sábado, 14 de março de 2015

Organização do Estado Brasileiro - 2ª Semana

Organização do Estado Brasileiro - 2ª Semana


Os entes da federação. Principais competências. Financiamento, integração de políticas públicas

Apresentação comentada das competências da União, estados, Distrito Federal e municípios e respectivos tributos; integração de políticas públicas.
Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares






Os três Poderes – Poder legislativo: atribuições, processo legislativo, fiscalização 

O princípio dos Três Poderes.Ênfase no princípio de pesos e contrapesos. O Poder Legislativo: competências. O Processo Legislativo. O Tribunal de Contas da União.
Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares



Atividade

Como se dão as a presenças do Estado e da União na prestação dos serviços públicos
de natureza social em seu município?
Descubra quais são os principais órgãos atuantes na área social, dos âmbitos estadual e federal no seu município. Exemplos: escolas, universidades, ambulatórios, hospitais, casas agrícolas, postos do INCRA, do INSS etc.





Estaduais:



Rodovia Hélio Smidt, s/n - Guarulhos - SP

Centro Estadual de Educação Tec Paula Souza
Rua João Gonçalves, 529  -Centro - Guarulhos - SP - CEP: 07010-010


Cetesb Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Avenida João Bernardo Medeiros, 173 - Jardim B Clima - Guarulhos - SP - CEP: 07197-010


Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Rua João Gonçalves, 208 - Centro - Guarulhos - SP - CEP: 07010-010



Fund Centro de Atend Sócio-Educ Ao Adolesc-Fundação Casa SP

Rua Ministro Hipólito, 3650 - Aracilia - Guarulhos - SP - CEP: 07250-010




Federais:


Delegacia da Receita Federal em Guarulhos

Avenida Presidente Humberto A, 400 - Guarulhos - SP



Ministério da Economia Fazenda e Planejamento


Rua 12 Outubro, 85 - Vila Endres - Guarulhos - SP - CEP: 07041-230


ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil


Terminal de Passageiros – corredor de interligação - aeroporto Internacional de Guarulhos























Estatística - 2ª Semana

Estatística - 2ª Semana 


Probabilidade - conceitos fundamentais

Nesta aula, serão abordados conceitos fundamentais de probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral e eventos, definição clássica, probabilidade e frequência relativa, tipos de eventos.
Profº Drº André Leme Fleury







Exercícios sobre probabilidade 1


Nesta aula, serão resolvidos exercícios sobre probabilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=s-3Erw1rrIc



Teoremas sobre probabilidade

Nesta aula serão abordados conceitos fundamentais de probabilidade: axiomas de probabilidade, probabilidade condicional e independência de eventos.





Exercícios sobre probabilidade 2

Nesta aula serão resolvidos exercícios sobre probabilidade.








Exercício 1



Lugar de criança é na escola


O estatuto da criança e do adolescente, em seu artigo 53, estabelece que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. E para isso deve ter assegurada a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Mas infelizmente isso não é uma realidade para todas as crianças e adolescentes brasileiros. Parte deles trabalha e, muitas vezes, acaba abandonando os estudos. Por isso,os jovens que trabalham têm taxas de escolarização (frequência à escola) mais baixas do que aqueles que não trabalham.
Considere que numa determinada escola 60% são adolescentes na faixa de 10 e 14 anos de idade e, dentre os adolescentes nesta faixa etária, 10% trabalham além de frequentar a escola. Por sua vez, os jovens com idade de 15 a 17 anos correspondem a 40% dos adolescentes desta escola e, entre os jovens que frequentam a escola, 30% também trabalham.
Você conheceu um adolescente desta escola e ele contou que não trabalha. Qual a probabilidade dele ter entre 15 e 17 anos?
A probabilidade de conhecer um adolescente entre 15 a 17 anos que não trabalha é de 0,3414 ou 34,14%.






Exercício 2



Lançamento de dados


No lançamento de 2 dados (não viciados), quais são as probabilidades de:


a. A soma dos pontos ser igual a 11?

    P =  2   =  

           36     18

b. A soma dos pontos ser maior que 10?

P = 3  =  

      36    12

c. A soma dos pontos ser igual a 7?

P =  6  =  

       36     6

d. A soma dos pontos ser igual a 7 ou 11?

