Biologia Geral
1. Apresentação da disciplina
Abertura da disciplina apresentando sua estrutura básica e objetivos gerais. Reflexão sobre a importância da Biologia na formação do cidadão da atualidade (base em documentos norteadores da educação brasileira). Discussão inicial sobre o conceito "vida" e sobre o seu sentido para o ensino-aprendizagem de ciências e de biologia.
Profª. Drª.
Suzana Ursi
Podemos dizer que a agricultura foi o primeiro avanço biotecnológico do ser humano.
(Pintura ruprestre- Parque Nacional da Serra da Capivara Piauí-Br)
Antiguidade: Grandes estudiosos
- Theophratus (Grécia Antiga) - estudos botânicos ;
- Aristóteles - (Grécia Antiga) -um dos pais da Zoologia;
- Leonardo da Vinci - (Renascimento) -estudo detalhada de anatomia
Eventos observados:
- Célula de cortiça - Robert Hooke - 1965;
- Nomenclatura binominal - Lineu -1735;
- "A origem das espécies"- Darwin- 1859;
- Hereditariedade - Mendel- 1866;
- DNA -Watson e Crick - 1953.
A Biologia está presente em nosso cotidiano na alimentação, saúde e energia.
Devemos aprender sobre Biologia para ampliar o repertório conceitual e cultural dos estudantes,os auxiliando na análise crítica da situações reais e na tomada de decisões mais consciente, formando cidadãos mais reflexivos e capazes de modificar sua realidade.
Biologia = BIO = vida; LOGIA= estudo;
Zonas - Perfil conceitual de Vida
- Externalista: A vida é entendida como algo exterior ou que tende ao exterior do vivente.
- Internalista: A vida é entendida como processos ou propriedades inerentes ao vivente.
- Relacional: A vida é entendida como uma relação de entidades entre si e/ou com o meio.
Mensagem final:
Devemos respeitar as crenças e ideias iniciais de nosso estudantes, bem como partir dessas para promover a ampliação do perfil conceitual.
Um cidadão com perfil conceitual mais rico/amplo, que inclua conceitos científicos, possui um maior repertório para tomada consciente de decisões.
Aprender Biologia - formação efetiva de cidadão.
2. A origem da vida na Terra: diversidade de ideias sobre um assunto intrigante
Abordagem da origem da vida e algumas das múltiplas crenças a ela associadas. Inicia-se a aula com a apresentação de três crenças distintas (O índio e o tamanduá; Adão e a criação; O mito de Pangu). A partir disso, desenvolve-se uma discussão sobre a importância de se levar em consideração as múltiplas crenças culturais trazidas pelos estudantes ao se abordar assuntos científicos em sala de aula. Passe-se a abordar a visão científica da questão, apresentando pinceladas históricas sobre a construção dos pensamentos a respeito da origem científica da vida ao longo do tempo, apresentando a abiogênese e a biogênese de forma introdutória.
Profª. Drª. Suzana Ursi
Biogênese - consolidação no século XIX
Redi - 1668
Pasteur - 1860
Mas qual foi o primeiro ser vivo no planeta?
Progenota?
E ele era Autótrofo X Heterótrofo
Pesquisas indicam que ele era heterótrofo
Pesquisas de Oparin e Sanderson
Iniciamos a aula discutindo algumas tentativas, com base científica, de definir vida, destacando a ideia centrada em “vida como a conhecemos”, bem como suas possibilidades e limitações. Passa-se a discutir as características comuns aos seres vivos de nosso planeta, como célula, material genético, carbono, água, evolução e auto-organização. A aula é encerrada discutindo-se as possibilidades de se explorar a chamada “Biosfera oculta”, uma vez que alguns pesquisadores já estão explorando essa vertente, conjeturando e investigando diferentes formas hipotéticas de vida, que podem estar passando despercebidas por serem muito diferentes da vida tradicional encontrada na Terra.
Profº. Drº. Douglas Galante
Definições de senso comum a partir de suas propriedades:
Definições mais comuns encontrado na literatura:
Definição oficial da Nasa: Vida é o sistema químico autosustentado capaz de sofrer evolução Darwiniana.
A vida como a conhecemos (LAWKI)sempre baseada em células.
As células são feitas basicamente de:
Se tem chomps na natureza, nas condições corretas, com o tempo ela pode se recombinar e partir daí construir vida.
Origem
Uma discussão científica:
Resumo da origem da vida:
Atividade de portfólio
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. Nesta semana, propomos que o tópico de seu portfólio seja baseado na leitura do artigo científico “Construção de um Perfil Conceitual de Vida”, disponível em
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p34.pdf.
