domingo, 14 de dezembro de 2014

História da Educação - 7ª Semana

História da Educação - 7ª Semana


Associativismo e sindicalismo docente

Na aula Associativismo e sindicalismo docente, a Profª. Drª. Rosario Genta Lugli discute o processo de organização coletiva da categoria docente, chamando a atenção para os aspectos que caracterizam as iniciativas nesse sentido e os conflitos que marcaram diferentes momentos de nossa história.




As greves dos professores

Na aula As greves dos professores, a Profª. Dr ª. Paula Perin Vicentini analisa qual o significado desse tipo de prática reivindicativa para o movimento docente, tendo como eixo greves que tiveram grande impacto na história da profissão docente brasileira, notadamente a de 1963 e as de 1978 e 1979.



Formação e profissionalização: desafios atuais

Na aula Formação e profissionalização: desafios atuais, a Profª. Drª. Vivian Batista da Silva assinala em que medida as exigências de formação e trabalho dos professores mudaram, passando de uma ênfase nas atividades em sala de aula para outra ênfase, mais centrada na escola como um todo. É nessa perspectiva que se procura situar os atuais discursos sobre colaboração, projeto político-pedagógico e autonomia escolar, entendendo-os como paradigmas nucleares da escola atual, de seus imperativos de mudança e também das heranças historicamente construídas.



Encerramento da disciplina

Na aula de Encerramento da disciplina, as Profªs. Drªs. Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego e Vivian Batista da Silva elaboram suas considerações finais sobre os objetivos centrais da disciplina e o percurso realizado no desenvolvimento das aulas para alcançá-los.





ATIVIDADE 1 - colaborativa


Nessa última semana da disciplina História da Educação no Brasil, você deverá socializar com os seus colegas, durante o encontro presencial, as imagens e os textos analisados nas atividades das semanas 5 e 6 de modo a discutirem as regularidades, aspectos notados em comum, devendo-se produzir uma síntese dessa discussão para ser colocada em seu portfólio. Esta síntese deverá contemplar o percurso das temáticas e conteúdos feito nas aulas ao longo das sete semanas. Você deverá chamar a atenção para os aspectos mais relevantes acerca dos objetos de análise priorizados nos eixos: escola, alunos e professores. Para tanto, é importante fazer referências às videoaulas, aos materiais de aula e de apoio para sustentar a síntese. Essa será a última atividade do seu portfólio.

Hoje a grande maioria dos meninos e meninas estudam na mesma escola e na mesma 
sala de aula. Mas nem sempre foi assim, a proposta do movimento feminista era dar o direito das meninas frequentarem as aulas e não só serem comportadas e boas donas de casa. Também existia a questão moral, principalmente dos colégios religiosos, onde se diferenciava o aprendizado das meninas e se questionava se deveriam aprender as mesmas coisas que os meninos, uma vez que estes eram mais capazes intelectualmente enquanto as meninas mais voltadas aos trabalhos manuais e boas maneiras. À partir da república que começa um movimento em favor das classes mistas (coeducação), também em virtude do fator econômico.

Vamos considerar também a alfabetização de adultos, a educação popular com o compromisso de politização para superação das condições de exploração, briga pela cidadania e de fazer parte do mundo.

O acesso a escolização dos negros, já que foram libertos da escravidão mas não foram integrados à sociedade, trabalho, saúde e educação. Um processo demorado e cheio de dificuldade e que hoje com a nova lei de diretrizes, permite e estabelece a obrigatoriedade da temática da história e cultura afro-brasileira,. fazendo com que a história e os movimentos dos negros integrassem a nossa cultura.

Os índios que foram integrados, através de ações do Estado, com a demarcação de terras, criação de áreas indígenas e assegurando a cultura e tradição.

Processos de inclusão, viver uma experiência em comum, olhando aquilo que fazemos e como fazemos, muito além do físico e biológico.

A profissionalização dos professores de maneira lenta, começando com a compreensão como um grupo, ensino estruturado e exame público para mais para frente um concurso de ingresso.

A forte entrada das mulheres após a saída dos homens, dando aula para o primário, com 
salários estáveis. As moças de elite e as que precisavam trabalhar buscavam cada vez mais as escolas normais, sendo assim a idéia de uma jovem comportada e de boas maneiras, doce e preocupada com os alunos, tornou a imagem da normaliza como algo a ser admirado.

E por fim os conflitos entre os saberes, com as exigências na qualificação dos professores que até hoje não se reconhece teoria e prática.






ATIVIDADE 2 - individual


Independentemente de tudo o que possa ser dito acerca do ensino, poucos discordariam da ideia de que a natureza e as exigências da tarefa mudaram profundamente ao longo dos anos. Para o melhor ou para o pior, ele já não é aquilo que era. […] As responsabilidades dos professores são cada vez maiores e os seus papéis mais difusos. O que significam estas mudanças? Como as podemos compreender? Para aqueles que se dedicam ao ensino, estará ele a melhorar ou a piorar? (Hargreaves, 1998, p.131)As palavras de Andy Hargreaves evidenciam que os professores e a escola vivem tempos de mudanças. Escreva um texto (entre 1 e 2 páginas) assinalando quais são essas mudanças e em que medida a escola também herda tradições historicamente construídas. O texto deve retomar diferentes aspectos discutidos ao longo da disciplina História da Educação. Ao final, escreva um parágrafo destacando os temas que mais lhe chamou atenção no decorrer das aulas e responda: De que modo a disciplina colaborou com a sua formação?


Houve grande mudanças na educação, escolas dos Jesuítas, passando pelas reformas Pombalinas, que foi um marco na história da educação. Muitas reformas e tentativas de acertos. O modelos arquitetônicos das escolas, organizações pedagógicas, desempenho do governo para que todos pudessem estudar. Depois houve a seleção dos estudantes um mecanismo de exclusão de alunos.

Teve o movimento dos pioneiros da Educação Nova (escolanovistas) que tentavam dividir a educação em 4 grandes partes:
Escola infantil;
Escola primária;
Escola secundária;
Ensino superior.

Passando  pela formação e profissionalização, sindicados e associações sem esquecer das grandes greves.

 O que mais me chamou a atenção foi como foi coloca a coeducação dos sexos, meninos e meninas que não podiam estudar na mesma escola por não ser moral, carater religioso. Os negros, índios e inclusões dos diferentes.

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