quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Biologia Geral - 4ª Semana

13. Organismos fotossintetizantes 1

Iniciamos a aula abordando a questão da cegueira botânica. Apresentamos o ensino contextualizado como alternativa para a superação de tal cegueira e abordagem mais dinâmica da biologia vegetal no Ensino Básico. Passamos à caracterização de plantas, inicialmente em uma abordagem mais tradicional e, finalmente, na perspectiva filogenética. Definimos Archaeplastida e retomamos a hipótese da endossinbiose primária.
Profª. Drª. Suzana Ursi




Abordaremos plantas e algas, o que reúne todos esse organismos:

  • Processo metabólico da Fotossíntese;
  • Autótrofos;
  • Converter energia luminosa em energia química.
Cegueira botânica:
  • Paisagem ou decoração;
  • Não reconhecer planta como ser vivo;
  • Não perceber a sua diversidade;
  • Distanciamento, desvalorização.

Superação da Cegueira Botânica

Ensino contextualizado
..que"todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade." A contextualização também pode ser entendida como um tipo de interdisciplinaridade, na medida em que aponta para o tratamento de certo conteúdos como contexto de outros.(PCN-EM)

Plantas estão presentes de diversas maneiras em nosso dia a dia:
  1. Alimentação;
  2. Medicamentos;
  3. Madeira e celulose;
  4. Energia;
  5. Questões sócio-ambientais;
  6. Arte - representações botânicas - no dia a dia(desenho no utensílios da cozinha, vaso, enfeite, roupas);museu (Van Gogh, Portinari, Tarsila do Amaral Manacá- representa a flor da quaresmeira)
O que é uma planta?

Visão tradicional:
  • Raiz, caule, folhas;
  • Sésseis;
  • Fotossíntese;
  • Clorofilas a e b;
  • Células com parede rígida;
  • Esporos ou sementes
Atualidade
Endossíbiose primária - ciano bactéria - fagocitada incompleta -  formou algas verde(plantas terrestre), algas vermelhas e um outro grupo menor que não será estudado - esse evento determina as Archaeplastia
Archae - antecessor
plastida - plasto (cloroplasto)


  Archaeplastida              


  • "Algas" vermelhas (Rodófitas);
  • "Algas" verdes (Clorófitas);
  • Plantas terrestre (Embriófitas).
Organismos autótrofos com cloroplastos derivados de endossimbiose primária: membrana dupla.                                                                                                                                                                                  





14. Organismos fotossintetizantes 2

Ampliamos a abordagem dos organismos fotossintetizantes, estudandos diferentes grupos de "algas", tanto os que fazem parte de Archaeplastida, como outros. Focamos então nas plantas terrestres (embriófitas), refletindo sobre os requesitos adaptativos para a vida fora da água. Fechamos a aula abordando os três primeiros grupos diferenciados na linhagem evolutiva das embriófitas (conhecidos na classificação mais tradicional como "briófitas").
Profª. Drª. Suzana Ursi




"Algas azuis,cyanobacterias":

Procariontes

  • Pigmentos (clorofila a,caratenóides, ficobiliproteínas);
  • Reprodução assexuada.

Importância Ecológica
  • Produtoras nas teias ecológicas marinhas;
  • Grandes produtoras de oxigênio no planeta;
  • Balanço de CO2
  • Relações ecológicas: líquens, corais;
  • Fixação de nitrogênio;
  • Marés vermelhas;
  • Bioindicadores.
Importância Sócio-econômica
  • Alimentação humana;
  • Suplementos alimentares;
  • Ração animal;
  • Ficocolóides (Carragenana, Ágar, Alginato)
Embriófitas (plantas terrestre)

Requisitos adaptativos: vida fora da água

  • Evitar dessecamento - Epiderme e Cutícula;
  • Facilitar trocas gasosas - Poros e Estômatos;
  • Aborção de água e nutriente - Rizóide e raizes;
  • Transporte de água e nutrientes - transporte célula a célula, mecanismo mais eficientes;
  • Sustentação - Lignina;
  • Energia - Filóides e folhas.
Reprodução: Proteger a células reprodutivas e reduzir dependência a água.
  • Esporos com parede espessa;
  • Gametângios e esporângios multicelulares;
  • Embrião mastrotrófico;
  • Esporófito - meiose - variabilidade genética.
"Briófitas":  Antóceros(Anthocerotophyta), Hepáticas(Hepatophyta), musgos(Bryophyta):Características:
  • Plantas terrestres avasculares,talosas ou folhosas, pequenas, rizóides;
  • Poros(Hepáticas) e estômatos(Antóceros e Mugos);
  • Reprodução: gametófito(n)=fase dominante; esporófito (2n)= dependente;
  • Gametas masculinos se movem por flagelo;
  • Esporângios e gametângios
Importância Ecológica:
  • Produtores primários;
  • Colonizadores pioneiros de rochas;
  • Armazenam carbono;
  • Bioindicadores
Importância Sócio-econômica
  • Sphagnum sp. - Turfeiras
                                







