sábado, 21 de março de 2015

Organização do Estado Brasileiro -3ª Semana

Organização do estado Brasileiro -3ª Semana




Os três poderes - Poder Executivo

Esta videoaula apresenta um panorama geral da estrutura do poder executivo, suas atribuições e principais características.
Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares





Poder Judiciário: estrutura, competências, instâncias

Esta videoaula apresenta informações sobre o poder judiciário e sua estrutura, indicando suas competências e instâncias. Faz uma apresentação geral sobre o que é o Ministério Público, a AGU e a Defensoria.
Profª Nina Ranieri




Como ocorre a integração federativa na prestação de serviços na área
de saúde em seu município?
Focando nas políticas públicas de saúde, realize entrevistas com gestores da área, para compreender quais são, na prática, as atribuições e responsabilidades de cada ente da federação para a oferta dos serviços de saúde no seu município e como se dá essa integração. 



"Para a realização das atividades propostas pelo Portfólio nas semanas 3, 4 e 5 foi demandada aos alunos a realização de entrevistas com gestores da área de saúde, educação e assistência social. Caso os alunos tenham achado dificuldades em agendar as entrevistas neste período, sugerimos como atividade complementar a realização de um mapa de atores chaves para a implantação das políticas sociais no município.

Este mapeamento deve apontar as instituições de diversos setores, que trabalham pela promoção das políticas sociais, sejam estas instituições públicas, privadas e sociedade civil. Torna-se fundamental a apresentação síntese desses atores."

O SUS - Sistema Único de Saúde é o sistema de saúde publica em vigência no Brasil e foi concebido na Constituição de 1988 com o objetivo de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O serviço do SUS é administrado pelos governos federais, estaduais e municipais em um sistema de gestão descentralizada.

Os governos estaduais, por sua vez, possuem secretarias específicas para a gestão de saúde. O gestor estadual deve aplicar recursos próprios, inclusive nos municípios, e os repassados pela União.

Os municípios possuem secretarias específicas para a gestão de saúde. O gestor municipal deve aplicar recursos próprios e os repassados pela União e pelo estado. O município formula suas próprias políticas de saúde e também é um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais e estaduais de saúde. Ele coordena e planeja o SUS em nível municipal, respeitando a normalização federal e o planejamento estadual. Pode estabelecer parcerias com outros municípios para garantir o atendimento pleno de sua população, para procedimentos de complexidade que estejam acima daqueles que pode oferecer.


Os conselhos gestores têm composição tripartite, ou seja, são constituídos por 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área de Saúde e outros 25% de gestores das unidades da rede, de acordo com o que determina Lei Municipal, 5.776, de 7 de janeiro de 2002. 
Ao todo são 16 conselheiros titulares, com igual número de suplentes no Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso; 12 titulares e 12 suplentes no Hospital Municipal de Urgências e no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente; oito titulares e oito suplentes nas Centrais de Especialidades, Policlínicas, Pronto-Atendimentos e Unidades Básicas de Saúde; além daqueles que acompanharão o trabalho das Supervisões de Saúde, bem como dos eleitos pela primeira vez para monitorar o serviço oferecido.
Prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida e secretário de Saúde Carlos Derman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário