3. Avaliação da aprendizagem
Apresentar retrospectiva histórica dos principais marcos interpretativos presentes nos estudos sobre avaliação da aprendizagem, relacionando-os com prescrições presentes na legislação educacional.
Profª. Drª. Sandra Zákia Sousa
Propósito: Apresentar retrospectiva histórica dos principais marcos interpretativos presentes nos estudos sobre avaliação da aprendizagem desenvolvidos no Brasil, relacionando-os com prescrições presentes na legislação educacional.
Ênfases presentes na pesquisa no Brasil:
- A partir da década de 1930 = enfoque psicológico;
- Meados de 1950 = meados de 1960 = enfoque sociológico;
- Meados da década de 1960/anos finais de 1970 = privilegiados estudos na natureza econômica, inspirados na teoria do capital humano.
- A partir dos anos de 1980 - perspectiva sociológica, valorização do conhecimento sobre o funcionamento interno da escola, como tem sido praticada a avaliação escolar, o que tem sido avaliado e para que se faz avaliação.
- A partir dos anos de 1990 - ênfase nas avaliação externas e em larga escala - repercussões no currículo escolar e, em consequência, na avaliação d aprendizagem.
Anos 1930 a 1950
- Avaliação é tratada como procedimento de medida, de atribuição de nota dos alunos, em razão de seu desempenho em provas e exames.
- Tem como finalidade a classificação do aluno de acordo com o nível de aproveitamento apresentado nas diversas disciplinas, tendo em vista a seleção daqueles com condições de prosseguir ou concluir os estudos.
- Princípios:
- Inflexibilidade - não consideração a qualquer variável que possa ter interferindo na nota obtida.
- Imparcialidade: nos procedimentos de julgamento das provas parciais e finais.
- A tarefa de avaliar é exclusiva do professor, prevendo-se a presença de avaliador externo nas avaliações finais.
- Verificação da aprendizagem de maneira continua e cumulativa, ao longo do ano letivo.
- Princípios:
- Continuidade: compatibilidade com o trabalho realizado e necessidade de análise do resultados de desempenho do aluno de modo compreensivo.
- Para aferição do desenvolvimento do aluno devem ser utilizados, além dos exames e provas, outros processos de avaliação da aprendizagem, que professor adota em face da experiência pedagógica e do conhecimento científico na matéria.
- O responsável pela avaliação do aluno é o professor, embora, no momento do juízo definitivo seja acompanhado por uma comissão examinadora.
A partir dos 1970 (Lei 5692, de 11 de agosto de 1971; lei 9394 de 1996)
- Entendida como verificação do rendimento escolar, compreendendo a dimensão do aproveitamento dos alunos e a apuração da assiduidade.
- Pelo parecer n 360/74 do conselho federal de educação, pode-se depreender a ênfase na avaliação como um processo que visa a acompanhar alcance dos objetivos propostos, tendo como referência as metas educacionais estabelecidas, devendo servir à aprendizagem dos alunos.
- Fornece dados para apoiar a decisão quanto à promoção ou retenção do aluno, assim como para o replanejamento do trabalho.
- Princípios:
- Continuidade, busca romper a vinculação com provas e exames periódicos, pois deverão preponderar os resultados obtidos durante o período letivo sobre os da prova final, caso esta seja exigida.
- Amplitude, desejabilidade de que sejam avaliados o desenvolvimento cognitivo afetivo e psicomotor.
- Compatibilidade com os objetivos propostos, o que se avalia é determinado pelos objetivos definidos, os quais expressam as mudanças de comportamento esperadas.
- Preponderância dos aspectos qualitativos sobre quantitativos.
- Cabe ao professor decidir sobre os procedimentos e instrumentos a serem utilizados.
4. Concepções e práticas avaliativas
Analisar concepções e práticas avaliativas, dominantes em contextos escolares, com vistas a apreciar suas implicações para os processos de ensino e de aprendizagem.
Profª. Drª. Sandra Zákia Sousa
Avaliação da aprendizagem: tendências
- Avaliação x Medida
- Aprendizagem x Notas
- Função classificatória
- Controle e adaptação de condutas educacionais e sociais
- Diagnosticar(desenvolvimento);
- Retroinformar ;
- Favorecer o desenvolvimento individual, inclusão e não exclusão escolar.
Projeto educacional = ponto de partida e de chegada da avaliação
- Qual é o nosso projeto educacional?
- Quais os princípios que devem orientar a organização do trabalho escolar?
- Qual é o nosso compromisso com os alunos desta escola, e para além destes, com a construção de uma escola de qualidade?
- O que entendemos por qualidade?
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