segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Psicologia da Aprendizagem - 2ª semana

Psicologia da Aprendizagem - 2ª semana



5. Temas transversais em educação

Nessa videoaula, o conceito de transversalidade será abordado considerando os objetivos da educação, bem como os avanços paradigmáticos da ciência e suas relações com a construção da democracia, da justiça e do bem-social.
Prfª. Drª. Valéria Arantes






Objetivo da educação:
  1. Instrução de conteúdo definidos por cada cultura/sociedade;
  2. Formação ética e moral, para a cidadania.
Na Grécia clássica as disciplinas curriculares era centradas na dimensão científica (disciplinas tradicionais).
Pensando nesses dois conceitos,, instrução e formação, surgiu a ideia dos temas transversais.
Temas transversais em educação:
  • Transversalidade relaciona-se a temática que atravessam, que perpassam os diferentes campos do conhecimento, como se estivessem em uma outra dimensão;
  • Tais temáticas, no entanto, devem estar atreladas a melhoria da sociedade e da humanidade e, por isso, abarca os temas e conflitos vividos pelas pessoas na sua vida cotidiana;
  • Não se trata de um mero pressuposto metodológico, de "entrecruzamento" entre conhecimentos, e sim um pressuposto epistemológico, sobre que tipos de conhecimentos deve a humanidade e a ciência produzirem;
  • Supõem uma educação em valores, atenta a dimensão ética e a formação e construção da consciência moral e autônoma. (Ex: ética, pluralidade cultural);
  • Buscam dr respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes. (Ex: drogas);
  • Buscam conectar a escola à vida das pessoas. (Ex: sexualidade, sentimentos).
  • Incorporam novos temas e problemas sociais, que lhes dá um caráter dinâmico e  aberto às transformações sociais e à aparição de novas sensibilidades críticas. (Ex: direitos humanos, meio ambiente);

As disciplinas são o eixo vertebrador do currículo:


  •  Atividades pontuais (Ex: convidar um médico para dar uma aula sobre sexualidade);
  • Disciplinas, palestras e assessorias sobre temas transversais (Ex:convidar alguém da área da saúde para palestrar);
  • Oferecimento de projetos interdisciplinares sobre temas transversais (Ex: Esse bimestre o tema será água e em todas as aulas usarem esse tema);
  • A transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas;
  • A transversalidade é trabalhada como currículo oculto.

As temáticas transversais como eixo vertebrador do currículo:


  • Os conteúdos tradicionais deixam a "finalidade" da educação e passam a ser concebidos como "meio", como instrumentos, para se trabalhar os temas que constituem o centro das preocupações sociais;
  • As temáticas que objetivam a educação em valores, que tentam responder aos problemas sociais, e conectar a escola com a vida das pessoas, viram o eixo vertebrador do sintema educacional em torno dos quais serão trabalhados os currículos tradicionais.


6. Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos

Nesta aula, discute-se como a pedagogia de projetos enquanto estratégia pedagógica permite articular conhecimentos transversais e interdisciplinares na sala de aula.

Prfª. Drª. Valéria Arantes



Estratégia de projetos:
  • Transversalidade e contextualidade do conhecimento (Araújo; Moreno e Sastre);
  • Objetivos simultâneos na escola: Estudo disciplinar e formação ética (Araújo; Morin; Puig);
  • Conhecimento como rede de relações: construção de redes de significados, não-linearidade (Levy; Machado);
  • Estratégia como metodologia de intervenção em sala de aula: oposição a programas curriculares rígidos e lineares (Araújo; Morin);
O projeto coo uma estratégia traz uma nova perspectiva para o trabalho pedagógico, pois permite:
  • A abertura para o novo;
  • A perspectiva para uma ação voltada para o futuro, visando transformar a realidade;
  • A possibilidade de decisões, escolhas, apostas, riscos e incertezas;
  • Dar um sentido ao conhecimento baseado na busca das relações entre fenômenos naturais, sociais e pessoais;
  • Planejar estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar;
Participação ativa dos estudantes:
  • Identificação de problemas contextualizados;
  • Elaboração de perguntas;
  • Busca por respostas as perguntas e propostas para lidar com os problemas(encaminhamento).
Transversalidade e interdisciplinariedade
  • Articulando transversalidade e interdisciplinariedade, as ligações não ocorrem por meio de cruzamentos pontuais entre as temáticas abordadas, pois assim manter-se-ia a fragmentação dos conhecimentos;
  • O avanço na compreensão da natureza, da cultura e da vida humana está nas ligações que podemos estabelecer entre os mais diversos tipos de conhecimento: científicos, populares, disciplinares, não disciplinares, cotidianos, acadêmicos, físicos, sociais, etc.

7. A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos

Nesta aula, são apresentados exemplos de atividades que evidenciam como a estratégia de projetos possibilita que as disciplinas escolares relacionem-se entre si e com o tema transversal na construção de um conhecimento multidimensional, que não se justifica por si mesmo, mas tem a intenção de levar alunos e alunas a conhecer e transformar o mundo em que vivem.



Como incorporar os temas transversais no cotidiano escolar?

  1. Identificar o problema;
  2. Trabalhar e elaborar um projeto;
  3. Fazer sempre um relatório no final de cada projeto.



8. Estratégia de projetos (EVS)

Para introduzir a prática com a pedagogia de projetos, seus conceitos e como essa perspetiva pedagógica permite desenvolver na escola trabalhos de forma transversal e interdisciplinar, nesse programa são mostradas duas experiências de projetos na educação básica em que diferentes disciplinas e professores dialogam no desenvolvimento das atividades didáticas. Vejam essas experiências inspiradoras.



Definição de projeto: ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio.

A estratégia de projetos está sempre ligada a interdisciplinariedade e a transversalidade.

Exemplo de uma aula do professor Ricardo Pátaro:

Alunos de 5º ano debatem sobre a escravidão no Brasil. Metade da sala defende os Africanos e a outra os Portugueses. Para o debate os alunos tem que se preparar, fazendo pesquisas, estudando o tema.

A estratégia de projetos pode ser apresentado através de uma rede.

Projeto - Escravidão no Brasil:

  • Português - estudo de narrativa, discurso direto e indireto, estudos ortográficos.
  • História - Período de escravidão no Brasil, diversidade cultural, consciência crítica, questão racial no Brasil.
  • Matemática - Frações, porcentagens, números decimais.
  • Geografia - Localização, representação e orientação espacial, pontos cardiais.
Conceito:
  • Multidisciplinariedade - Traz os especialistas dessas áreas fragmentadas que vão trazer a sua contribuição sobre aquele fenômeno em estudo, cada especialista faz a sua leitura e volta para seu campo disciplinar.
  • Interdisciplinariedade -  Existe diálogo entre esses campos de especialização, entre as disciplinas. No estudo desse fenômeno o historiador, o químico ou biólogo não  se limitam em dar a interpretação da disciplina deles para aquele fenômeno, ele vai ouvir as explicações dos outros, A palavra chave é diálogo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário