Estatística - 4ª Semana
Amostragem: conceitos fundamentais
Nesta aula, iremos trabalhar os seguintes temas: Amostragem aleatória simples; amostragem aleatória estratificada; amostragem por conglomerado; e amostragem sistemática.Prof. Drº André Leme Fleury
https://www.youtube.com/watch?v=sWJlocN-bpc
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Exercícios de amostragem
Nesta aula, iremos resolver exercícios sobre amostragem.
Distribuição de Frequência
Nesta aula, iremos trabalhar os seguintes temas: conceitos de distribuição e frequência; elementos de uma distribuição de frequências; regras gerais; e gráficos.
Prof. Drº André Leme Fleury
Exercícios de distribuição de frequências
Nesta aula, iremos resolver exercícios sobre distribuição de frequência
EXERCÍCIOS
Exercício 1
Em relação aos casos apresentados a seguir, identifique qual a forma de amostragem utilizada. Justifique.
1. Procedimento da Polícia Federal num aeroporto que seleciona sempre o 50º passageiro a cada 50 passageiros que embarcam.
Amostragem Sistemática.
De acordo com um intervalo estabelecido.
Amostragem Sistemática.
De acordo com um intervalo estabelecido.
2. Sorteio de um número de rifa a partir de todos os números que estavam escritos em papel e misturados numa sacola.
Amostragem aleatória simples.
Por um sorteio direto.
Por um sorteio direto.
3. Polícia rodoviária numa rodovia, escolhendo veículos para verificar a documentação e realizar a inspeção.
Amostragem por conveniência ou acidental.
Escolhidos aleatoriamente por conveniência.
Amostragem por conveniência ou acidental.
Escolhidos aleatoriamente por conveniência.
4. Pesquisa de satisfação sobre a qualidade dos serviços prestados por uma agência bancária. Para isto foram definidas três classes de clientes (básico, médio e avançado) e foram selecionados aleatoriamente amostras proporcionais à quantidade de clientes
pertencentes a cada classe.
Amostragem aleatória estratificada.
Está separada por estratos e proporcionalidade.
Está separada por estratos e proporcionalidade.
5. Processo seletivo para escolha de 5 estagiários para trabalharem numa escola a partir de 175 currículos enviados.
Amostragem intencional.
Escolhidos intencionalmente por determinado critério.
Amostragem intencional.
Escolhidos intencionalmente por determinado critério.
6. Pesquisa realizada na Avenida Paulista por uma organização para saber os hábitos de utilização do metrô nos finais de semana. Cada pesquisador recebeu uma quota de pessoas que deveriam ser identificadas e pesquisadas utilizando diferentes critérios e a
seleção de quem deveria ser entrevistado ficou para o julgamento do pesquisador.
Amostragem por quotas.
Seleção não aleatória e quotas identificadas.
Seleção não aleatória e quotas identificadas.
7. Amostragem numa escola entre os alunos do primeiro ao nono ano para saber quais os seus hábitos alimentares. Um sorteio foi realizado e os alunos 3, 7, 15 e 22 da lista de chamada foram selecionados. Assim, os pesquisadores visitaram as salas e entrevistaram os alunos 3, 7, 15 e 22 da lista de chamada.
Amostragem por quotas.
Seleção não aleatória e quotas identificadas.
Amostragem por quotas.
Seleção não aleatória e quotas identificadas.
Exercício 2
Considere a seguinte tabela de notas obtidas pelos alunos de uma escola na prova 1 de estatística.
Alberto 7,0 Eliana 7,5 Matheus 3,5
Alessandra 6,5 Fábio 4,0 Maurício 6,5
Alex 8,0 Felipe 6,0 Michelle 4,5
Amanda 6,5 Fernando 3,0 Natália 3,0
André 5,5 Gabriel 4,5 Otávio 3,0
André Luís 5,0 Gianlucci 6,5 Rafael 3,5
Augusto 1,0 Guilherme 8,5 Raphael 6,0
Bárbara 7,0 Gustavo 5,5 Rodrigo 5,5
Bruna 5,0 Henrique 6,5 Samuel 7,5
Bruno 8,0 Igor 1,5 Tarsila 4,0
Cauê 5,0 Ivan 5,0 Thiago 7,0
César 2,5 José Afonso 9,0 Thomas 4,5
Daniel 4,0 Larissa 7,0 Victor 7,5
Danilo 2,5 Letícia 3,0 Vinícius 7,0
Diego 2,5 Lucas 6,5 Vitor 6,0
Diogo 8,0 Luiz 5,0 William 4,0
Eduardo 8,5 Marcelo 7,0
ROL
notas
|
1,0
|
1,5
|
2,0
|
2,5
|
3,0
|
3,5
|
4,0
|
4,5
|
5,0
|
5,5
|
6,0
|
6,5
|
7,0
|
7,5
|
8,0
|
8,5
|
9,0
|
9,5
|
10
|
1
|
1
|
0
|
3
|
4
|
2
|
4
|
3
|
5
|
3
|
3
|
6
|
6
|
3
|
3
|
2
|
1
|
0
|
0
|
a.Determine os valores de N (número de elementos), A (amplitude total), K (número de classes), H (amplitude de cada classe).
N = nºde elementos = 50
nº de classes = $k\sqrt{N}$ $k=\sqrt{50}=7,07$
Amplitude = A (nº máximo - nºmínimo) A= 9,0 - 1,0 = 8,0
Amplitude da cada classe = H= A = 8,0 = H= 1,142
K 7
b. Elabore uma tabela de frequências contendo o limite inferior, o limite superior, o ponto médio e o número de elementos de cada classe.
Lim. Inf.
|
Lim. Sup.
|
Frequência
|
Freq. Relativa
|
Ponto médio
|
1
|
2,2
|
2
|
0,04
|
1,6
|
2,2
|
3,4
|
7
|
0,14
|
2,8
|
3,4
|
4,6
|
9
|
0,18
|
4
|
4,6
|
5,8
|
8
|
0,16
|
5,2
|
5,8
|
7
|
9
|
0,18
|
6,4
|
7
|
8,2
|
12
|
0,24
|
7,6
|
8,2
|
9,4
|
3
|
0,06
|
8,8
|
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