 P =  6   +  2  = 8  =  2  
        36    36    36     9



(1,1),(1,2),(1,3),(1,4),(1,5),(1,6)
(2,1),(2,2),(2,3),(2,4),(2,5),(2,6)
(3,1),(3,2),(3,3),(3,4),(3,5),(3,6)
(4,1),(4,2),(4,3),(4,4),(4,5),(4,6)
(5,1),(5,2),(5,3),(5,4),(5,5),(5,6)
(6,1),(6,2),(6,3),(6,4),(6,5),(6,6)


Número de combinações possíveis é igual a 36.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Filosofia - 2ª Semana

Filosofia - 2ª Semana


A Filosofia que pensa a Educação (parte 1) 

Esta vídeo aula apresenta ideias sobre Educação como o processo de formação humana, levanta questões sobre pontos de partida para este processo de formação servindo-se de falas de alguns filósofos.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier





A Filosofia que pensa a Educação (parte 2)

A sexta vídeo aula apresenta e comenta ideias de pensadores/filósofos sobre educação como as Kant, Savater, Marx e Engels e Arendt. Indica leituras sobre pensamento de outros filósofos sobre a educação.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier




Antropologia Filosófica e Educação (parte 1)

A sétima aula apresenta ideias iniciais sobre o que seja a Antropologia Filosófica e sua elação com a Educação. Aponta para algumas posições relativas à concepção do ser humano e chama a tenção para a importância desta reflexão para educadores.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier





Antropologia Filosófica e Educação (parte 2)

A oitava aula retoma algumas concepções filosóficas sobre o ser humano (algumas Antropologias Filosóficas) e indica possíveis consequências destas concepções para a Educação.
Profº Drº  Marcos Antonio Lorier






Nesta segunda semana, na disciplina filosofia da Educação, foram trabalhados dois temas: nas quinta e sexta aulas pensamos um pouco sobre o que é educação ajudados por ideias de alguns filósofos. Nas sétima e oitava aulas iniciamos uma reflexão a respeito da relação entre Antropologia Filosófica (concepções de ser humano) e Educação. 

Com base nas vídeo-aulas desta semana e nos textos-base faça as duas atividades propostas. 

atividade 1

O texto-base da quinta aula apresenta uma ideia de educação assim: educação é o processo de formação humana. Além disso, o texto afirma que há dois tipos de formação humana: um que impõe uma “forma” humana e outro que procura favorecer um processo no qual as pessoas formam-se sem receber uma “forma” humana imposta. A seguir o texto apresenta uma pergunta: “Formamo-nos? Somos formados? Ou ambas as situações?”. 

O autor do texto diz que opta por afirmar que nós nos formamos e que também somos formados. Como ele justifica esta opção? 

Leia a parte do texto que está logo após estas perguntas e faça um resumo desta posição do autor. Veja que ele a reforça com ideias de outros autores. Conclua dizendo o que você acha? Talvez a ideia de autonomia e, ao mesmo tempo, de dependência ajude para sua resposta.


"Somos dependentes de muitas influências em nossa constituição humana e, ao mesmo tempo, somos autores da nossa maneira de ser gente. Há uma autonomia e, ao mesmo tempo, uma dependência do ambiente ou dos ambientes nos quais vivemos."

Concluindo, eu acredito em ambas afirmações. Nascemos humanos e o meio em que vivemos, família,educadores, sociedade colaboram para formação de seres humanos.
Gostaria de realçar minha opinião com a frase de Savater "Nascemos humanos, mas isso não basta: temos também que chegar a sê-lo".

atividade 2

No texto-base da sétima aula foi apresentado um entendimento do que seja Antropologia Filosófica (reflexão crítica, rigorosa, profunda e abrangente sobre o ser humano) e a relação que as concepções sobre o ser humano (as antropologias) têm com a educação. Foram também apresentadas algumas destas concepções de ser humano. No texto-base da oitava aula forma indicadas algumas consequências de concepções sobre o ser humano para a educação. Ou seja, foi afirmado que, dependendo da concepção sobre o ser humano (da Antropologia Filosófica) faz-se educação de uma maneira ou de outra. 

Releia os dois textos, escolha uma das concepções de ser humano ali apresentadas e diga, com suas palavras, como seria uma educação que se oriente por esta concepção.


.
Concepção Cientificista - Sustenta que o  ser humano a mais complexa forma de vida, sendo um ser da natureza e suas atividades são determinadas pelas leis da Física, Química e Biologia. Que tudo pode ser entendido ou explicado somente pela ciência.
A educação por essa concepção não levam em consideração aspectos como emocionais, estéticos e nem valores morais.



domingo, 8 de março de 2015

Inglês II A

Inglês II A - 1ª Semana


Estratégias de Compreensão Oral: Introdução

Esta aula tem por objetivo evidenciar a importância e a relevância da compreensão oral (listening) tendo em vista suas inúmeras peculiaridades e variáveis como sotaque, cultura, velocidade da fala, tom, etc. Também serão abordadas e ensinadas estratégias de compreensão oral (listening), as quais terão relação com a gramática formal e com inúmeros recursos que serão apresentados no curso.
Profª Simone Telles Martins Ramos








Atividade de portfólio




Faça os exercícios e a submissão de acordo com o cronograma de entrega do seu curso. 

