sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Psicologia da Aprendizagem

Psicologia da Aprendizagem


1. As revoluções educacionais

Quais os objetivos da educação? A quem se destina? Como as transformações sócio-político-econômicas vêm influenciando a busca da qualidade na educação? Essas questões são abordadas nesta videoaula.

Profº Drº. Ulisses de Araújo



As Revoluções Educacionais, José Esteve, 2004

  • A primeira revolução educacional iniciou no Egito há mais de 3 mil anos, quando foram criadas as primeiras casas de instrução (escolas), especialmente para formação dos escribas.
A relação professor/aluno era individualizada, tinha um vínculo forte com a religião e era só para aristocracia.
  • A segunda revolução educacional começou com o decreto do rei Frederico Guilherme III (Prússia) em 1787 - É um marco na história que pele primeira vez diz que a educação deve ser pública e de responsabilidade do estado.
O modelo de escola é usado até hoje, quando o professor fica a frente da sala passando conhecimento, sala homogenia.
  • A terceira revolução educacional- Democratização e universalização - Fazer com que todas as crianças tenham acesso a educação, com a inclusão das diferenças: sociais, econômicas, físicas, culturais,raciais, ideológicas e de gênero.
O grande desafio da atualidade é manter a acessibilidade, equidade e priorizar a qualidade da educação.


2. A quarta revolução educacional 

Nesta aula, discute-se que a construção de um novo modelo educativo e de ciência precisa considerar dimensões complementares de conteúdo, de forma e de mudança nas relações entre docentes e discentes.

Profº Drº. Ulisses de Araújo




Dimensões da quarta revolução educacional:

  • Conservação e inovação
Um novo modelo educativo precisa considerar em seu desenvolvimento dimensões complementares de conteúdo, deforma de relações entre professores e alunos.
  • Dimensão de conteúdo I
Trazer a dimensão ética e de responsabilidade social para o programa de educação básica, de pesquisa e de formação profissional, complementando e enriquecendo as concepções multi, inter e transdisciplinares de conhecimento.
  • Dimensão de conteúdo II
Educação para o "Pensamento sustentável" promover o pensamento crítico e criativo, que abra possibilidades necessárias para compreender, manter-se atualizado e antecipar os desafios subjacentes ao desenvolvimento sustentável.
  • Dimensão de conteúdo III
Educação voltada para avida cotidiana das pessoas - incorporar a resolução de problemas cotidianas e a resolução de conflitos na estrutura curricular das escolas.
  • Dimensão da forma
Repensar o tempo, o espaços e relações nas instituições de ensino e pesquisa, incorporando também, as transformações radicais por que vem passando o acesso  a informação e ao conhecimento concorrentes da revoluções tecnológicas recentes, atrelado aos processos de democratização da sociedade contemporânea.

"Romper" os muros que limitam os espaços educativo e de pesquisas.

"Open and distance learning (ODL)" e a utilização dos TICs são caminhos para ampliação do acesso à educação de qualidade que considera a equidade.
  • Dimensão da relação professor/aluno
  • A relação ensino-aprendizagem deve sofrer uma inversão, deixando tal processo de entrar-se no ensino e sim na aprendizagem e no protagonismo do sujeito da educação, que deve ser autor do conhecimento.

3. Diversidade e múltiplas linguagens

Para que a escola atenda à diversidade e promova uma aprendizagem de qualidade para todos, é necessário incorporar no seu projeto didático-pedagógico as múltiplas linguagens do cotidiano dos estudantes. Nesta aula, discute-se como a diversidade da sala de aula e dos estudantes deve ser a matéria-prima para o trabalho pedagógico de qualidade, e não um obstáculo a ser vencido.

Profº Drº. Ulisses de Araújo



A diversidade da sala de aulas e dos estudantes deve ser a matéria prima para o trabalho pedagógico de qualidade, e não um obstáculo a ser vencido.

Para que a escola atenda a essa diversidade e promova uma aprendizagem de qualidade para todos é necessário incorporar no seu projeto didático pedagógico as múltiplas linguagens do cotidiano dos estudantes.



4. Interdisciplinaridade e transversalidade

Nesse programa, especialistas como Nilson Machado, Pablo Mariconda e Edgar Morin discutem conceitos como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade. Além disso, serão mostrados três professores de uma escola estadual de Campinas que, ao escolherem um rio da região como objeto de estudo, desenvolvem, na prática, a transversalidade e a interdisciplinaridade nas áreas de geografia, língua portuguesa e química.

Profº Drº. Ulisses de Araújo



"A gente vem para escola para aprender a ler o mundo.
Começa lendo um texto, mas ler, compreender, mas é ler e compreender o mundo" Nílson Machado

O vídeo mostra uma escola estadual com temas transversais estudado fora dos limites da escola. São três professores, química, geografia e língua portuguesa que trabalham usando métodos interdisciplinares.

Em depoimento, os alunos afirmam que se interessam e que aprendem mais .

René Descartes (1596-1650) - Escreveu em 1637 o livro Discurso do método. O termo método científico vem de Descartes.

As regras do  método são quatro, em geral:
Um fenômeno complexo dividido em várias partes, analise a partir de suas partes mais simples e reconstitui o fenômeno por ordem de complexidade.

Edgar Morin - filósofo e sociólogo francês  opõem  a essa forma de pensamento. Ele diz que a teoria é um paradigma que impede o conhecimento complexo.

Tanto Pablo Mariconda como Morin concordam que o sistema de educação ensina a separar as disciplinas, o homem da natureza e o desafio, é religar tudo, juntar os métodos. Ter uma visão mais multidimensional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário