Psicologia do Desenvolvimento - 6ª Semana
Educação em valores
O programa mostra dois exemplos de projetos elaborados por escolas para trabalhar a educação moral. O primeiro, da escola Esmeralda Sanches da Rocha, em Votuporanga, interior de São Paulo, promove a convivência inter-racial questionando e entendendo o racismo em atividades de três disciplinas: Educação Artística, Língua Portuguesa e História. Já a escola Giulio David Leone exercita a reflexão política, desenvolvendo partidos e candidatos à presidência, que são os próprios alunos, e uma simulação de eleição. O programa ainda consulta os professores da Faculdade da Educação da USP, José Sérgio de Carvalho e Nilson Machado, além de Pedro Goergen, da Unicamp, para saber qual é o papel da escola na educação moral de seus alunos.
https://www.youtube.com/watch?v=nPh9ohtxi3g
Vídeo mostrando a ética moral e seus valores. Os professores José Sergio Carvalho e Nílson Machado, da faculdade de Educação da USP e o professor Pedro Goergem da Unicamp, falam que o tema da igualdade de todos, o direito de viver dignamente e serem tratados com justiça.
A moral se consolida como costumes, valores sociais e a Ética como reflexão sobre valores.
Vídeo mostrando a ética moral e seus valores. Os professores José Sergio Carvalho e Nílson Machado, da faculdade de Educação da USP e o professor Pedro Goergem da Unicamp, falam que o tema da igualdade de todos, o direito de viver dignamente e serem tratados com justiça.
A moral se consolida como costumes, valores sociais e a Ética como reflexão sobre valores.
Exemplo de uma Escola Estadual de Votuporanga que trabalha o preconceito, multidisciplinar, em Educação Artística, Língua Portuguesa e História. Fazendo reflexões com músicas (Gabriel, o pensador, Jorge Aragão). Debates como por exemplo o sistemas de cotas para negros.
No livro "Educação:projetos e valores", Nílson Machado cita vários valores a serem trabalhados na escola, como: igualdade, tolerância, integridade, pessoalidade e cidadania.
Cidadania como valor significa articular bem o interesse pessoal com o coletivo. Por exemplo, nas eleições se exercita a cidadania, pensando o que quer para si próprio e par o coletivo, estado, país.
Na E.E.E.F. Giulio David Leone organizam um projeto, simulando eleições com os alunos, para que possam estudar a ética. Cada classe cria um partido e um candidato a presidência e cada disciplina compõe um ministério que existe realmente, servindo para estudos e os alunos criam seu projetos.
Na aula de língua Portuguesa os alunos viram publicitários, na aula de Geografia é estudado a Reforma Agrária e assim por diante. No fim das eleições o eleito é o presidente do Grêmio estudantil.
A tarefa da escola é despertar a consciência ou criar condições para que as pessoas se tronem conscientes, sujeitos capazes de refletir, de pensar autonomamente.
No livro "Educação:projetos e valores", Nílson Machado cita vários valores a serem trabalhados na escola, como: igualdade, tolerância, integridade, pessoalidade e cidadania.
Cidadania como valor significa articular bem o interesse pessoal com o coletivo. Por exemplo, nas eleições se exercita a cidadania, pensando o que quer para si próprio e par o coletivo, estado, país.
Na E.E.E.F. Giulio David Leone organizam um projeto, simulando eleições com os alunos, para que possam estudar a ética. Cada classe cria um partido e um candidato a presidência e cada disciplina compõe um ministério que existe realmente, servindo para estudos e os alunos criam seu projetos.
Na aula de língua Portuguesa os alunos viram publicitários, na aula de Geografia é estudado a Reforma Agrária e assim por diante. No fim das eleições o eleito é o presidente do Grêmio estudantil.
A tarefa da escola é despertar a consciência ou criar condições para que as pessoas se tronem conscientes, sujeitos capazes de refletir, de pensar autonomamente.
O juízo moral na criança
Nesta aula, discutimos as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência nos processos de desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. O ponto de referência é a teoria de Jean Piaget e seu livro de 1932: O juízo moral na criança.
Profº. Drº. Ulisses Ferreira Araújo
https://www.youtube.com/watch?v=yMj849Lus-8
A referência desta aula é a teoria de Jean Piaget, a abordagem do "Juízo Moral na Criança" que foi publicado em 1932.É uma obra bem antiga,mas se converteu em um clássico no estudo da moralidade humana.
A essência de toda moralidade está no respeito as regras. Criança moral ou sujeito moral é a criança que cumpre as regras da sociedade.
Observando que Piaget não fala em obediência e sim em respeito, um sentimento, dimensão afetiva do ser humano.
Cuidado para não confundir autonomia com anomia:
A referência desta aula é a teoria de Jean Piaget, a abordagem do "Juízo Moral na Criança" que foi publicado em 1932.É uma obra bem antiga,mas se converteu em um clássico no estudo da moralidade humana.A essência de toda moralidade está no respeito as regras. Criança moral ou sujeito moral é a criança que cumpre as regras da sociedade.