Quando os alunos precisam “prestar” um teste de línguas, eles estão motivados para serem aceitos em cursos no exterior. Como já vimos, essa motivação é chamada de “Instrumental”. Nessa atividade convidamos você a fazer um exercício da seção de compreensão oral do teste de proficiência TOEFL. Vamos lá?

1. Acesse: 


2. Ouça a 1a conversação proposta:



3. Em seguida, ouça outra vez.

4. Acesse o link de exercícios do texto:

http://www.english-test.net/toefl/listening/Why_is_the_student_talking_to_the_advisor.html

5. Agora acesse o link a seguir, e leia o texto em voz alta e se necessário, ouça e leia o texto juntos:

http://www.english-test.net/toefl/listening/A_conversation_between_a_student_and_a_university_advisor.html#TOEFL_Listening_Comprehension

Transcrição do diálogo

TOEFL Listening Comprehension Transcript

Narrator

Listen to a conversation between a student and a university advisor. 

The student is trying to decide where to go to school next year.

Advisor: Now, then, Mr., uh, Vickstad. How can I help you?

Student: Well, I’m thinking about transferring, but I’m, I’m not sure ... I was hoping you could help me make a decision.

A: I’ll try. Where are you thinking of transferring to? And why do you want to leave Kryptos U?

S: Um...I’m thinking of going to Central University, because it’s in my hometown. I’ve uh, been kind of homesick here this year, and I haven’t made many friends...I just feel so lonely. So, I thought that uh, maybe, it’d be better to be closer to my parents and friends and all.

A: I see. And would you keep the same major if you transferred? What is it...business administration?

S: Yeah, I would. The credits I’ve earned here will transfer to Central. I’ve already checked.

A: May I ask why you chose to come to Kryptos University in the first place?

S: Sure. Um, well, the main reason is you have a great business school. And the second reason is that I...I wanted to get away from home.

A: You’re right, Mr. Vickstad, we do have an excellent business school. But, so does Central. The thing is, you’ve got almost a year under your belt here now. At Central, you’ll be starting from scratch.

S: Yeah, I know that. But I’m a little bit familiar with Central, ‘cuz I had older friends who went there, and I visited it before I came here.

A: You know, freshman year is usually the hardest. I remember how 

homesick I was my first year. I’ll tell you, I was ready to pack it in after the 

first two weeks. But the longer I stayed, the more comfortable I felt. By 

senior year, I was glad I chose to stay.

S: Really? Did it get a lot better your sophomore year?

A: Yes, it did. You might well find the same is true for you. Also, even though your credits here will transfer, you will have to take extra courses, because Central has different requirements. You’ll probably have to go to school for an extra year.

S: Hmm...I hadn’t thought about that. I’ll have to check into it. Maybe I should give it one more year. I mean, it’s probably good for me to learn to live away from my family and friends, right? It’ll make me stronger in the future.

A: You can always move back there after you graduate. Of course, by that time you may not want to!

S: Thank you for all your help. I guess I’ll find out the exact transfer requirements. You’ve given me a lot to think about.

A: Don’t mention it. If you feel like you want to talk more, don’t hesitate to come back and see me.




Transcrição das questões de múltipla escolha sobre o diálogo

Narrator: Now answer the following questions. You may use your no-
tes to help you.


1. Why is the student talking to the advisor?

a. To try and determine the best subject for him to major in.

b. To ask about the advisor’s experiences as an undergraduate.

c. To get advice about transferring to a different university.

d. To decide which classes would be best to take next quarter.



2. Which of these statements about the student’s experience are true?

a. He is senior at Kryptos Univeristy.

b. He is majoring in business administration.

c. He wanted to go to a school close to home.

d. He has made lots of friends at Kryptos.


Narrator: Listen again to part of the passage and answer the following question.


3. Why does the advisor say this: “I was ready to pack it in after the first two weeks”?

a. To show that she emphasizes with the student’s feelings.

b. To make the student feel foolish about wanting to leave.

c. To demonstrate how brave he was for staying in school.

d. To illustrate an example of his poor decision-making.


4. What will the student have to do if he transfers?

a. Send educational records.

b. Take extra courses.

c. Change majors.

d. Visit his friends.