15. Organismos fotossintetizantes 3

A aula é dedicada ao estudo das Traqueótifas. São caracterizados os grupos das licófitas e monilófitas (conhecidas tradicionalmente como "pteridófitas". Passamos ao estudo das espermatófitas, constituídas pelo grupos tradicionalemnte conhecidos como "gimnospermas" e angiospermas. Discute-se as principais novidades evolutivas de todos esses grupos, como o surgimento de vasos condutores, sementes, flores e frutos.
Profª. Drª. Suzana Ursi






Tracheophyta



  • 93% plantas terrestre;
  • Tecido vascular de transporte;- Xilema(água e sais), - Floema (produtos de fotossíntese);
  • Raízes;
  • Ciclo: - esporófito dominante; - folhas produtoras de esporos: esporófilos

Plantas vasculares sem sementes

Pteridófitas:


1. Lycophytas 


  • Licopódios;
  • Selaginelas
Esporófilos = estróbilo


2. Monilophyta (Avencas,Samambais,Cavalinhas, Psilotum)


Esporófilos = soros (pontinhos pretos embaixo das folhas, homosporia)

Importância

  • Período geológico Devoniano/Carbonífero - grandes florestas - aumento na taxa de fotossíntese - CO2 = Diminuição no efeito estufa.
  • Depósitos de carvão - reforma industrial.
  • Atual - ecológica, ornamentais, medicamentos.

Spermatophytas

Semente  composta - embrião - Endosperma - reserva - revestimento

"Gimnospermas"

  • Cycadophyta (cicas a Zamias);
  • Ginkgophyta (Ginkgo biloba);
  • Conypherophyta (Pinheiros, Araucárias);
  • Gnetophyta (Ephedra e Walwitschia)
Reprodução:
  • Grande redução dos gametófitos;
  • Óvilo - estrutura na qual o gametófito feminino está imerso;
  • Estróbilos - óvulos + escamas - eixo
  • Grão de pólen = micrósporo (produz um tubo polínico, dentro do qual está o gameta masculino. Coniferophyta e Gnetophyta);totalmente independente da água
  • Dependência da água (Cycadophyta e Ginkgophyta)

Plantas com flores e frutas - "Angiospermas" - Anthophyta

Grupo monofilético:
  • Flor:
Gametófito masculino bem reduzido - 3 núcleos;
Gametófitos feminino bem reduzido - 8 núcleos (saco embrionário);
Óvulos envoltos por 2 tegumentos;
Dupla F! e Endosperma 3N (triplóide);
  • Fruto;
  • Tubos crivados (floema)

Classificação tradicional:
  • Monocotiledôneas - um cotilédone;
  • Dicotiledônea - dois cotilédone;
Classificação atual:
Angiospermas basais são basicamente as Magnólias e ninféias.

Monocotiledôneas:

  • 1 cotilédone;
  • Flores trímeras;
  • Pólen monoaperturado;
  • Nervação das folhas paralelas entre si;
  • Feixes vasculares no caule dispersos;
  • Exemplos: orquídeas, milho, soja, bambu.

Eudicotiledôneas:

  • 2 cotilédones;
  • Flores tetrâmeras ou pentâmeras;
  • Pólen triaperturado;
  • Nervação das folhas - rede
  • Feixes vasculares no caule em anel
  • Exemplos: feijão, goiaba, maça,batata, hortelã, girassol.

Flor

  • Eixo caulinar com folhas modificadas - ovário = frutos;  óvulos = sementes;
  • Sucesso evolutivo;
  • Folhas férteis foram se modificando das demais;
  • Agrupam no ápice dos ramos (ex. estróbilos);
  • Folhas férteis então se desdobram e se fundem - os óvulos;
  • Forma uma nova estrutura, que é o ovário (angiosperma)
Proteger os óvulos;
Destacar as flores no ápice dos ramos;
Dispersão dos grãos de pólen e fecundação




16. Fungos e suas múltiplas linhagens

Apresentamos o posicionamento dos fungos na árvore da vida. Passamos à classificação atual dos fungos e suas relações evolutivas. Abordamos as características gerais dos fungos, aspectos morfológicos e reprodutivos, papel ecológico e importância econômica. Três principais grupos de fungos são enfocados: Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota. Destacamos ainda os fungos liquenizados.
Profª. Drª. Valéria Cassano





Características:

  • Heterótrofos (absorção);
  • Parede celular (quitina);
  • Glicogênico (substância de reserva);
  • Sem tecidos verdadeiros (talo);
  • Reprodução por esporos.
Nutrição:
  • Heterótrofos: necessitam de fontes de carbono fixado por outros organismos vivos ou mortos.
  • Nutrição por absorção: exportam enzimas hidrolíticas que degradam biopolímeros (lignina e celulose), os quais podem ser absorvidos.
  • Sapróbios: Decompõem a matéria orgânica morta (maioria). São os principais decompositores de matéria orgânica da biosfera.
Parasitas: Atacam a matéria orgânica viva (plantas, algas, fungos, animais, inclusive humanos).
Simbiontes: Ex . líquens, micorrizas.
Alga: fornece açúcares e compostos nitrogenados.
Fungo: fornece nutrientes minerais e estrutura

Morfologia

Reprodução:
  • Bastante diversificada;
  • Ciclo de vida complexos: combinando reprodução sexuada com assexuada;
  • Em ambas ocorre a produção de um grande número de espóros:

  1. Por mitose na reprodução assexuada (mitósporos);
  2. Por meiose na reprodução sexuada (meiósporos).

Filo Zygomycota 

Representa 1% dos fungos verdadeiros, possui Micélio cenocítico. Muito comum neste grupo o bolor ou mofo que ataca os alimentos.
Exemplos: O fungo que ataca o morango e o fungo do bolor negro do pão (Rhizopus stolonifer).

