segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Meio Ambiente e Sustentabilidade - 2º Semana

Meio Ambiente e Sustentabilidade - 2º Semana


3. Educação ambiental: caminhos trilhados, mitos e chavões

Nessa aula, serão abordados o histórico da preocupação ambiental, sua relação com o ambientalismo no Brasil e o nascimento da Educação Ambiental no contexto brasileiro e mundial. Serão ainda discutidos alguns mitos e chavões nessa área.





Ao iniciar a aula a Professora Patrícia propôs algumas questões motivadoras:

Que fatos históricos indicam a preocupação ambiental?

  • 1972 - “Limites do Crescimento” - Clube de Roma onde foi mostrado que se nada fosse feito poderíamos enfrentar problemas mais cedo ou mais tarde.

  • 1972 - Conf. Nações Unidas para o Meio Ambiente;
  • 1977 - Conf. Intergovernamental sobre EA;

Como surgiu o movimento ambientalista?

  • 1987 - “Nosso Futuro Comum”; onde foi mostrado o termo, sustentável que é capaz de suprir as necessidades atuais sem comprometer as necessidades das próximas gerações

Qual sua relação com a Educação Ambiental no Brasil?

Surgimento da EA, dos movimentos sociais e politicos;
  • Dec. 70 - regime ditatorial e com muitos artistas exilados voltam para o Brasil e traz as ideias do Ambientalismo;
  • Dec. 80 - ressurgimento dos movimentos sociais que clama pela natureza, pela democracia, pelo combate à desigualdade social e acesso aos recursos, isso denominado ambientalismo;

Movimento ambientalista - reivindicava o repensar a nossa relação com o meio ambiente;


Constituição (cap. VI) - Meio Ambiente e no Art. 225, inciso VI, determina ao “...Poder Público, promover a EA em todos os níveis de ensino…”

E um grande ponto é a Conf. ECO 92, agenda 21 com as metas para o século, e as responsabilidades social.

Existem mitos e chavões no campo da EA?

Sim, não podemos imputar consciência no outro, mas com o dialogo podemos trocar experiências entre pessoas, assim como Paulo Freire cita: “Ninguém conscientiza ninguém; ninguém se conscientiza sozinho; os homens e as mulheres se conscientizam em comunhão”.

Outro mito: “O objetivo principal da EA é transformar comportamento e hábitos indivíduais.” Sera que as pessoas mudam o habito ou se conscientiza a respeito da existência dela no mundo?

Outro mito: “As pessoas precisam de mais informações para serem mais ecológicas.”

Na verdade a informação é necessária mas as pessoas não usam essas informações.

Outro mito: “Os educadores transmitem os conteúdos ambientais, as pessoas é que não aprendem e nem mudam de atitudes.”

Mito: “A educação ambiental só funciona com crianças.”

Todos nos podemos aprender e mudar, sempre.

Mito: “Eu separo lixo, eu faço educação ambiental.” e “Eu planto árvore, eu faço a minha parte.”

Simplesmente a EA é muito maior que isso.

Por que: Educação Ambiental e ambientalismo?

O que é educação ambiental?

O que buscamos?

Que tipo de sociedade queremos?

Quais são os objetivos educacionais de nossas ações, projetos, programas na área ambiental?

E uma frase de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”



4. Tendências e dimensões da Educação Ambiental e aspectos legais no contexto educativo

Nessa aula, serão discutidas as vertentes da Educação Ambiental, aspectos da legislação pertinente e suas implicações no contexto escolar.









Perguntas Motivadoras:

  • A sustentabilidade é multidimensional. E a Educação Ambiental trata apenas de “ecologia”?

  • Existem marcos legais para inserção da EA na educação formal?

Tendências da Educação Ambiental










EA tradicional / cunho reformista



  • Concebe a humanidade como deflagradora e vítima da crise ambiental, neste caso trata e generaliza toda a população mundial como o problema da crise. (Ex.: O homem está destruindo nosso Planeta).
  • Problemática ambiental é decorrente da falta de conhecimentos apropriados dos sistemas ecológicos.

  • Crise ambiental pode ser solucionada por meio da reforma e implementação de melhorias ambientais, sem mexer em seus fundamentos. Muitas vezes fazemos ou inovamos manias verdes mas esquecemos de que temos que mexer mas no fundo do problema.

  • O problema não está no sistema, que é racional e eficiente, mas nos sujeitos e comunidades que atuam irracionalmente.

  • A transformação da sociedade se daria por meio da somatória de comportamentos adequados dos indivíduos.(economia de água, sacola ecológica).

EA crítica / emancipatória



  • Identifica sujeitos sociais específicos com níveis diferenciados de responsabilidades, ambientais como de exposição aos riscos.
  • Crise ambiental é uma manifestação de uma crise da nossa civilização, que requer mudanças nos paradigmas.

  • Cada um fazer sua parte não solucionará os problemas ambientais.

  • Processo educativo deve privilegiar uma postura dialógica, problematizadora e comprometida com as transformações estruturais da sociedade, por meio da ação individual e coletiva organizada.

  • Processo educativo como um ato político, como prática social.

Diferentes visões do processo educativo = propostas educativas distintas.

Dependendo de qual conceito temos, mudamos a maneira de pensar sobre o problema da crise ecológica.

Dimensões da EA



  • Conhecimentos: informações, científicos, dialogo de saberes, descritivos, reducionismo biológico, abordagem fatalista e fatos a-históricos
  • Valores éticos e estéticos - dimensão axiológica: juízo de valores e percepções (ético e estético), apreciação da natureza - valores intrínsecos, superação do utilitarismo e novos valores - relação seres humanos - natureza.

  •  Participação, cidadania e Politica: participação coletiva, autonomia, transformação relação sociais e democracia.

A junção dos 3 primeiros gera uma piramide onde o centro está a política.

Aspectos legais:

  • Política Nacional de EA - n. 9.795, de 27 de abril de 1999.
  • “Art. 2 A EA é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”
No ensino a educação ambiental não deve ser uma matéria separada e sim ministrada junto com todas as outras.

Plano Nacional de Educação n. 13.005, de 25 de junho de 2014.
  • Art. 2 - Diretrizes
“X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.”

Resolução CNE (2012)

Diretrizes Curriculares Nacionais para a EA

Nenhum comentário:

Postar um comentário