quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Biolgia Geral

Biologia Geral


1. Apresentação da disciplina

Abertura da disciplina apresentando sua estrutura básica e objetivos gerais. Reflexão sobre a importância da Biologia na formação do cidadão da atualidade (base em documentos norteadores da educação brasileira). Discussão inicial sobre o conceito "vida" e sobre o seu sentido para o ensino-aprendizagem de ciências e de biologia.
Profª. Drª. Suzana Ursi



Podemos dizer que a agricultura foi o primeiro avanço biotecnológico do ser humano.



  
(Pintura ruprestre- Parque Nacional da Serra da Capivara Piauí-Br)


Antiguidade: Grandes estudiosos
  • Theophratus (Grécia Antiga) - estudos botânicos ;
  • Aristóteles - (Grécia Antiga) -um dos pais da Zoologia;
  • Leonardo da Vinci - (Renascimento) -estudo detalhada de anatomia
Eventos observados:
  • Célula de cortiça - Robert Hooke - 1965;
  • Nomenclatura binominal - Lineu -1735;
  • "A origem das espécies"- Darwin- 1859;
  • Hereditariedade - Mendel- 1866;
  • DNA -Watson e Crick - 1953.

A Biologia está presente em nosso cotidiano na alimentação, saúde e energia.

Devemos aprender sobre Biologia para ampliar o repertório conceitual e cultural dos estudantes,os auxiliando na análise crítica da situações reais e na tomada de decisões mais consciente, formando cidadãos mais reflexivos e capazes de modificar sua realidade.

Biologia = BIO = vida; LOGIA= estudo;




Zonas - Perfil conceitual de Vida
  • Externalista: A vida é entendida como algo exterior ou que tende ao exterior do vivente.
  • Internalista: A vida é entendida como processos ou propriedades inerentes ao vivente.
  • Relacional: A vida é entendida como uma relação de entidades entre si e/ou com o meio.

Mensagem final:

Devemos respeitar as crenças e ideias iniciais de nosso estudantes, bem como partir dessas para promover a ampliação do perfil conceitual.
Um cidadão com perfil conceitual mais rico/amplo, que inclua conceitos científicos, possui um maior repertório para tomada consciente de decisões.

Aprender Biologia - formação efetiva de cidadão.


2. A origem da vida na Terra: diversidade de ideias sobre um assunto intrigante

Abordagem da origem da vida e algumas das múltiplas crenças a ela associadas. Inicia-se a aula com a apresentação de três crenças distintas (O índio e o tamanduá; Adão e a criação; O mito de Pangu). A partir disso, desenvolve-se uma discussão sobre a importância de se levar em consideração as múltiplas crenças culturais trazidas pelos estudantes ao se abordar assuntos científicos em sala de aula. Passe-se a abordar a visão científica da questão, apresentando pinceladas históricas sobre a construção dos pensamentos a respeito da origem científica da vida ao longo do tempo, apresentando a abiogênese e a biogênese de forma introdutória.
Profª. Drª. Suzana Ursi




Como surgiu a vida na Terra?

Em que tipo de conhecimento você se baseou para responder essa pergunta?(Sala de aula)
  • Religioso;
  • Científico;
  • Mistura.
Exemplos de crenças:
  • Índios Kaigang (Norte do Paraná) O povo surgiu, brotou, da terra, por isso a cor dos indígenas. Nasceram 2 irmãos, Kanyeru e Kamé, que deram origem a todos as coisas vivas, incluindo os animais.Os 2 sempre disputavam quem ia criar o bicho mais diferente ou mais feroz. Um deles disse que ia criar o animal mais diferente e feroz, passou a noite inteira trabalhando, colocando garras muito forte e quando ia fazer a dentição, amanheceu e ele não poderia mais trabalhar, pegou então o cipó, que já havia sido criado e fez a boca do bicho, surgindo o tamanduá.
  • Cristãos - Genesis - A biodiversidade foi criada no sexto dia da criação.
  • Mito Chinês - Mito de Pangu - no início tudo era caos, existia o Yin(terra) e o Yang(céu). O Yang mais claro deu origem ao céu e o Yin mais escuro deu origem a Terra. A partir dessa separação nasceu um guerreiro, o Pangu e das partes dele se deram origem de tudo que conhecemos. Por exemplo, do sangue originou-se os rios, as populações e biodiversidade das pulgas que habitavam o Pangu.
Conhecimentos prévios na aprendizagem:
  • Só formulamos o novo conhecimento a partir do que já conhecemos e acreditamos;
  • Necessidades de um levantamento inicial - incorporação à prática.
Abiogênese ou Geração espontânea











