Text: Favela tour + art and Brazilian culture
1. Em que local ocorre o programa?
Favelas do Rio de Janeiro, Brasil.
2. Qual o assunto do programa?
Conhecer as favelas, a arte e a cultura regional.
3. O que está incluso na visita turística?
Visitar a favela, ao museu e a 26 casas grafitadas.
4.Quais os nomes das favelas que podem ser visitadas pelos turistas?
Cantagalo e Pavão-pavãozinho.
5. O que os visitantes podem ver em 26 casas dessas favelas?
grafites, pinturas.
6. O que esses grafites retratam?
A história da favela assim como a cultura local.
7.Por que esse museu foi criado?
Para preservação da memória da comunidade.
8. Quem será o guia?
Um morador da comunidade.
9. O que acompanha cada grafite?
Tradicional leitura popular (cordel)
Atividade 2ª Semana
Atividade 1
1. Qual o horário de atendimento do lugar?
20:00h - 04:00h
2. Quanto custa o ingresso?
DKK 50,00
3. Qual o telefone?
98101550
4. Qual a idade mínima para frequentar o cassino?
18ar
Atividade 2
Prefiro uma lasanha, mas até que estava bom!
Aceito, pão com leite.
Atividade 3
What can computers do?
Computadores estão presentes na nossa vida o tempo todo. Usamos para facilitar o dia-a-dia.Nós comunicamos,usamos para estudar, fazer compras, pagamentos etc.
Atividade 3ª Semana
Atividade 1
Faça um skimming (leitura rápida, sem entrar em detalhes) do texto abaixo. Em seguida, responda as questões da atividade.
1. Que texto é esse (gênero textual)?
(c) Information leaflet
2. Este texto foi escrito para quem (audiência)?
(b) Librarian users
3. Qual é o assunto do texto?
(d) Information about some of the resources you can borrow from the library
Atividade 2
Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:
(1) Escolha a melhor opção que indique qual é o assunto do texto:
(d) The role and use of computers in modern societies
(2) Relacione a ideia central de cada parágrafo com o parágrafo correspondente.
Text: What is a computer?
| |
Parágrafo
|
Ideia central de cada parágrafo
|
(1) Nowadays, in most modern societies, almost everybody has an idea about what a computer is. We depend on computers in every aspect of our lives whether we know how to use one or not. But does everyone really know how a computer works inside?
|
(a) Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.
|
(2) A computer is an electronic machine which processes data and provides the results of the processing as information. There are three basic steps in the computing process. The first one is input, which consists of feeding data into the computer’s memory. Then comes the processing: the program is run and the computer processes the data by performing a set of instruction. The third and final step is the output furnished by the computer, which allows the user to see the results either in printed form or on the screen.
|
(b) Dependência do computador nas sociedades modernas.
|
(3) The world of computers has created a specific language of its own. English words such as software and hardware are used worldwide and have been borrowed by many different languages. Software is information in the form of data and programs, and hardware refers to the electronic and mechanical parts that make up a computer system.
|
(c) Nem todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na maioria das sociedades.
|
(4) Despite the constant presence of computers in most societies, it is a great mistake to believe that everybody in the world is computer-literate, i.e., is familiar with computers and knows how to use them properly. In some contemporary societies, many people still have no idea about the existence of computers, and even in the so-called developed countries, there are lots of people who do not know or do not care about what a computer is.
|
(d) Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do processo de computação.
|
Autora: Scheyla Riyadh Weyersbach
Relação das colunas:
Parágrafo - Ideia central
1º (C)
2º (D)
3º (A)
4º (B)
Atividade 4ª Semana
Agora, você vai ler uma resenha sobre um filme a respeito do trabalho dos Villas Boas, Preserving Culture in the Amazon, disponibilizado no site do The New York Times. Antes de ler o texto, observe o quadro a seguir, contendo algumas perguntas sobre ele. Lembre-se que você deve anotar as respostas.
Text: Preserving Culture in the Amazon
|
|
Questões
|
Respostas
|
1. Qual é a fonte do texto (onde ele foi publicado)?
|
1. the new york times
|
2. Quem escreveu o texto?
|
|
3. Quando o texto foi publicado?
|
3. March 14, 2014,
|
4. Qual é o título do filme?
|
4.xingu
|
5. Qual é o nome do diretor do filme?
|
5.Cao Hanburger
|
6. Qual é o nome dos três irmãos Villas Bôas?
|
6.Orlando, Claudio e Leonardo
|
7. Qual é o nome da tribo de índios que eles encontraram?
|
7.Xavante
|
8. Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
|
8.1961
|
9. Que língua os atores nativos falam no filme?
|
9.tupi
|
10. Onde o filme foi rodado?
|
10.Amazonia
|
Atividade 5ª Semana
No texto acima, que apresenta a biografia de Albert Einstein, há dez palavras sublinhadas e em negrito. Elas também estão
listadas na segunda coluna do quadro abaixo (“Palavra do texto”). Na terceira
coluna (“Sinônimo”), você deve escolher apenas
uma alternativa. Caso necessário, use um dicionário.
Atividade de inglês
1) child
(a) kid - criança
2) extraordinary
(b) exceptional -
excepcional
3) obtained
(c) earned -
ganhou
4) research papers
(a) research
articles – artigo de pesquisas
5) Unknown
(d) undiscovered
6) completed
(a) concluded
7) awarded
(a) granted
8) prestigious
(c) illustrious
9) applications
(a) utilizations
10) dedication
(b) devotion
ATIVIDADE 2
Nesta atividade, vamos utilizar as mesmas palavras da atividade
anterior. Entretanto, desta vez, você deve identificar a categoria gramatical das palavras. Procure observar essas
palavras no texto antes de indicar a categoria gramatical de cada uma delas.
Escolha apenas uma alternativa para cada palavra. Caso necessário,
use um dicionário.
1) (a) substantivo (noun)
2) (c) adjetivo (adjective)
3) (b) verbo (verb)
4) (c) adjetivo (adjective)
5) (c) adjetivo (adjective)
6(c) adjetivo (adjective)
7) (b) verbo (verb)
8) (c) adjetivo (adjective)
9) (a) substantivo (noun)
10) (a) substantivo (noun)
Atividade 6ª Semana
Para
praticar o que foi abordado na Aula 6, você vai tomar notas (note-taking) do
texto acima, Viola Caipira. Faça isso da seguinte forma:
● na coluna
da direita (Note-taking) do quadro abaixo, tome notas em inglês;
● em suas
notas, cada parágrafo deve ser reduzido - em forma de frase(s) ou com indicação
das palavras mais relevantes de cada parágrafo.Lembre-se: - as suas notas podem
ser feitas com as mesmas frases/palavras do texto;- as informações mais
relevantes de cada parágrafo costumam vir no início dele(mesmo que, às vezes,
informações adicionais podem estar presentes em outras partes do parágrafo).
Parte superior do formulário
1º parágrafo - ten-string
2º parágrafo - instrument commonly
3º parágrafo - the origins of the viola caipira are absane but, evidence
suggets it evolved from the vilhuela/viola de mano that spanish and portuguese.
4º parágrafo - described the viola caipira as Brazil's national
instrument.
5º parágrafo -tunings
6º parágrafo - violas are present in nearly all Brazilian music forms
7º parágrafo - Well-known players of Brazilian viola
8º parágrafo - the preservation of the Viola tradition as of
national interest
Atividade 2 – Escolhendo um resumo do
texto
Agora que você já tomou notas das
ideias principais do texto Viola Caipira, leia
três resumos desse mesmo texto e
escolha apenas um: o melhor resumo.
Summary 1
O texto Viola Caipira, disponível na
Wikipedia, aborda a questão da viola
caipira: instrumento musical popular
no Brasil, cuja origem não é clara, mas que
provavelmente seja oriundo das violas
trazidas por colonos portugueses e espanhóis.
A viola caipira é considerada a base
da música caipira brasileira. Presente em quase
todos as formas da música brasileira,
é mais associada à música sertaneja. Em 2004,
foi fundada a Associação Nacional dos
Violeiros, sendo a preservação da tradição da
viola caipira declarada como de
interesse nacional.
Atividade 7ª Semana
ler um texto e fazer esta atividade.
Você vai fazer predição (Aula 2), skimming (Aula 3), scanning (Aula 4), usar o
dicionário, se necessário (Aula 5), resumo (Aula 6) e tomar notas do texto,
observando as divisões e mencionando as palavras-chave, ou expressões/frases
de cada divisão (Aula 7), conforme fizemos nesta unidade. Após responder as
questões, que se encontram no quadro a seguir, compare as suas respostas com
as do Gabarito.
TEXTO 1
|
1. Qual é o título do texto?
| Region in Brazil |
2. A partir do título, o que você acha que será abordado no texto? (resposta livre, pois é predição)
| Acho que é um artigo que fala sobre as religiões do Brasil e traz explicações sobre elas. |
3. Onde e quando ele foi publicado?
| Wikipedia, em setembro de 2012
Wikipedia, september 2012 |
4. Qual é o assunto do texto?
| religião no Brasil é mais diversificado que os outros países da América Latina. |
5. Quais são as divisões do texto?
| Demographics, Christianity, Christianity-based religions, Non-christian religions, Beliefs, Table of religions in Brazil, see also, refrences |
6. Tome notas do texto. A partir delas, procure elaborar um resumo, de um parágrafo.
| No Brasil os católicos romanos são a maioria, cerca de 64% da população, mas os brasileiros são muito inclinados ao sincretismo e outros dizem ser católicos mesmo frequentando outras religiões. |
7. Se você tivesse que elaborar uma página da Wikipedia, cujo tema fosse “A cultura e diversidade do Brasil”, qual assunto do Brasil escolheria? Justifique a sua resposta.
| Falaria sobre a obra de um ilustre brasileiro que não é muito conhecido no país. Professor Clodomir Santos de Morais, militante e atuante até hoje a favor da reforma agrária. Publicou vários livros, entre eles "O Amor e a Sociedade", livro de poesias que relata sua vivência.
http://en.wikipedia.org/wiki/O_Amor_e_a_Sociedade
|
Fonte: Wikipedia. Religion in Brazil. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil>.
Inglês - 1ª Semana
Língua inglesa e comunicação
Inglês é uma ferramenta de comunicação global, é a língua mais falada de todas, é a língua dos negócios, da ciência, da tecnologia, enfim, é a língua do desenvolvimento.
Usaremos muito os TDICS: tecnologia digital de informação e comunicação.
Inglês para fins específicos:
- Compreensão e produção escrita. (para fins acadêmicos)
- Compreensão e produção orais.
Dicas:
Antes de iniciarmos a leitura de um texto, devemos olhar para partes menores, como o título, subtítulo e imagens.
- Fonte: origem, quem escreveu;
- Onde foi publicado: qual meio, jornal, revista, redes sociais;
- Do que se trata;
- Olhar somente as palavras parecidas com a língua portuguesa (cognatos) , se tiver palavras que não conhecemos, pulamos.
Inglês - 2ª Semana
Compreensão Escrita: Predição
Predição é uma estratégia de leitura, usando elementos gráficos, palavras conhecidas, cognatos e palavras conhecidas.
Inglês - 3ª Semana
Compreensão Escrita: Skimming
Como fazer um skimming do texto?
· Passando os olhos pelo texto.
· Lendo:
1. Título e subtítulos;
2. Primeiro e último parágrafos;
Primeira e última sentença de cada parágrafo.
· Observando:
1. Informações não lineares;
2. Fonte e referências bibliográficas;
3. Tipo de texto e pra quem foi escrito;
4. Gênero textual.
· Identificando informações importantes.
· Buscando conectar informações encontradas.
· Não focando a nossa atenção em informações irrelevantes, como:
1. Palavras individuais;
2. Detalhes do texto.
Quando usar skimming?
Quando queremos:
· Ter uma ideia geral do assunto tratado no texto.
· Ler rapidamente um texto que não requer atenção detalhada.
· Revisar, rapidamente, um texto já lido.
Inglês - 4ª Semana
Compreensão escrita: Scanning
O que é scanning?
Uma estratégia de leitura usada para:
· Localizar, rapidamente, uma informação específica.
· Unir o conhecimento prévio às informações extraídas do texto.
É importante no processo de leitura: possibilitando datas, nomes, lugares,referências biográficas.
Como fazer Scanning?
1. Estabelecer o objetivo de leitura.
2. Usar o conhecimento prévio.
3. Refletir sobre quais palavras/ palavras-chave/ tópicos podem estar presentes.
4. Observar a estrutura do texto.
5. Procurar a parte do texto que você precisa.
6. Localizar nessa parte a informação que procura.
7. Ignorar informações não relacionadas ao que você procura.
8. Parar de ler quando o objetivo for atingido
Inglês - 5ª Semana
Compreensão escrita: sites,dicionários,tradutores,ferramentas
.Inglês - 6ª Semana
Compreensão e produção escritas: Estrutura textual e note-taking
I
I
Nenhum comentário:
Postar um comentário