1. Levante dois pontos que você julgar mais interessantes do texto;
Os pontos que eu julgo mais interessantes é o perfil conceitual da vida e a grande variedade de perfis encontrado, lembrando que a pesquisa foi feita com estudantes de graduação em Ciências Biológicas.
2. Faça a relação desses pontos com as videoaulas da semana;
A relação está no perfil conceitual da vida:
3. Reflita sobre a importância do perfil conceitual para a atuação do professor em sala de aula ao abordar temas biológicos.
A reflexão que faço é que ao abordar temas tão cheio de mitos,crenças e religião temos que respeitar as ideias dos alunos e tentar ampliar o perfil conceitual e cultural com bastante cuidado.
Como surgiu a vida na Terra?
Em que tipo de conhecimento você se baseou para responder essa pergunta?(Sala de aula)
- Religioso;
- Científico;
- Mistura.
Exemplos de crenças:
- Índios Kaigang (Norte do Paraná) O povo surgiu, brotou, da terra, por isso a cor dos indígenas. Nasceram 2 irmãos, Kanyeru e Kamé, que deram origem a todos as coisas vivas, incluindo os animais.Os 2 sempre disputavam quem ia criar o bicho mais diferente ou mais feroz. Um deles disse que ia criar o animal mais diferente e feroz, passou a noite inteira trabalhando, colocando garras muito forte e quando ia fazer a dentição, amanheceu e ele não poderia mais trabalhar, pegou então o cipó, que já havia sido criado e fez a boca do bicho, surgindo o tamanduá.
- Cristãos - Genesis - A biodiversidade foi criada no sexto dia da criação.
- Mito Chinês - Mito de Pangu - no início tudo era caos, existia o Yin(terra) e o Yang(céu). O Yang mais claro deu origem ao céu e o Yin mais escuro deu origem a Terra. A partir dessa separação nasceu um guerreiro, o Pangu e das partes dele se deram origem de tudo que conhecemos. Por exemplo, do sangue originou-se os rios, as populações e biodiversidade das pulgas que habitavam o Pangu.
Conhecimentos prévios na aprendizagem:
- Só formulamos o novo conhecimento a partir do que já conhecemos e acreditamos;
- Necessidades de um levantamento inicial - incorporação à prática.
Biogênese - consolidação no século XIX
Redi - 1668
Pasteur - 1860
Mas qual foi o primeiro ser vivo no planeta?
Progenota?
E ele era Autótrofo X Heterótrofo
Pesquisas indicam que ele era heterótrofo
Pesquisas de Oparin e Sanderson
- Moléculas simples com carbono - aminoácidos + atmosfera redutora (Urey);
- Experimento de Miller - 1953 Gases (Nh3 CH4 e H²) - aminoácidos + descargas elétricas.
3. Conceitos de vida
Iniciamos a aula discutindo algumas tentativas, com base científica, de definir vida, destacando a ideia centrada em “vida como a conhecemos”, bem como suas possibilidades e limitações. Passa-se a discutir as características comuns aos seres vivos de nosso planeta, como célula, material genético, carbono, água, evolução e auto-organização. A aula é encerrada discutindo-se as possibilidades de se explorar a chamada “Biosfera oculta”, uma vez que alguns pesquisadores já estão explorando essa vertente, conjeturando e investigando diferentes formas hipotéticas de vida, que podem estar passando despercebidas por serem muito diferentes da vida tradicional encontrada na Terra.
Profº. Drº. Douglas Galante
Definições de senso comum a partir de suas propriedades:
- Operacional - feita para ser aplicada;
- Dependente do conjunto de propriedades escolhido;
- Dependente do viés e subjetividade da pessoa que cria a definição;
- Depende da área de pesquisa;
- Aplicação limitada a determinado universo amostral.
Definições mais comuns encontrado na literatura:
- Organismos vivos são sistemas que tentam responder a mudanças em seu ambiente e em seu interior de maneira a promover sua continuidade;
- Uma rede de feedbacks negativos inferiores(mecanismos regulatórios)subordinada a um feeddback positivo superior (potencial de expansão, reprodução);
- Sistemas auto-organizadores e auto-poiéticos (auto-reprodutores).pode ser um agente autônomo ou um sistema multi-agente para sua(s) própria(s)reprodução (ões), completando ao ciclo de trabalho termodinâmico;
- Sistemas com capacidade para metabolismo e movimento.
Definição oficial da Nasa: Vida é o sistema químico autosustentado capaz de sofrer evolução Darwiniana.
A vida como a conhecemos (LAWKI)sempre baseada em células.
As células são feitas basicamente de:
- Água;
- Ácidos nucleicos (material para carregar informação genética, DNA ou RNA);
- Aminoácidos(base das construções das proteínas e das enzimas, que são responsáveis por formar estruturas e produzir função biológicas);
- Lipídios (servem para fazer a compartimentalização celular, formar as membranas e fazer separação do que está dentro e do que está fora);
- Carboidratos (sinalização celular,armazenamento de energias).