Biogênese - consolidação no século XIX
Redi - 1668



Pasteur - 1860


Mas qual foi o primeiro ser vivo no planeta?
Progenota? 
E ele era  Autótrofo X Heterótrofo

Pesquisas indicam que ele era heterótrofo

Pesquisas de Oparin e Sanderson

  • Moléculas simples com carbono - aminoácidos + atmosfera redutora (Urey);
  • Experimento de Miller - 1953   Gases (Nh3 CH4 e H²) - aminoácidos + descargas elétricas.

3. Conceitos de vida


Iniciamos a aula discutindo algumas tentativas, com base científica, de definir vida, destacando a ideia centrada em “vida como a conhecemos”, bem como suas possibilidades e limitações. Passa-se a discutir as características comuns aos seres vivos de nosso planeta, como célula, material genético, carbono, água, evolução e auto-organização. A aula é encerrada discutindo-se as possibilidades de se explorar a chamada “Biosfera oculta”, uma vez que alguns pesquisadores já estão explorando essa vertente, conjeturando e investigando diferentes formas hipotéticas de vida, que podem estar passando despercebidas por serem muito diferentes da vida tradicional encontrada na Terra.
Profº. Drº. Douglas Galante



Definições de senso comum a partir de suas propriedades:

  • Operacional - feita para ser aplicada;
  • Dependente do conjunto de propriedades escolhido;
  • Dependente do viés e subjetividade da pessoa que cria a definição;
  • Depende da área de pesquisa;
  • Aplicação limitada a determinado universo amostral.


Definições mais comuns encontrado na literatura:

  • Organismos vivos são sistemas que tentam responder a mudanças em seu ambiente e em seu interior de maneira a promover sua continuidade;
  • Uma rede de feedbacks negativos inferiores(mecanismos regulatórios)subordinada a um feeddback positivo superior (potencial de expansão, reprodução);
  • Sistemas auto-organizadores e auto-poiéticos (auto-reprodutores).pode ser um agente autônomo ou um sistema multi-agente para sua(s) própria(s)reprodução (ões), completando ao ciclo de trabalho termodinâmico;
  • Sistemas com capacidade para metabolismo e movimento.


Definição oficial da Nasa: Vida é o sistema químico autosustentado capaz de sofrer evolução Darwiniana.

A vida como a conhecemos (LAWKI)sempre baseada em células.

As células são feitas basicamente de:

  • Água;
  • Ácidos nucleicos (material para carregar informação genética, DNA ou RNA);
  • Aminoácidos(base das construções das proteínas e das enzimas, que são responsáveis por formar estruturas e produzir função biológicas);
  • Lipídios (servem para fazer a compartimentalização celular, formar as membranas e fazer separação do que está dentro e do que está fora);
  • Carboidratos (sinalização celular,armazenamento de energias).


Se tem chomps na natureza, nas condições corretas, com o tempo ela pode se recombinar e partir daí construir vida.



4. Teorias sobre origem da vida

Iniciamos pensando nas diferentes abordagens sobre origem da via. Passamos a abordagem atual, a multidisciplinar, com ferramentas de diversas ciência. Tratamos sobre as contribuições de áreas como astronomia, geologia, química prebiótica e paleontologia. Finalmente, a biologia moderna é capaz de estudar a diversidade de vida atual e tentar reconstruir as relações entre eles até, talvez, seus antepassados mais antigos. Assim, a ciência tem se aproximado cada vez mais da construção de um cenário bastante realista para a origem da vida na Terra.
Profº. Drº. Douglas Galante




Origem

Uma discussão científica:


  • Top-down - partimos de um conhecimento de vida atual e tentamos reconstruir as condições de parentesco de maneira a entender se existe um ancestral comum e como era esse ancestral talvez até chegar ao ponto onde a vida surgiu.



