Filosofia - 3ª Semana
Antropologia Filosófica e Educação (parte 3)
Na nona aula, são apresentadas ideias sobre o ser humano de um importante filósofo da educação brasileiro, Antônio Joaquim Severino, e indicadas consequências desta maneira de pensar o humano para a educação.Prof. Drº. Marcos Antõnio Lorierihttps://www.youtube.com/watch?v=u4cvoagEYtc
Antropologia Filosófica e Educação (parte 4)
Na décima aula, são oferecidos textos de Antropologia Filosófica para que se tenha ideia de como filósofos pensam o ser humano e articulam seus pensamentos.
Prof. Drº. Marcos Antõnio Lorieri
Teoria do Conhecimento e Educação (parte 1)
Esta aula apresenta e caracteriza as diferentes formas de conhecimento do mundo (especialmente o mito, o senso comum, a ciência, a arte e a filosofia) e explicita a relação entre Epistemologia e Educação e a importância deste saber na formação de professores e educadores.
Teoria do Conhecimento e Educação (parte 2)
Nesta aula, apresentam-se os argumentos que sustentam as posições do inatismo e do empirismo sobre a origem do conhecimento e os critérios utilizados para afirmar que algo é verdadeiro. Além disso, analisa-se as relações entre o sujeito que conhece (sujeito cognoscente) e o objeto (do conhecimento) nestas duas abordagens.
No último item do texto-base da nona aula (Considerações para a educação a partir destas ideias de Severino), há algumas perguntas ali colocadas. Três delas estão repetidas abaixo. Escolha uma delas e responda tomando como base o conteúdo do texto.
As perguntas são estas (aqui colocadas numeradas):
Questão 1
Se os seres humanos realizam-se por completo nas três esferas de relações apresentadas por Severino, que recursos educacionais devem ser oferecidos às crianças e jovens para que se desenvolvam plenamente como seres humanos?
Questão 2
Se é verdade que o ser humano se faz nas relações produtivas, nas relações sociais e nas relações simbólicas (relações que lhe permitem ter e produzir arte, conhecimento, valores, folclore, rituais, religiosidade), o que uma família deveria poder proporcionar às suas crianças e jovens? Alimentação, moradia, roupa, cuidados com a saúde e acesso à escola? Há algo mais?
Questão 3
O que um educador pode fazer para neutralizar, ou ao menos, minimizar os riscos da exploração, da dominação e da ideologização presentes nas relações de trabalho, nas relações sociais e nas relações simbólicas
A questão por mim escolhida, é a questão 1:
Se os seres humanos realizam-se por completo nas três esferas de relações apresentadas por Severino, que recursos educacionais devem ser oferecidos às crianças e jovens para que se desenvolvam plenamente como seres humanos?
Com base nas ideias de Antonio Severino, que afirma "ser humano é um ser que constitui, ou se realiza, em três espaços ou esferas de relações: as relações produtivas, as relações sociais e as relações simbólicas."
Nas relações produtivas podemos resumir dizendo que são praticas dos seres humanos interagindo com a natureza. Sociais, são as relações construídas durante a vida, ideias, crenças e relação do poder, deixando um alerta para a necessidade do respeito mútuo na vida social. E relação Simbólica são os valores éticos e estéticos como artes plástica, artes cênicas, literatura, dança entre outros.
Os recursos educacionais devem ser oferecidos de forma que façam as crianças e jovens pensarem em grupo, trabalhos,projetos... Exercitando o respeito às ideias, opiniões, crenças,ideologia do outros, praticando a tolerância e o convívio social.
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