Inglês - 2º Bimestre - 7ª Semana
Produção escrita: composição de texto
Apresentar como é o processo de produção de texto. O objetivo é que o aluno possa, em grupos, de forma colaborativa, esboçar, delinear e produzir um pequeno texto em inglês, composto por parágrafo introdutório, desenvolvimento e conclusão.
Prof. Me. Renata Simões
ATIVIDADE 1
Um dos grandes problemas que enfrentamos em nossa vida é o gerenciamento de tempo
(time management). Saber gerenciar o tempo que temos é uma habilidade (skill) que
precisamos ter (ou aprender a ter) para tudo o que fazemos, como estudar, trabalhar, curtir a nossa família e amigos e descansar.
Veja, abaixo, um texto sobre esse tema, isto é, a importância de se usar habilidades de
gerenciamento de tempo. Nesta primeira atividade, você deve ler cada parágrafo, na Coluna A, e indicar qual sentença melhor resume a ideia central de cada parágrafo, na Coluna B.
Coluna A
It is extremely important that you know how to manage your time. (A)
However, if you do not know how to manage it, you need to learn how to do
it.(C) Therefore, it is fundamental to develop effective strategies for managing
your time to balance the time you spend for studying, working, being with
your family and friends, and relaxing.(B)
Coluna B
(a) The importance of managing time
(b) The relevance of managing life
(c) Time management is something we do not learn
Coluna A
Sometimes, you may find difficult to manage your time and feel that there is
not enough time to do everything you need to. Consequently, this can lead
you to build up of stress.(B) For example, when you have to combine the
pressures of intensive work and finding time to study and to spend with
your family and friends, you may get confused with time management. (C)
Therefore, it is essential that you learn how to manage your time effectively,
adjusting your routine to reduce any time-related stress in your life.(A)
Coluna B
(a) Good management of your time may be difficult; therefore, you need to learn
how to manage it effectively
(b) It is impossible to manage time
(c) You will always be stressed with time management; so, it is better not to learn how to do it
Atividade 2
A partir do tema abordado na atividade anterior, procure refletir sobre como você gerencia o seu tempo. Você pode simplesmente colocar tudo o que vem em sua mente no papel, ou em um arquivo em word, a respeito do tema (brainstorming), como sugerimos no início deste módulo e, depois, procurar organizar as suas ideias, fazer um esboço e, por último, escrever um parágrafo sobre como você gerencia o seu tempo. Uma boa opção para que tenha ideias adicionais pode ser pesquisar sobre o tema na Internet.
Esta é uma atividade livre. Portanto, não tem gabarito. Entretanto, para que você tenha
um apoio adicional, inserimos, abaixo, uma forma inicial de organizar a sua rotina e que
possa auxiliar você na organização inicial do seu processo de escrita sobre o tema
proposto. Para facilitar o trabalho, sugerimos a organização do tempo em apenas um dia.
Chamamos essa organização, em inglês, de timeline (linha do tempo). Fazer uma linha do
tempo pode facilitar a visualização do que você faz usualmente em sua rotina (diária,
semanal, mensal, anual), pois, quando você faz uma representação gráfica de um
processo (como, por exemplo, do gerenciamento de tempo em sua rotina), você consegue
visualizar como disponibiliza as suas ações sequencialmente no tempo que tem disponível.
Making a timeline to organize your writing about the time management in your daily routine (Fazendo uma linha de tempo para organizar a escrita sobre o gerenciamento de tempo em sua rotina diária)
7:00h the alarm sounds
7:30h preparation and take breakfast with my family
8:00h arrange the house
9:00h I get my granddaughter, I care for her mother working
11:00h preparing lunch
12:00h lunch with family
14:00h I shop home
18:00h make a snack
19:00h study by computer
22: 00h take a shower and start to prepare for sleep
00:00h turn off all sleeping
Nenhum comentário:
Postar um comentário