Estatística - 2ª Semana
Probabilidade - conceitos fundamentais
Nesta aula, serão abordados conceitos fundamentais de probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral e eventos, definição clássica, probabilidade e frequência relativa, tipos de eventos.
Profº Drº André Leme Fleury
Exercícios sobre probabilidade 1
Nesta aula, serão resolvidos exercícios sobre probabilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=s-3Erw1rrIc
Teoremas sobre probabilidade
Nesta aula serão abordados conceitos fundamentais de probabilidade: axiomas de probabilidade, probabilidade condicional e independência de eventos.
Exercícios sobre probabilidade 2
Nesta aula serão resolvidos exercícios sobre probabilidade.
Exercício 1
Lugar de criança é na escola
O estatuto da criança e do adolescente, em seu artigo 53, estabelece que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. E para isso deve ter assegurada a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Mas infelizmente isso não é uma realidade para todas as crianças e adolescentes brasileiros. Parte deles trabalha e, muitas vezes, acaba abandonando os estudos. Por isso,os jovens que trabalham têm taxas de escolarização (frequência à escola) mais baixas do que aqueles que não trabalham.
Considere que numa determinada escola 60% são adolescentes na faixa de 10 e 14 anos de idade e, dentre os adolescentes nesta faixa etária, 10% trabalham além de frequentar a escola. Por sua vez, os jovens com idade de 15 a 17 anos correspondem a 40% dos adolescentes desta escola e, entre os jovens que frequentam a escola, 30% também trabalham.
Você conheceu um adolescente desta escola e ele contou que não trabalha. Qual a probabilidade dele ter entre 15 e 17 anos?
A probabilidade de conhecer um adolescente entre 15 a 17 anos que não trabalha é de 0,3414 ou 34,14%.
Lançamento de dados
No lançamento de 2 dados (não viciados), quais são as probabilidades de:
a. A soma dos pontos ser igual a 11?
P = 2 = 1
36 18
b. A soma dos pontos ser maior que 10?
P = 3 = 1
36 12
c. A soma dos pontos ser igual a 7?
P = 6 = 1
36 6
d. A soma dos pontos ser igual a 7 ou 11?
A probabilidade de conhecer um adolescente entre 15 a 17 anos que não trabalha é de 0,3414 ou 34,14%.
Exercício 2
Lançamento de dados
No lançamento de 2 dados (não viciados), quais são as probabilidades de:
a. A soma dos pontos ser igual a 11?
P = 2 = 1
36 18
b. A soma dos pontos ser maior que 10?
P = 3 = 1
36 12
c. A soma dos pontos ser igual a 7?
P = 6 = 1
36 6
d. A soma dos pontos ser igual a 7 ou 11?
P = 6 + 2 = 8 = 2
36 36 36 9
36 36 36 9
(1,1),(1,2),(1,3),(1,4),(1,5),(1,6)
(2,1),(2,2),(2,3),(2,4),(2,5),(2,6)
(3,1),(3,2),(3,3),(3,4),(3,5),(3,6)
(2,1),(2,2),(2,3),(2,4),(2,5),(2,6)
(3,1),(3,2),(3,3),(3,4),(3,5),(3,6)
(4,1),(4,2),(4,3),(4,4),(4,5),(4,6)
(5,1),(5,2),(5,3),(5,4),(5,5),(5,6)
(6,1),(6,2),(6,3),(6,4),(6,5),(6,6)
(5,1),(5,2),(5,3),(5,4),(5,5),(5,6)
(6,1),(6,2),(6,3),(6,4),(6,5),(6,6)
Número de combinações possíveis é igual a 36.
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