5. What will most likely happen next?

a. The advisor will call the students’ parents.

b. The student will search for more information.

c. The student will move back to his hometown.


d. The advisor will do research in the lab.

Organização do Estado Brasileiro

Organização do Estado Brasileiro - 1ª Semana

Apresentação; características principais do Estado Brasileiro

Nesta aula serão abordadas brevemente as principais características do Estado Brasileiro - república, federativa, democrática, presidencialista, em economia de mercado - cuja discussão será aprofundada no decorrer do curso.

Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares







As Constituições brasileiras; República; direitos e políticas sociais

Serão aqui comentadas as Constituições Brasileiras desde a de 1824 e as características dos momentos políticos em que cada uma foi produzida. Serão historicamente contextualizados a convocação da Constituinte de 1987, o movimento por direitos sociais e descentralização e a institucionalização das principais políticas sociais.Profº Drº Luiz Henrique Proença Soares
https://www.youtube.com/watch?v=-Pg6AGCUYT4

Portfólio aula 1

Dentre as principais características da Organização do Estado Brasileiro, escolhemos, como atividade principal da disciplina, aprofundar a compreensão sobre o federalismo na produção de políticas públicas, a partir da realidade concreta e específica de cada aluno.
Ao longo do bimestre será realizada uma atividade contínua e gradativa para compreensão do federalismo tendo como foco a atuação dos entes federativos nos respectivos municípios.Os municípios são muito diferentes, se considerarmos que há alunos na Capital e em pequenas cidades do Interior. Assim, será necessário orientar os monitores, para que tenham flexibilidade ao discutir e corrigir os relatórios solicitados nas atividades abaixo. Passaremos essas orientações no momento adequado.As informações quantitativas solicitadas na Semana 1 podem ser encontradas em http://produtos.seade.gov.br/produtos/imp/, no site do IBGE ou eventualmente no
da própria prefeitura.


Semana 1: Você conhece o seu município? 

Levante as principais características socioeconômicas de seu município: população, indicadores sociais nas áreas de saúde, educação e renda, atividades econômicas, principais problemas enfrentados pela população. Como se organiza a prefeitura? Liste as secretarias municipais, levante quais ou quantos são os equipamentos públicos municipais da área social, como creches, escolas, ambulatórios, hospitais, unidades básicas 
de saúde, centros de referência em assistência social, entre outros.

Município : Guarulhos


Região Metropolitana de São Paulo

Aniversário ................... 8 de dezembro
Santo Padroeiro ............ Nossa Senhora da Conceição
Prefeito ....................... Sebastião Alves de Almeida - PT
Presidente de Câmara .. Eduardo Antonio da Silva Pires (Eduardo Soltur) - PSD












Projeção de População Residente em julho de 2014
Homens:620.835
Mulheres:653.693
Total geral da população: 1.274.528







Estatística

Estatística - 1ª Semana


Introdução à estatística

Profº Drº André Leme Fleury

Apresentação da disciplina; Importância da estatística; Áreas da estatística; Amostragem; População e amostra.




Tipos de Estatísticas

Profº Drº André Leme Fleury

Estatística descritiva: aplicações e exemplos; Estatística inferencial: aplicações e exemplos; Probabilidade: aplicações e exemplos.



Método estatístico: principais fases

Profº Drº André Leme Fleury

Definição do problema; Planejamento do experimento; Coleta de dados; Apuração dos dados; Apresentação dos dados.

https://www.youtube.com/watch?v=MQRZHgdw6uw


Apresentação de dados, tabelas e gráficos

Profº Drº André Leme Fleury

Tabelas e gráficos; Exemplos; Aplicações.





Exercício de portfólio




Neste exercício você irá praticar as principais atividades relacionadas com o Método Estatístico e a sua elaboração neste momento contribuirá para o desenvolvimento do Projeto Integrador.

Para isto, realize as seguintes atividades: 

1. Escolha um conjunto de pessoas do seu interesse: família, alunos, amigos. Importante que sejam entre 5 a 10 pessoas próximas de você. Sugerimos selecionar pessoas do contexto escolar.

2. Considerando três variáveis de interesse (sexo, idade e escolaridade) elabore um questionário que deve ser preenchido pelos entrevistados.

3. Aplique o questionário.

4. Tabule os questionários.

5. Elabore tabelas para apresentar os resultados associados às 4 variáveis.

6. Crie um gráfico de barra para escolaridade, um gráfico de pizza para sexo e um gráfico de colunas para idade.

7. Elabore um relatório com as informações obtidas, dividido da seguinte maneira:

a. Definição do problema
O problema enfrentado pela pesquisa é o grau de escolaridade da minha família, envolvendo 3 variáveis, tendo a finalidade de incentivar a volta aos estudos.

b. Planejamento da pesquisa
A pesquisa foi elaborada com os jovens da residência.

c. Coleta de dados
Os familiares foram reunidos e orientados a responder a pesquisa de forma correta.

d. Apuração dos dados
Nome
Sexo
Idade
Escolaridade
Alícia
Feminino
18
Superior incompleto
Alinne
Feminino
24
Superior completo
Amanda
Feminino
27
Superior inconpleto
Mateus
Masculino
19
Superior incompleto
Thiago
Masculino
25
Pós incompleto
Eduardo
Masculino
34
Superior incompleto
e. Apresentação dos dados

Escolaridade






Sexo


Idade
menos de 20 anos 2
entre 20 e 30 anos 3
mais de 30 anos    1






















Filosofia

Filosofia - 1ª Semana


O que entender por Filosofia - 1

Nesta aula são apresentadas ideias sobre uma possível noção do que seja Filosofia e sobre a necessidade de todos os seres humanos terem alguma formação filosófica, em especial os educadores. Indica as grandes questões trabalhadas na Filosofia.

Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri


O que entender por Filosofia - 2

Aqui são indicadas possíveis leituras para quem quer se iniciar na formação filosófica. São apresentadas ideias de Aristóteles e de Platão sobre a origem do filosofar nos seres humanos e, a partir daí, considerações sobre a importância do filosofar na vida das pessoas.
Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri





Relação Filosofia e Educação - 1

O que significa fazer filosofia da Educação? Na aula são apresentadas ideias de dois pensadores brasileiros sobre as relações entre Filosofia e Educação e algumas posições filosóficas a partir das quais podem ser elaboradas propostas educacionais.
Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri




Relação Filosofia e Educação - 2

Uma relação importante da Filosofia com a Educação é a do seu papel na formação do Educador. A necessidade dessa formação para o professor decorre do fato que lhe cabe decidir por caminhos que pretende oferecer como bons aos humanos em formação com os quais entra em relação.
Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri





Filosofia da educação




Atividade das aulas 1 – 4

Nesta semana, nas quatro primeiras aulas da disciplina Filosofia da Educação, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro uma noção de Filosofia (em duas aulas) e, em seguida, em mais duas aulas procurou-se mostrar a íntima relação entre Filosofia e Educação. Nestas duas aulas primeiro foram apresentadas noções de Filosofia da Educação e, depois, foi indicada a importância da Filosofia na Formação do professor-educador. 

Pois bem. Com base nas videoaulas e nos textos-base relativos a elas, responda às seguintes questões:

1. Que noção de Filosofia foi apresentada? Você pode copiar uma noção apresentada ou, o que é melhor, ler a noção apresentada, procurar entendê-la e registrar com suas palavras o que entendeu ser a Filosofia.

O Iluminismo surgiu na França do século XVII e propunha o domínio do pensamento racional sobre o teocentrismo (Deus no centro de todas explicações) que predominava na Europa desde a época Medieval. De acordo com os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de jogar luzes nas trevas em que se encontrava grande parte da humanidade. Fizeram também uma forte crítica ao absolutismo ao defenderem a liberdade econômica, política e social.

2. Por que, de acordo com o texto, as “questões fundamentais” apresentadas como sendo o grande interesse da reflexão filosófica e, principalmente as repostas dadas a elas, são fundamentais para todas as pessoas?

"Questões fundamentais" ou "Perguntas da vida" são importantes porque fazem as pessoas refletirem, questionarem a respeito de assuntos diversos e não ficarem no automático, aceitando o pensamento de outros, sem ao menos indagar se essa resposta é a certa para seu modo de vida.


3. Por que as respostas a estas “questões fundamentais”, ou às “perguntas da vida”, são importantes para a orientação das ações educativas?

Acredito que a importância das respostas as "questões fundamentais" ou "as perguntas da vida", está justamente no incentivo a reflexão. Um educador deve dar e estimular, a oportunidade de cada um refletir e achar a sua resposta.


4. O que é mesmo Filosofia da Educação? Tente dizer com suas palavras partindo do que consta no texto-base da terceira aula.
Filosofia da Educação é um processo de reflexão sobre educação, os caminhos da educação, como auxiliar na homonização, qual caminho a seguir na formação ética, política, epistemológica, estética, entre outros.

5. Por que um professor de Ciências necessita, também, de formação filosófica?

Devemos lembraram que além de professores de Ciências intencionais, são educadores e vão poder auxiliar na construção de um ser humano de bem.