  • Bottom-up - Partir dos princípios básicos, físicos e químicos e tentar entender como eles poderão se recombinar para dar origem a vida.

Resumo da origem da vida:

  • Big Bang - não foi uma explosão de fato, mas quando o universo surgi. Esse processo há 14 bilhões de anos, que gerou os primeiros elementos químicos básicos para vida é chamado de núcleo síntese primordial. Primeiro foram formado o H (hidrogênio) e o H (Hélio), que se espalharam através do universo, com o tempo a pressão da gravidade fez com que eles se condensassem em grandes nuvens de gás, essas foram comprimidas e a energia ficou tão alta que começou a fazer fusão nuclear, dois átomos podiam se juntar e gerar outros, fazendo esse processo produz energia que produz estrelas (que nada mais é do que grandes bolas de gás fazendo fusão). Dentro dessas estrelas e pelo processo de fusão e de explosão gera todos os elementos químicos da tabela periódica. Com o tempo vai sendo espalhado pelo universo através de explosões, ventos estrelares, vão se recombinar, formando mais moléculas, eventualmente vão se formar planetas e esse planetas talvez tenha condições necessárias para origem da vida.
  • Na Terra:
"Poça quente";
Vulcões;
Fundo oceânico;
--Há problema com o tempo

Extraterrestre

Panspermia forte ; vida trazida por cometas/asteróides
Panspermia fraca: apenas os bullding blocks

  • Combinação de vários fatores de química acontecendo aqui no planeta e no espaço que se juntaram dentro de um ambiente com condições adequadas para dar origem a vida.
Quando a vida surgi?



Há 4.6 bilhões anos quando a Terra é formada. Há 3.5, 3.8 bilhões de anos foram encontrados os primeiros fósseis de microorganismos relativamente complexos.

Astroquímica (área de pesquisa que estuda as moléculas no espaço):
Podem acontecer em:
  • Nuvens ISM;
  • Gelos;
  • Grãos de poeira;
  • Corpos frios.
Impactos de cometas, meteoros, asteroides fazem o papel de transporte de matérias química formada no espaço.

Experimento de Miller-Urey - esse experimento deu origem a área de pesquisa chamada química prebiótica e hoje imaginam esse experimento como um protótipo da Terra primitiva.


Dogma central da biologia molecular:

DNA  --  RNA  --  Proteína  --  Função biológica  --  Seleção/evolução  --  DNA  --





Atividade de portfólio


Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. Nesta semana, propomos que o tópico de seu portfólio seja baseado na leitura do artigo científico “Construção de um Perfil Conceitual de Vida”, disponível em 


http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p34.pdf.


1. Levante dois pontos que você julgar mais interessantes do texto;


Os pontos que eu julgo mais interessantes é o perfil conceitual da vida e a grande variedade de perfis encontrado, lembrando que a pesquisa foi  feita com estudantes de graduação em Ciências Biológicas.
 

2. Faça a relação desses pontos com as videoaulas da semana;

A relação está no perfil conceitual da vida:



  • Externalista: A vida é entendida como algo exterior ou que tende ao exterior do vivente.
  • Internalista: A vida é entendida como processos ou propriedades inerentes ao vivente.
  • Relacional: A vida é entendida como uma relação de entidades entre si e/ou com o meio.


3. Reflita sobre a importância do perfil conceitual para a atuação do professor em sala de aula ao abordar temas biológicos.


A reflexão que faço é que ao abordar temas tão cheio de mitos,crenças e religião temos que respeitar as ideias dos alunos e tentar ampliar o perfil conceitual e cultural com bastante cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário