo;
- Induzir ações;
- Redirecionar trajetórias;
- Permitir escolhas informadas;
- Identificar tendências e necessidades futuras.
Existem vários focos de avaliação em educação:
- Avaliação da aprendizagem;
- Avaliação institucional;
- Avaliação de programas educacionais;
- Avaliação em larga escala;
- Avaliação docente.
- etc
Reiterando
- A avaliação constitui-se em um meio e não em um fim em si mesma, servindo como apoio à tomada de decisões;
- A avaliação deve ser entendida como um processo associado a um projeto educacional e social, ou seja, não é uma atividade meramente técnica, implica num posicionamento político e inclui valores e princípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário