Leitura e produção de texto - 1ª Semana
Concepção e língua e implicações para a produção textual
Profa. Dra. Silvia M. Gasparian Colello
Concepção de linguagem:
- Língua monológica - Pacote pronto
estático, não prevê a relação com as pessoas.
- Língua dialógica - É uma
concepção que diz que:" A língua faz viver e que a língua vive."
A língua como uma dimensão
constitutiva:
Quando há interação de comunicação, alguém que fala, responde, ouve argumentos em diferentes assuntos e vai gerando seu processo de consciência se constituindo um ser social.
Estamos o tempo todo nos posicionando
e isso impõe responsabilidades sobre nossos atos e sobre o que dizemos.
A língua muda conforme o tempo,
região (gírias) e contexto, uma palavra pode ter árias definições.
Concepção dialógica, nasceu de um
linguista russo chamado Bakhtin, ele trouxe uma enorme contribuição na
linguagem com ênfase na interação.
Produção textual: a tensão entre a
palavra neutra, a palavra do outro e a minha palavra.
- Palavra neutra - a palavra como é
compreendida.
- Palavra do outro - discursos que eu
ouvi.
- Minha palavra - como eu resgato,
filtro para minha produção.
Paradoxo linguístico:
- Sistema aberto: toda a possibilidade
de criar, fazendo inúmeras conexão.
- Sistema fechado: tem normas e
regras ortográficas e gramaticais.
Letramento e analfabetismo social
Profa. Dra. Silvia M. Gasparian Colello
Profa. Dra. Silvia M. Gasparian Colello
Alfabetização:é a ação de ensinar ou aprender
a ler e escrever.
Letramento: Segundo Magda Soares, que
criou esse conceito na década de 90, é
o estado ou condição de quem não sabe apenas ler e
escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam
a escrita. Ou seja, um usuário da língua escrita, prática social,sabe ler e
compreender um contrato, escrever um bilhete.
Como convivem essas facetas?
- Alfabetizado letrado - é aquele que
conhece o sistema e faz uso dele.
- Não alfabetizado e pouco letrado -
não está alfabetizado, conhece pouco o sistema e não faz uso.
- Letrado e pouco alfabetizado -
conhece pouco o funcionamento do sistema mas não é alfabetizado.
- Alfabetizado e pouco letrado -
conhece pouco o sistema, mas não sabe encaixar o uso.
Com exceção do primeiro item, os
outros são considerados analfabetismo social, ou seja, não conseguem
interpretar um texto ou efetuar uma simples operação de matemática.
Houve um aumento da população
funcionalmente alfabetizada de 61%(2001) para 73%(2011).
Da população brasileira, apenas 25%
pode ser considerada um leitor pleno (aquele que consegue ler um livro e
entender o que leu).
Alexandre Garcia disse " Sem
alfabetização não há salvação".
A leitura para além da codificação
Profa. Dra. Silvia M. Gasparian Colello
Um jogo com duas interpretações: A que todo mundo fala bem das
escolas Fisk ou quem é aluno das escolas Fisk, fala bem o o idioma. Uma única
estrutura aparente e várias profundas.
Competências de leitura
Profa. Dra. Silvia M. Gasparian Colello
A atividade de ler é muito complexa e
com muitas relações.Em quanto lemos fazemos uma associação na recuperação do
sentido e na construção do significado.
Uma síntese da competência de
leitura;
·
Reconhecer a língua e ler para além dela;
·
Discriminas símbolos;
·
Conhecer o código;
·
Prever e dialogar com os sentidos, lidar com ambiguidades;
·
Antecipar e conferir informações;
·
Articular informações internas do texto;
·
Relacionar informações com outros saberes;
·
Relacionar informações com discursos e valores do contexto social
·
Construir significados, buscar informações e encontrar respostas.
Todos os itens estão articulados e
relacionando de várias formas.
Leitura e produção de texto - 2ª Semana
Língua Portuguesa ou Língua brasileira?
Prof. Dr. Gabriel Perissé
Gramática e vida
Prof. Dr. Gabriel Perissé
As regras da nova ortografia
Prof. Dr. Gabriel Perissé
A Declaração Universal dos Direitos Linguísticos
Prof. Dr. Gabriel Perissé
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