Meio Ambiente e Sustentabilidade - 2º Semana
3. Educação ambiental: caminhos trilhados, mitos e chavões
Nessa aula, serão abordados o histórico da preocupação ambiental, sua relação com o ambientalismo no Brasil e o nascimento da Educação Ambiental no contexto brasileiro e mundial. Serão ainda discutidos alguns mitos e chavões nessa área.
Ao iniciar a aula a Professora Patrícia propôs algumas questões motivadoras:
Que fatos históricos indicam a preocupação ambiental?
- 1972 - “Limites do Crescimento” - Clube de Roma onde foi mostrado que se nada fosse feito poderíamos enfrentar problemas mais cedo ou mais tarde.
- 1972 - Conf. Nações Unidas para o Meio Ambiente;
- 1977 - Conf. Intergovernamental sobre EA;
Como surgiu o movimento ambientalista?
- 1987 - “Nosso Futuro Comum”; onde foi mostrado o termo, sustentável que é capaz de suprir as necessidades atuais sem comprometer as necessidades das próximas gerações
Qual sua relação com a Educação Ambiental no Brasil?
Surgimento da EA, dos movimentos sociais e politicos;
- Dec. 70 - regime ditatorial e com muitos artistas exilados voltam para o Brasil e traz as ideias do Ambientalismo;
- Dec. 80 - ressurgimento dos movimentos sociais que clama pela natureza, pela democracia, pelo combate à desigualdade social e acesso aos recursos, isso denominado ambientalismo;
Movimento ambientalista - reivindicava o repensar a nossa relação com o meio ambiente;
Constituição (cap. VI) - Meio Ambiente e no Art. 225, inciso VI, determina ao “...Poder Público, promover a EA em todos os níveis de ensino…”
E um grande ponto é a Conf. ECO 92, agenda 21 com as metas para o século, e as responsabilidades social.
Existem mitos e chavões no campo da EA?
Sim, não podemos imputar consciência no outro, mas com o dialogo podemos trocar experiências entre pessoas, assim como Paulo Freire cita: “Ninguém conscientiza ninguém; ninguém se conscientiza sozinho; os homens e as mulheres se conscientizam em comunhão”.
Outro mito: “O objetivo principal da EA é transformar comportamento e hábitos indivíduais.” Sera que as pessoas mudam o habito ou se conscientiza a respeito da existência dela no mundo?
Outro mito: “As pessoas precisam de mais informações para serem mais ecológicas.”
Na verdade a informação é necessária mas as pessoas não usam essas informações.
Outro mito: “Os educadores transmitem os conteúdos ambientais, as pessoas é que não aprendem e nem mudam de atitudes.”
Mito: “A educação ambiental só funciona com crianças.”
Todos nos podemos aprender e mudar, sempre.
Mito: “Eu separo lixo, eu faço educação ambiental.” e “Eu planto árvore, eu faço a minha parte.”
Simplesmente a EA é muito maior que isso.
Por que: Educação Ambiental e ambientalismo?
O que é educação ambiental?
O que buscamos?
Que tipo de sociedade queremos?
Quais são os objetivos educacionais de nossas ações, projetos, programas na área ambiental?
E uma frase de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”
4. Tendências e dimensões da Educação Ambiental e aspectos legais no contexto educativo
Nessa aula, serão discutidas as vertentes da Educação Ambiental, aspectos da legislação pertinente e suas implicações no contexto escolar.
Perguntas Motivadoras:
- A sustentabilidade é multidimensional. E a Educação Ambiental trata apenas de “ecologia”?
- Existem marcos legais para inserção da EA na educação formal?
Tendências da Educação Ambiental
EA tradicional / cunho reformista
- Concebe a humanidade como deflagradora e vítima da crise ambiental, neste caso trata e generaliza toda a população mundial como o problema da crise. (Ex.: O homem está destruindo nosso Planeta).
- Problemática ambiental é decorrente da falta de conhecimentos apropriados dos sistemas ecológicos.
- Crise ambiental pode ser solucionada por meio da reforma e implementação de melhorias ambientais, sem mexer em seus fundamentos. Muitas vezes fazemos ou inovamos manias verdes mas esquecemos de que temos que mexer mas no fundo do problema.
- O problema não está no sistema, que é racional e eficiente, mas nos sujeitos e comunidades que atuam irracionalmente.
- A transformação da sociedade se daria por meio da somatória de comportamentos adequados dos indivíduos.(economia de água, sacola ecológica).
EA crítica / emancipatória
- Identifica sujeitos sociais específicos com níveis diferenciados de responsabilidades, ambientais como de exposição aos riscos.
- Crise ambiental é uma manifestação de uma crise da nossa civilização, que requer mudanças nos paradigmas.
- Cada um fazer sua parte não solucionará os problemas ambientais.
- Processo educativo deve privilegiar uma postura dialógica, problematizadora e comprometida com as transformações estruturais da sociedade, por meio da ação individual e coletiva organizada.
- Processo educativo como um ato político, como prática social.
Diferentes visões do processo educativo = propostas educativas distintas.
Dependendo de qual conceito temos, mudamos a maneira de pensar sobre o problema da crise ecológica.
Dimensões da EA
- Conhecimentos: informações, científicos, dialogo de saberes, descritivos, reducionismo biológico, abordagem fatalista e fatos a-históricos
- Valores éticos e estéticos - dimensão axiológica: juízo de valores e percepções (ético e estético), apreciação da natureza - valores intrínsecos, superação do utilitarismo e novos valores - relação seres humanos - natureza.
- Participação, cidadania e Politica: participação coletiva, autonomia, transformação relação sociais e democracia.
A junção dos 3 primeiros gera uma piramide onde o centro está a política.
Aspectos legais:
- Política Nacional de EA - n. 9.795, de 27 de abril de 1999.
- “Art. 2 A EA é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”
Plano Nacional de Educação n. 13.005, de 25 de junho de 2014.
- Art. 2 - Diretrizes
Resolução CNE (2012)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a EA
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