sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Biologia Geral - 6ª semana

21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos

Esta aula tem os seguintes objetivos:
- Introduzir a importância do uso da história e da filosofia da ciência como ferramenta no ensino.
- Discutir os conceitos de physis e arché entre os primeiros pensadores ocidentais como início da investigação sobre a matéria.
- Ressaltar alguns aspectos da medicina grega, sobretudo a teoria hipocrática.
- Introduzir brevemente a teoria aristotélica sobre a organização da matéria e sua relação com os atomistas gregos.
- Comparar o atomismo antigo e o moderno.
- Apontar a importância da revolução científica nas origens do pensamento materialista e mecanicista moderno.
Profº. Drº. Hamilton Haddad

Níveis de organização dos seres vivos:os antigos e os modernos



Tese quase filosófica conhecida como unidade da ciência diz que a gente pode entender um nível de organização acima(nível hierárquico), recorrendo ao inferior.
  •  Pensadores Pré- Socráticos:

PHYSIS  deu origem :
  1. Física: Estudos dos corpos inanimados, corpos celestes, corpos terrestres.
  2. Fisiologia: Estuda o funcionamento dos organismos vivos.
PHYSOS + LOGOS = estudantes da natureza


  • Pensadores Pré- Socráticos: ARCHÉ



  • Tales de Mileto: Disse que tudo é feito de água;
  • Xenófanes: Disse que tudo é feito de ar;
  • Heráclito: Disse que tudo é feito de fogo;
  • Pitágoras: Disse que tudo é feito de números;
  • Empédocles: Disse que tudo era feito de 4 elementos fundamentais da natureza: TERRA, FOGO, ÁGUA E AR
  • Leucipo e seu discípulo Demócrito: Disse que tudo é feito de pequenas partículas indivisíveis a(não)+ tomo(divisão) = átomo

Medicina Grega: Hipócrates

Eucrasia (saúde) X Discrasia(doença) - crasia =união

Eucrasia - boa união;
Discrasia - ruim união;

Aristóteles:

  • Teoria dos quatro elementos;
  • Inexistência do vácuo
  • Finalismo (teleologia) (A natureza não faz nada em vão)

REVOLUÇÃO CIENTÍFICA (Séculos XVI-XVII)

MECANICISMO

  • René Descartes (1596-1650) - Ele compara o organismo vivo a máquinas.
FILOSOFIA MECÂNICA

1. A natureza não é a manifestação de um princípio vivo, mas é um sistema de matéria em movimento governado por leis;

2. Tais leis podem ser determinadas com exatidão pela matemática (Paolo Rossi, 1997);

3. Um número muito reduzido dessas leis é suficiente para explicar o universo;

4. A explicação dos comportamentos da natureza exclui em princípio qualquer referência às causas vitais ou às causas finais.(Paolo Rossi, 1997).

CORPUSCULARISMO (Pequenos corpúsculos interagindo entre si)

  • Thomas Hobbes (1588-1679)
  • Robert Boyle (1627-1691)


22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular

A presente vídeoaula pretende atingir aos seguintes objetivos:
- Apresentar a microscopia como um dos frutos da revolução científica.
- Comentar as observação de Hooke sobre a cortiça e a introdução do termo célula.
- Discutir o desenvolvimento da teoria celular, culminando nos trabalhos de Schleiden en Schwann.
- Comparar brevemente as células eucariontes animais e vegetais e apontar as funções das principais organelas celulares.
- Discutir a importância dos diversos tipos celulares no funcionamento dos animais.
Profº. Drº. Hamilton Haddad


TEORIA CELULAR


REVOLUÇÃO CIENTÍFICA (Séculos XVI-XVII)



A época de ouro da microscopia...

  • Robert Hooke(1635-1703) Ajudou a desenvolver o primeiro microscópio.
Micrographia (1655) - cortiças - criou o termo célula.

  • Marcello Malpighi (1628-1694)
  • Antoni van Leeuwenhoeck(1632-1723)
  • Matthias Schleiden (1804-1881) Percebeu que todas células possuía núcleo em plantas.
  • Theodor Schwann (1810-1882) Percebeu que todas células possuía núcleo em animais.
“Todos os seres vivos são compostos de células”

Célula:a unidade fisiológica dos organismos vivos.



A CÉLULA HOJE










23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase

Esta vídeoaula apresenta os seguintes tópicos:
- Retomar brevemente as teorias sobre a origem da vida e de organismos multicelulares.
- Discutir o conceito de meio interno de Claude Bernard, e sua importância para a compressão da fisiologia moderna.
- Apresentar os principais compartimentos aquosos do corpo humano.
- Introduzir a origem do conceito de homeostase, proposto por Walter Cannon, e analisar sua importância para a fisiologia.
- Discutir, a partir de alguns exemplos do corpo humano, os mecanismos de retroalimentação negativa subjacentes à manutenção da homeostase.
Profº. Drº. Hamilton Haddad


Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase

Claude Bernard (1813-1878)
Meio interno
Creio ter sido o primeiro a insistir nessa ideia de que para o animal há realmente dois meios: um meio externo no qual está colocado o organismo e um meio interno (milieu intérieur), no qual vive os elementos dos tecidos. A existência do ser se dá não ao meio externo, o ar atmosférico para o ser aéreo, a água doce ou salgada para os animai aquáticos, mas no meio líquido interno formado pelo líquido orgânico circulante que envolve e banha todos os elementos anatômicos dos tecidos (...). (Bernard, 1878)

"A fixidez do meio interno é a condição de vida livre, independente: o mecanismo que a possibilita é aquele que assegura no meio interno a manutenção de todas as condições necessárias para a vida dos elementos". (Bernard, 1878)

Walter Cannon (1871-1945) 

Homeostase

Os biólogo há muito tempo se impressionam com a capacidade do eres vivos para manter sua própria estabilidade.
(...)
As reações fisiológicas coordenada que mantém a maior parte dos estado estável no corpo são tão complexas, e são tão peculiares ao organismo vivo, que foi sugerido ser empregada uma designação específica para esses estados - HOMEOSTASE.
(...)
Em um sistema aberto tal como nossos corpos representam, composto de material instável e continuamente sujeito a condições perturbadoras, a constância é em si evidência de que as agências estão atuando, ou prontas para atuar, para manter essa constância.
(...)
De fato, a regulação no organismo é o problema central da fisiologia. Por todas essas razões, pesquisas adicionais, sobre o funcionamento das agências de manutenção da homeostase biológica é desejável.