Se tem chomps na natureza, nas condições corretas, com o tempo ela pode se recombinar e partir daí construir vida.
4. Teorias sobre origem da vida
Iniciamos pensando nas diferentes abordagens sobre origem da via. Passamos a abordagem atual, a multidisciplinar, com ferramentas de diversas ciência. Tratamos sobre as contribuições de áreas como astronomia, geologia, química prebiótica e paleontologia. Finalmente, a biologia moderna é capaz de estudar a diversidade de vida atual e tentar reconstruir as relações entre eles até, talvez, seus antepassados mais antigos. Assim, a ciência tem se aproximado cada vez mais da construção de um cenário bastante realista para a origem da vida na Terra.
Profº. Drº. Douglas Galante
Origem
Uma discussão científica:
- Top-down - partimos de um conhecimento de vida atual e tentamos reconstruir as condições de parentesco de maneira a entender se existe um ancestral comum e como era esse ancestral talvez até chegar ao ponto onde a vida surgiu.
- Bottom-up - Partir dos princípios básicos, físicos e químicos e tentar entender como eles poderão se recombinar para dar origem a vida.
Resumo da origem da vida:
- Big Bang - não foi uma explosão de fato, mas quando o universo surgi. Esse processo há 14 bilhões de anos, que gerou os primeiros elementos químicos básicos para vida é chamado de núcleo síntese primordial. Primeiro foram formado o H (hidrogênio) e o H (Hélio), que se espalharam através do universo, com o tempo a pressão da gravidade fez com que eles se condensassem em grandes nuvens de gás, essas foram comprimidas e a energia ficou tão alta que começou a fazer fusão nuclear, dois átomos podiam se juntar e gerar outros, fazendo esse processo produz energia que produz estrelas (que nada mais é do que grandes bolas de gás fazendo fusão). Dentro dessas estrelas e pelo processo de fusão e de explosão gera todos os elementos químicos da tabela periódica. Com o tempo vai sendo espalhado pelo universo através de explosões, ventos estrelares, vão se recombinar, formando mais moléculas, eventualmente vão se formar planetas e esse planetas talvez tenha condições necessárias para origem da vida.
- Na Terra:
"Poça quente";
Vulcões;
Fundo oceânico;
--Há problema com o tempo
Extraterrestre
Panspermia forte ; vida trazida por cometas/asteróides
Panspermia fraca: apenas os bullding blocks
- Combinação de vários fatores de química acontecendo aqui no planeta e no espaço que se juntaram dentro de um ambiente com condições adequadas para dar origem a vida.
Quando a vida surgi?
Há 4.6 bilhões anos quando a Terra é formada. Há 3.5, 3.8 bilhões de anos foram encontrados os primeiros fósseis de microorganismos relativamente complexos.
Astroquímica (área de pesquisa que estuda as moléculas no espaço):
Podem acontecer em:
- Nuvens ISM;
- Gelos;
- Grãos de poeira;
- Corpos frios.
Impactos de cometas, meteoros, asteroides fazem o papel de transporte de matérias química formada no espaço.
Experimento de Miller-Urey - esse experimento deu origem a área de pesquisa chamada química prebiótica e hoje imaginam esse experimento como um protótipo da Terra primitiva.
Dogma central da biologia molecular:
DNA -- RNA -- Proteína -- Função biológica -- Seleção/evolução -- DNA --
Atividade de portfólio
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. Nesta semana, propomos que o tópico de seu portfólio seja baseado na leitura do artigo científico “Construção de um Perfil Conceitual de Vida”, disponível em
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p34.pdf.
1. Levante dois pontos que você julgar mais interessantes do texto;
Os pontos que eu julgo mais interessantes é o perfil conceitual da vida e a grande variedade de perfis encontrado, lembrando que a pesquisa foi feita com estudantes de graduação em Ciências Biológicas.
2. Faça a relação desses pontos com as videoaulas da semana;
A relação está no perfil conceitual da vida:
- Externalista: A vida é entendida como algo exterior ou que tende ao exterior do vivente.
- Internalista: A vida é entendida como processos ou propriedades inerentes ao vivente.
- Relacional: A vida é entendida como uma relação de entidades entre si e/ou com o meio.
3. Reflita sobre a importância do perfil conceitual para a atuação do professor em sala de aula ao abordar temas biológicos.
A reflexão que faço é que ao abordar temas tão cheio de mitos,crenças e religião temos que respeitar as ideias dos alunos e tentar ampliar o perfil conceitual e cultural com bastante cuidado.
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