Observando que Piaget não fala em obediência e sim em respeito, um sentimento, dimensão afetiva do ser humano.
- Anomia- estado em que as crianças se encontram no momento do nascimento e dura mais ou menos 2 anos (NOMIA - relação com a palavra grega" Nomus"que significa regras).
- Heteronomia - fonte variada de regras.
- Autonomia - próprio, as regras estão dentro do sujeito.
Relações heteronomia:
- Coação - Deus vai te castigar, mamãe vai deixar de gostar de você, tapinha nas mãos. As crianças vão entendendo as regras através da coação.
- Respeito unilateral - Sentimento construído através do amor e do medo. Unilateral, de mão única. Criança tem que respeitar os adultos (pais, professores) e esse podem brigar, humilhar as crianças.
Para que todo processo (estado) se construa é necessário ter o mínimo de vínculo afetivo, mesmo que seja uma relação autoritária.
Relações autonomia:
- Cooperação - experiência em cooperação, igualdade.
- Respeito mútuo - diálogo, democracia. Entender que as regras do mundo são justas.
Cuidado para não confundir autonomia com anomia:
- Anomia - aquele sujeito que faz tudo que dá na cabeça,que só faz o que quer, sem considerar a sociedade, os colegas, é um sujeito egocêntrico, a anomia = sem regras.
- Autonomia - é aquele que reduziu o egocentrismo, não pensa apenas nele próprio, pensa no coletivo, considera o outro, as coisas ao redor, a natureza.
A construção psicológica dos valores
O que são valores, numa perspetiva psicológica? Como são construídos e quais valores deve a sociedade priorizar nos processos educativos? Estas são algumas das questões abordadas nesta videoaula.
Profº. Drº. Ulisses Ferreira Araújo
https://www.youtube.com/watch?v=V2CVq_jdfFk
Como são construídos os valores?
Os valores referem-se as trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior.
Surgem da projeção de sentimentos sobre objetos e pessoas.(Jean Piaget, As relações entre a inteligência e a afetividade, 1954).
A construção psicológica dos valores
Surgem das projeções de sentimentos positivos sobre objetos e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.
Construção psíquica
As escalas e sistemas normativas de valores se constitui a partir de sua integração ao self do sujeito.
Sistema de valores e conduta humana
As condutas de valores são motivadas pelo sistema de valores próprios da cada um.
Identidade e sentimentos
Dependendo dos valores com os quais os sujeito construiu sua identidade, e de seu "posicionamento"central ou periférico, aparecerão os sentimentos morais.
Sentimentos morais, como a vergonha e a culpa, exercem o papel de regular as relações intra e interpessoais e são experienciados quando o sujeito age contra os valores que são centrais em sua identidade.
A escola e a construção de valores
Pensar na construção de escolas democráticas que almejem a construção de personalidades morais nos leva a compreender alguns dos diversos fatores que interferem neste processo dentro do cotidiano escolar. Sua identificação auxilia na compreensão da complexidade das relações presentes no cotidiano escolar e na busca por formas mais realistas de intervenção na educação para a cidadania. Os aspectos identificados, que serão abordados nesta videoaula, são: os conteúdos escolares; a metodologia das aulas; o tipo e a natureza das relações interpessoais; os valores; a autoestima e o autoconhecimento dos membros da comunidade escolar; e os processos de gestão da escola.
Profº. Drº. Ulisses Ferreira Araújo
https://www.youtube.com/watch?v=iYT1rySPJHY
Como promover a construção social e psicológica dos valores morais?
Repensando os conteúdos, tempo, espaço e relações nas Instituições de ensino comprometidas com a construção da paz, dos direitos humanos e de valores de ética de democracia e de cidadania.
Ações a serem implementadas
- Impregnando o currículo com temas de cidadania;
- Rompendo os muros das Instituições educativas;
- Promovendo o protagonismo do sujeito que aprende;
- Construindo relações sociais e interpessoais democráticas;
- Instituindo fóruns Públicos de ética e cidadania;
Promovendo o protagonismo do sujeito que aprende
A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que aos jovens participar da vida social de uma forma mais crítica, dinâmica e autônoma.
Metodologia Ativas de Aprendizagem
- A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa de aprendizagem;
- "Estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no meio real";
Construindo relações sociais e interpessoais democráticas
- Assembleias escolares;
- Grêmios estudantis;
- Estratégia de resolução e de mediação de conflitos;
- Estratégia de aproximação entre escola, família e comunidade;
- Instituição de fóruns públicos de éticas e cidadania.
Um fórum articula os diversos segmentos da comunidade escolar e não-escolar, em torno das temáticas de ética, convivências democráticas, direitos humanos e inclusão social.
Foi desenvolvido pelo ministério da Educação em 2003 a 2009 o "Programa ética e cidadania", implementado nos 27 estados brasileiros. A ideia central é a construção de fóruns, chamando a comunidade, igreja, ONGs,para debater e implementar projetos do bairro.



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