Claude Bernard (1813-1878)                          Walter Cannon (1871-1945)              


24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos

A presente vídeoaula pretende atingir aos seguintes objetivos:
- Discutir a origem e função dos principais sistemas fisiológicos do corpo humano e sua participação na manutenção da homeostase.
- Problematizar a razão superfície/volume em organismos “grandes”, como o humano.
- Apresentar a difusão como um processo probabilístico, e ressaltar suas limitações como uma importante pressão seletiva para o surgimento de alguns sistemas fisiológicos humanos.
- Discutir brevemente a relação entre forma e função em alguns sistemas fisiológicos.
- Apresentar brevemente os sistemas endócrino e nervoso como os dois grandes sistemas de controle fisiológico.

Profº. Drº. Hamilton Haddad




Difusão : pingo de tinta em um copo de água. Processo que necessita nenhum tipo de energia, além da cinética.



Origem dos sistemas fisiológicos

  •  A razão superfície/volume diminui à medida que os organismos aumentam de tamanho.
  • A difusão através de uma membrana é diretamente proporcional à área disponível.
  • O tempo de difusão aumenta muito com o aumento da distância.

Sistema de transporte : convecção : impulsiona as moléculas por diferença de pressão para um lado só, por todo organismo.










Sistemas de controle:

  • Nervoso;
  • Endócrino.








Portfólio



exercício 1



Responda de forma espontânea, sem necessidade de consultar materiais, colocando apenas sua opinião: 



O que é biodiversidade (também chamada de diversidade biológica)?

Biodiversidade é toda as formas de vida do planeta, constituído por micro-organismos, plantas, animais e seres humanos.


exercício 2

Agora, Leia o item “As concepções de ‘Biodiversidade’ dos formadores de professores de Biologia” do artigo disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL047.pdf. 
Leia também o resumo para entender o contexto geral do artigo.

Responda: As concepções de biodiversidade dos sujeitos da pesquisa (docentes do nível superior) abrange principalmente quais níveis de organização da vida?


São várias concepções bem particulares sobre o mesmo conceito de biodiversidade, dependendo do contexto  do docente, adequando ao público e sintonizando com a realidade.
 O conceito de organização da vida deve ser abordado de forma clara e coerente. A definição de vida é um problema central da Biologia, já que se esperam que a ciência ofereça todas as definições.



exercício 3

Agora responda às questões sobre o Conceito de Biodiversidade colocando-se na posição de professor de Ensino Fundamental.

a. Porque é importante que os estudantes a entendam o conceito de Biodiversidade?

É importante que os alunos saibam o conceito de biodiversidade para saber que tudo está interligado e que o desequilibro afeta diretamente em sua vida, que eles são também responsável pela preservação.


b. Que tipos de dificuldades você acha que os estudantes devem ter para compreender esse conceito?

As dificuldades estão relacionadas a cultura, cotidiano e mudanças de hábitos, como por exemplo o óleo de cozinha: é mais fácil jogar o óleo de cozinha na pia (pelo esgoto) do guardar em um recipiente e fazer o descarte correto, levando para reciclagem.Vale ressaltar que um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água.



c. Como você poderia auxiliar os estudantes a superar tais dificuldades?

Com palestra educativas, slides, levando à uma estação de tratamento de água. Mas é bem complicado auxiliar as dificuldades dos alunos se os orgãos responsáveis não cumpre a suas obrigações, como o  esgoto que em muitos municípios é despejado nos rios sem nenhum tratamento.


d. Descreva metodologia(s) didática(s) que você usaria para abordar o conceito de Biodiversidade em sala de aula?

A abordagem seria feita em 3 aulas:


1. A exibição do filme da turma da Mônica "Um plano para salvar o planeta" de Maurício de Souza

https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0



O filme mostra os personagens da Turma da Mônica incomodados com a poluição da cidade e do interior, lixo espalhado e sujeira nos rios. Juntos tentam criar um plano para salvar o planeta, mas descobrem que não num passe de mágica, que necessita do empenho e da colaboração de todos.

Após a exibição do filme será comentado a respeito de conceitos de biodiversidade.


2 .A sala será dividida em 3 grupos que deverão ir ao pátio e arredores da escola, procurar e anotar diferentes espécies de vida visíveis, plantas, árvores, insetos, pequenos animais como cão, gato, coelho, pássaros, lixo orgânico, papeis, latas.


3. Será feito um debate com o que encontraram e as soluções propostas por eles para a melhoria do ambiente escolar diante das anotações do que foi observado.

e. Como você avaliaria se os estudantes entenderam esse conceito?

A avaliação será feita pela participação e interesse de cada aluno durante todo as etapas.


Observação: As respostas das questões a, b, c e e podem ser mais gerais e resumidas. Já na questão d, esperamos uma descrição mais detalhada (com objetivos e descrição de atividades/instrumentos/etc).

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