5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
Introduzir a importância do uso da história e da filosofia da ciência como ferramenta no ensino. Ressaltar duas características marcantes do pensamento biológico da antiguidade clássica: o fixismo e o finalismo. Discutir a Teoria das Ideias de Platão e a introdução ao pensamento essencialista, tipológico e fixista. Introduzir brevemente a teorias das quatro causas aristotélica, ressaltando sua influência para o pensamento finalista ou teleológico. Apontar a importância e alcance do pensamento platônico-aristotélico na posteridade.
Profº. Drº. Hamilton Haddad Jr.
Pensadores Pré-Socráticos (civilização Grega) - Foram os primeiros que tentaram organizar uma explicação racional para os fenômenos racionais, que difere das explicações mitológicas.
Episteme - conhecimento justificado e verdadeiro - conhecimento que não muda, não dependendo da opinião de cada uma. Uma verdade.
Teoria das ideias:(forma ideal, imutável)
- Essencialismo .
- Fixismo
Aristóteles (384 - 322 A.C.) - discípulo de Platão
Teoria das 4 causas: "Conhecer é conhecer as causas".
- A causa material seria responsável pela matéria da qual um ser é constituído, isto é, aquilo de que uma coisa é feita;
- A causa eficiente seria responsável pela presença de uma força numa determinada matéria, ou seja, uma causa mecânica, origem imediata de um movimento ou repouso;
- A causa formal corresponderia a essência, ou a natureza do ser (característica essenciais X característica acidentais);
- A causa final representaria o motivo, a finalidade da existência do alguma coisa ("a natureza não faz nada e, vão..".)
Pensamento herdado da antiguidade:
- Essencialismo (tipológico) - o que importa é conhecer a essência das coisas,formas ideais;
- Fixista (mundo estático) - são imutáveis, estático;
- Teleológico (finalista) - um fato com sua causa final;
- Antropocêntrico (scala naturae) - o homem no centro.
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
Mostrar o impacto do pensamento da antiguidade no pensamento Lineu. Discutir a teologia natural inglesa, ressaltando a incorporação das ideias platônico-aristotélicas na tradição cristã. Mencionar as teorias criacionistas e discutir sua legitimidade científica nos dias atuais. Introduzir brevemente as primeiras ideias evolutivas de Buffon. Apresentar o evolucionismo de Lamarck.
Profº. Drº. Hamilton Haddad Jr.
Renascimento:
Profº. Drº. Hamilton Haddad Jr.
Renascimento:
- Século XV - Invenção da imprensa que foi um marco.
- Século XVI - XVII - Revolução científica. Galileu inverteu as 4 causas aristotélicas, dando mais valor a causa material e a eficiente.
Teólogos naturais: Pensadores Cristãos - a ideia central era olhar para os seres vivos e saber o que está na mente de Deus.
John Ray(1627-1705) William Paley (1743-1805)
Teologia Natural: formulou um quinto item a ideia da antiguidade
- Essencialismo (tipológico) - o que importa é conhecer a essência das coisas,formas ideais;
- Fixista (mundo estático) - são imutáveis, estático;
- Teleológico (finalista) - um fato com sua causa final;
- Antropocêntrico (scala naturae) - o homem no centro.
- Criacionista (design inteligente).
É percebido todas essas características no pensamento do Linne- Nomenclatura binominal
Carl Von Linne(1707-1778)
Fixismo X Evolucionismo
Século XVII - a ciência começou admitir a ideia de que as coisas mudam.Tanto do ponto de vista geológico como biológico.
- Conde de Buffon (1707-1788) - "molde interno" cada espécie possuiria um molde interno a partir do qual ele poderia se modificar um pouco. Exemplo: um molde de felino poderia dar origem a espécie como gato, tigre,leão, leopardo dependendo do ambiente, com influência do ambiente. Esse molde sugeria de geração espontânea.
- Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) - "Biologia" nas obras de Lamarck lemos o termo Biologia pela primeira vez, no sentido que se usa hoje.
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
Apresentar as ideias de Darwin e Wallace. Introduzir as ideias atuais de evolução. Discutir os principais mecanismos evolutivos. Ressaltar o papel da seleção natural no processo evolutivo. Relacionar Micro e Macroevolução.
Profº. Drº. Hamilton Haddad Jr
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Charles Darwin (1809 - 1882)
Profº. Drº. Hamilton Haddad Jr
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Charles Darwin (1809 - 1882)
Entro na Universidade para ser clérigo onde tomou contato com as obras dos teólogos naturais, era um naturalista nato, tanto que foi convidado para fazer uma expedição em um navio como naturalista (A viagem no HMS Beagle 1831-1836) mudando sua concepção sobre as espécies, mundo vivo, estudando e coletando muito material sobre, geologia, zoologia, botânica. A partir dessa viagem ele concebeu a teoria Darwiniana.