Reprodução assexuada por esporos (esporangiósporos) desenvolvidos em esporângios.


Reprodução sexuada via zigósporo, um esporo de resistência em condições favoráveis.
Plasmogamia - fusão de gametângios.
Cariogamia e meiose - zigósporo formado dentro de um zigosporângio.

Filo Ascomycota

  • Reprodução assexuada;
  • Leveduras;
  • Brotamento: formação de brotos ou gema que se destacam gerando células filhas. Exemplo: Saccharomyces cerevisiae.



  • Reprodução assexuada  por conídios ou conidiósporos(esporos) Exemplo: Penicillium, Aspergillus.

  • Reproduzem sexuadamente por ascósporos (meiósporos) formados no interior de ascos.
  • O asco é o que define Ascomycota.
  • asco: cariogamia e R!
  • Ascoma = ascocarpo


Importância econômica:


  • Leveduras Saccharomyces cerevisiae (fermentação):
  • produção de álcool etílico: bebidas(cerveja, vinho); etanol (combustível);
  • Indústria panificadora (produção de CO2)
  • Penicillium: fabricação e aromatização de queijos (Camembert, Roquefort e Gorgonzola).

  • Penicillium chrysogenum (= P. nonatum - penicilina);
  • Candida Albicans: candidíase (oral, sapinho);
  • Aspergillus: micose das vias respiratórias (aspergilose pulmonar), rinite.

Filo Basidiomycota

Unicelulares (aproximadamente 20 gêneros de levedura) e multicelulares com hifas septadas.

Características distintiva é o basídio = célula especializada na produção de esporos= basidiósporos.

Importância econômica:

  • Produção de alimentos: cogumelos (Agaricus bisporus (champignon de Paris) - cultivado em mais de 70 países, Shitake (Lentinula edodes) e o shimeji (Pleurotus ostreatus)).
  • Fitopatógenos: causam enorme prejuízo agrícola, sendo os mais importantes patógenos de planta cultivadas como os carvões e as ferrugens do café, cana-de-açúcar, milho e trigo



Você deve elaborar tal estratégia para iniciar, de forma contextualizada, os estudos da temática diversidade Vegetal no Ensino Médio. Tal atividade deve ter duração de 1 ou 2 aulas e versar sobre o tema “As plantas e nosso cotidiano”. Não deve ser incluída aula expositiva como parte da atividade, pois objetivamos que você reflita sobre formas mais dinâmicas para o ensino-aprendizagem dessa temática. Sugerimos que você consulte 
as videoaulas*, bem como o site Botânica Online (http://www.botanicaonline.com.br), que apresenta diversos materiais e dicas que podem inspirar seu trabalho. Também disponibilizamos como apoio para a elaboração desta tarefa, no ambiente virtual (Material complementar), um capítulo de livro que aborda estratégias didáticas e subsídios para elaborá-las, disponível em: http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Estrategias%20
didaticas%20_%20Bizerra%20e%20Ursi.pdf.

* Lembre-se que comentamos diversos caminhos possíveis para abordar o ensino contextualizado da diversidade vegetal, como: alimentação, uso medicinal de plantas, indústria celulósica e madeireira, energia, arte, questões ambientais da atualidade, uso de produtos derivados de diferentes tipos de “algas” e plantas, bem como uma variedade de importâncias ecológicas e econômicas desses organismos fotossintetizantes. 

Seu descrição deve conter as partes descritas a seguir.

1. Título;

2. Introdução:

Texto introdutório (500 até 1.000 palavras) sobre o tema escolhido, devendo abordar a importância desse tema para a formação dos estudantes, bem como sua relação com o cotidiano desses. Acrescente ainda algumas informações interessantes, atualidades ou curiosidades relevantes sobre o tema;

3. Público-alvo e contexto de aplicação da estratégia:

Descrever para que série do Ensino Médio destina-se a estratégia. 
Apresentar brevemente quais conceitos e habilidades você espera que o estudante já tenha para poder acompanhar a estratégia que você irá propor;

4. Objetivos:

Descrição do(s) principal(is) objetivo(s) da atividade;

5. Descrição:

Descrição detalhada dos procedimentos realizados ao longo da atividade, bem como dos matérias utilizados (Tal descrição deve ter entre 500 e 1.000 palavras.);

6. Forma de avaliação;

7. Bibliografia:

Para o caso de ter utilizado textos, figuras ou outros matérias. 


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