Alfred Russel Wallace (1823 - 1913)
Em 1858, Darwin recebeu uma carta de Wallace com um artigo que propunha a seleção natural, muito parecida com a teoria de Darwin.
Darwin com medo de perder a originalidade publica sua teoria simultaneamente com a teoria de Wallace.
No ano seguinte Darwin publica "A origem das espécies" obra famosa de maneira mais completa, obra que foi reeditada várias vezes e a partir de 1859 Darwinismo vem sendo debatido e estudado.
Origem das espécies:
- A evolução acontece.vivos possuem
- Os seres ascendência comum. (árvore da vida)
- A variação dentro da espécie origina diferenças entre espécies.
- O mecanismo das mudanças evolutivas é a seleção natural.
- Deve haver variação entre os organismos de uma população.
- É necessária uma reprodução diferenciada entre os que possuem a variação e os que não a possuem.
- A característica tem que herdável.
- O mecanismo das mudanças evolutivas é a seleção natural.
- O processo evolutivo é gradual.
Comparação:
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
A presente aula trata da inserção da abordagem molecular como base para a compreensão dos mecanismos evolutivos, dentro das ideias atualmente mais aceitas pela ciência. São abordados, de forma introdutória, aspectos básicos de genética e biologia molecular, que incluem estruturas, (como DNA, RNA, genes e cromossomos) e processos (como meiose, mitose, transcrição e tradução). Discutimos a teoria cromossômica da herança genética. Finalmente, tal conteúdo básico é relacionada aos processos evolutivos, enfocando-se a origem das mutações, bem como a relação mutação-seleção natural- adaptação.
Profª. Drª Poliana Cristina de Melo Martins
Introdução :
Gregor Mendel (1822-1884) mecanismo de hereditariedade
Que a cor das sementes era determinada por 2 fatores.
Bases:
Este fator contribui para a variabilidade gênica do indivíduo.
Gene:
Nesta semana, propomos que você discorra sobre a Teoria da evolução, abordando 3 pontos básicos:
Profª. Drª Poliana Cristina de Melo Martins
Introdução :
Gregor Mendel (1822-1884) mecanismo de hereditariedade
- Primeira Lei de Mendel: a cor verde havia "desaparecido" nos descendentes. A cor amarela "dominava" a cor verde.
Que a cor das sementes era determinada por 2 fatores.
- Segunda lei de Mendel: observar a característica aos pares, desta forma ele descobriu que não existia uma dependência entre característica.
Bases:
- Estudos sobre divisão celular: meiose
Este fator contribui para a variabilidade gênica do indivíduo.
Gene:
- É a menor unidade do cromossomo responsável pela codificação de uma proteína.
- O gene é a estrutura que sofre modificações.
Variabilidade gênica - as mutações e recombinações gênicas são responsáveis pela variabilidade dos indivíduos, originando a diversidade, que sofre pressão da seleção natural.
Mutações: São alterações de origem interna(embriognese) ou externa na função dos genes.
Benefícios, Malefícios ou Neutras
Possíveis consequências: Perda de função ou ganho de função.
Nesta semana, propomos que você discorra sobre a Teoria da evolução, abordando 3 pontos básicos:
- Qual é o papel da seleção natural nesta teoria;
- Qual é o impacto da obra “Origem das espécies” para o desenvolvimento da Biologia;
- Como a abordagem histórica pode auxiliar no ensino do pensamento evolutivo em sala de aula.
Para tanto, sugerimos que você aborde pontos trabalhados nas videoaulas e nos demais materiais disponibilizados, bem como complemente sua visão com leituras de artigos científicos sobre uso de história e filosofia no ensino, como os disponíveis em
A História faz com que compreendamos melhor os conceitos científicos e os métodos, desenvolvendo um pensamento individual. Alguns episódios da historia é de extrema importância que seja conhecido, como:o darwinismo,a descoberta da penicilina, entre outros.
A obra " A Origem das Espécies" causou e ainda causa muito impacto, como podemos ver:
As pesquisas feitas pelo naturalista durante a viagem abordo do Beagle é que fundamentaram sua Teoria da Evolução, servindo de base para o famoso livro Origem das Espécies, cujo título original em Inglês é On The Origin of Species By Means of Natural Selection (Na Origem das Espécies – Sob o Conhecimento da Seleção Natural). A obra foi publicada em 1859, sob o bombardeamento das controvérsias – o que era (é) muito natural: Darwin estava (está) mudando a crença contemporânea sobre a criação da vida na Terra.
No livro Origem das Espécies, Darwin defende duas teorias principais: a da evolução biológica - todas as espécies de plantas e animais que vivem hoje descendem de formas mais primitivas - e a de que esta evolução ocorre por "seleção natural". Os princípios básicos da teoria sobre a evolução de Charles Darwin, apresentados na Origem das Espécies, são quase que universalmente aceitos no mundo científico; embora existam controvérsias em torno deles.(http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/CharlesDarwin.php)
Um assunto bastante complexo e polêmico visto que há conflitos entre religião e ciência.
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